"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

domingo, 19 de dezembro de 2010

Férias, porque eu mereço!

Meus queridos leitores:



Saio por duas semanas de férias para curtir a família que mora distante de mim.

Se sobrar algum tempinho neste intervalo haverá novo post, senão volto somente ano que vem. Aproveitem para ler os posts mais antigos que ainda não foram lidos...rsrs

Desejo a todos um alegre e festivo Natal, lembrando que essa data é a do nascimento do ser que mais acrescentou, com sua vida e ensinamentos, a todos nós humanos e não uma data só para dar e receber presentes e tomar champanhe.

Desejo também que todos comecem o ano novo com o pé direito. rsrs

Até a volta e abraços a todos

Imagem; alemdaterra.blog.terra.com.br

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cadê a solidariedade?

despejo

Elas são 800 famílias ou 1200 pessoas. Homens, mulheres, solteiros, casados, crianças, um bebê de poucos dias é o mais novo. Um aglomerado heterogêneo, porém com algo em comum: a miséria.

Vivem em um hotel da Av. Ipiranga, na capital paulistana, que esteve abandonado durante 5 anos. Num dos apartamentos vivem 22 pessoas, 7 adultos e 5 crianças.

O prédio tem 13 andares e não têm ligados nem a energia elétrica ou a água.despejo5

No térreo uma única torneira, que foi ligada clandestinamente pelos moradores, abastece todos que ali vivem e que, com baldes, sobem as escadas com a água de que necessitam.

Um dos moradores, entendido em eletricidade, puxou fios (provavelmente de algum poste próximo) e faz instalações elétricas no prédio, mas somente as áreas comuns e 80 apartamentos têm luz.

despejo2 A singular comunidade está muito bem organizada, além de uma síndica, na portaria, um coordenador registra num livro diariamente todas as entradas e saídas dos moradores do prédio. Existem regras de convivência que estão escritas em um cartaz à vista de todos. A principal é: “o meu direito termina onde começa o do outro”.

Nas portas dos apartamentos estão escritos os nomes de seus habitantes.

Na cozinha do hotel há uma equipe encarregada de cozinhar para todos os moradores. As cozinheiras usam toucas de plástico cobrindo os cabelos. A higiene é preservada. No almoço servem 400 refeições e no jantar 1200.despejo3

Existe uma árdua, porém recompensadora tarefa diária: às 4 horas da madrugada uma equipe vai às ruas para conseguir donativos de alimentos e retornam, em média, duas horas depois.

Outro grupo, este de mães, sai do prédio às 5 horas para, juntas, levarem as crianças que estão matriculadas em creches ou escolas fundamentais e que se localizam bem longe de onde moram.

Os que trabalham também saem cedo, pois para muitos os locais de trabalho são distantes.

Quem são essas pessoas? De onde vieram?

Muitos são emigrantes de outros estados que vão para a capital paulistana por causa de sua fama de ter empregos para todo mundo. Outros são desabrigados que tiveram seus barracos destruídos por alguma enchente.

Estão nesse hotel há pouco mais de um mês, mas hoje é o dia de sua expulsão do prédio porque a empresa construtora proprietária do imóvel conseguiu na justiça a reintegração de posse.

despejo4 Um aparato policial foi montado: interditaram as ruas de acesso e cercam o prédio com mais de 200 homens, inclusive Polícia de Choque.

Um policial fala com os moradores dizendo que eles podem entrar para tomar café e têm até às 7:45 horas para saírem do prédio.

E quando eles saem, levando seus pouquíssimos pertences, há muito choro e crianças assustadas.

Um repórter pergunta à antiga síndica o que representa para ela aquele momento e ela responde com voz resignada, mas firme: “representa que eu sou pequena diante do poder público”.

A essas alturas da reportagem que assistia, eu já estava chorando feito bezerro desmamado e pensando ao mesmo tempo: não sou a favor de ocupação de prédio alheio, mas quantos imóveis do Estado existem por este Brasil que estão desocupados e se deteriorando ao tempo ... por que não usá-los para abrigar esses sem teto que pululam pelo país?

Quando a mídia faz estardalhaço com os desabrigados de enchentes, logo surgem iniciativas governamentais de construção de casas populares para esse povo habitar depois. Com certeza custará muito mais caro do que reformar ou adequar prédios públicos abandonados para abrigar os sem teto.

E numa hora dessas, em que assisti com o coração apertado, o sofrimento e desespero daquela gente, cadê os milionários e bilionários que poderiam oferecer alguma ajuda?

Cadê a solidariedade? Cadê a humanidade?

Cadê o fim da ganância que faz com que uma única pessoa ganhe em um dia o suficiente para dar casa para todos aqueles que foram despejados e ainda sobrar muito dinheiro?

Cadê a consciência de que somos todos Um?

Vocês sabem?

Imagens: http://g1.globo.com/videos/profissao-reporter/v/ocupacao-parte-1/1384594/

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Seu corpo sabe

CorpoHumano

Você já se conscientizou que seu corpo tem consciência?

Se eu fosse médica poderia esclarecê-los bem melhor, mas citarei alguns exemplos dessa consciência.

Você pensa: vou me espreguiçar ou o faz repentinamente, sem ter comandado?

Quando há alguma substância estranha ou irritante em suas vias respiratórias, você dá o comando para limpá-las ou espirra sem mais nem menos? rsrs

Você tem consciência de quando comeu demais? Às vezes sim, mas seu estômago sabe sempre e acusa o excesso de algumas maneiras como: dor, eructações frequentes, sensação de peso, etc.

Você comanda conscientemente suas glândulas supra-renais para enviarem adrenalina para o sangue, quando você necessita fazer um esforço extra, numa situação de emergência ou isso é feito automaticamente pelo seu corpo?

Estes foram pequenos e simples exemplos da consciência e sabedoria do nosso corpo.

Eu, particularmente, me considero privilegiada porque ainda adolescente comecei intuitivamente a prestar atenção nos sinais que meu corpo emite e passei a obedecê-los. Cá entre nós, nem sempre, pois é uma característica bem humana não usar de bom senso o tempo todo.

Bom, se obedecermos aos sinais e desejos do corpo o resultado é uma melhor saúde, mas quero fazer uma advertência aqui: o corpo também obedece aos sinais enviados pela mente. Este é um dos motivos de as pessoas adquirirem excesso de peso.

Explico: uma, duas ou várias vezes quando você está nervoso, ansioso, carente, etc. vai direto à geladeira ou ao armário da cozinha procurar alguma coisa para comer. Passado algum tempo o corpo já sabe que toda vez que você está num desses estados de humor deverá emitir sinais de fome ou desejo por algum alimento em particular. Está criado o círculo vicioso=aumento de peso.

Outros exemplos seriam consumo de bebidas alcoólicas, excesso de exercícios físicos, consumo excessivo e indiscriminado de medicamentos e outras formas de fazer mal à saúde. Não incluo aqui as substâncias viciantes, pois aí o mecanismo é um pouco diferente.

Nós somos bombardeados constantemente pela mídia com recomendações, inclusive médicas, de comer tais coisas e evitar tais outras.

Houve uma época que o bombardeio foi contra a manteiga, como maléfica, aumentando o nível de colesterol no sangue. Recentemente, entretanto veio informação contrária, salvando a manteiga e condenando a margarina com suas gorduras trans.

O ovo já foi condenado também, agora é recomendada a sua ingestão.

Pombas, quando é que a medicina ou ciências médicas vão chegar a um acordo?

Resposta: quando não houver mais interesses econômicos envolvidos nas pesquisas científicas. Até lá continuaremos como fantoches, balançando pra lá e pra cá a não ser que nos tornemos conscientes do perverso jogo de interesses econômicos escusos que rege o planeta e seus títeres humanos.

Reflita: quem conhece melhor o seu corpo e seus sinais e reações, a mídia e o médico ou você?

Você, é claro! Portanto não tenha receio de discutir com os médicos, pois eles são treinados para tratar padronizadamente os seus pacientes, desconsiderando que cada ser é único e diferente dos demais. Isso sem falar que atualmente boa parte dos médicos não faz mais uso da anamnese (histórico clínico) dos pacientes.

Se você tiver hábitos de vida saudáveis, um sistema imunológico razoavelmente normal e uma cabecinha sem neuras ou hipocondria, o seu corpo saberá se curar sozinho desses pequenos achaques que acometem o ser humano sem precisar ir correndo para as farmácias.

Então, o objetivo deste texto é estimular sua reflexão sobre a consciência inata do corpo humano e a importância, para sua saúde, de prestar atenção nos sinais emitidos pelo mesmo.

Imagem: http://189.47.144.230/WDomiQuest1.aspx?id=34

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sedução, arte da conquista amorosa ou enganação?

sedução
Digitei no Google “conquista amorosa” e o obtido foi: aproximadamente 1.410.000 resultados e para “arte de seduzir”: aproximadamente 360.000 resultados.
Existem cursos, livros, uso de PNL (Programação Neuro-linguística), sites e até vídeos no YouTube “ensinando a arte e a ciência da conquista amorosa”.
Fiquei pasma com tanto interesse, pois como nunca fiz uso desta “arte” não tinha percebido como as pessoas precisam dela e procuram subsídios a respeito.
Se você procurar a palavra seduzir no dicionário encontrará significados como: atrair, induzir, manipular ou enganar ardilosamente.
Agora a sedução amorosa não parece tão charmosa, não é? No entanto é o que a maioria faz quando na fase da conquista.
Nas minhas andanças pela web descobri que na antiga Roma um poeta de nome Ovídio já escrevia sobre o assunto em seu poema de caráter didático: Ars Amatoria (Arte do amor), um verdadeiro manual de sedução, intriga e cinismo.
E por que as pessoas se utilizam de ardis e manipulação quando querem conquistar alguém? Se não for por pura canalhice, o que é exceção, é por falta de confiança em si mesmo ou sede de poder.
No primeiro tipo encontram-se os tímidos e introvertidos e, embora pareça paradoxal, os muito expansivos e exibicionistas, o tipo: “cheguei!” (sua insegurança faz com que use uma máscara, mecanismo de defesa chamado formação de reação).
O segundo tipo, o que tem sede de poder, considero mais perigoso, inclusive usará de mais truques e de forma sutil para não serem percebidas as suas intenções. Na fase da conquista deixará o/a parceiro/a sentir que está dominando e só após sentir-se seguro/a de ter alcançado seu objetivo irá começar a mostrar “as garras”. Muitos do tipo ciumento também se enquadram aqui.
Encontrei o seguinte gráfico que mostra o resultado da pesquisa feita pelo autor do site:
Como vemos pelos percentuais, 67% estão mais interessados em: um guia para conquistar qualquer mulher ou rapidez na conquista ou como transar com todo tipo de mulher. Somente 33% estão interessados em mudar comportamento ou melhorar o relacionamento.
Que triste! O que pode se esperar desse tipo de homens e que parece ser a maioria?
Não encontrei pesquisa sobre o universo feminino, mas como a web está lotada de blogs e sites sobre seus comportamentos é muito fácil encontrar dicas e receitas sobre tudo que pode ser feito para conquistar “seu homem”. Aff...
Quando eu disse que nunca usei a “arte” da conquista, não foi porque eu fosse uma pessoa muito autoconfiante (quem me dera que com o conhecimento e confiança de hoje eu voltasse a ter uns 30 aninhos), mas simplesmente porque sempre fui espontânea e transparente. É isso que conta mais quando se quer conquistar alguém: ser o que se é realmente.
Você pode não ser bonito/a ou brilhar com frases de efeito numa conversa na balada, mas acredite: cada um é bom em alguma coisa e que pode ser ressaltada de alguma forma no primeiro ou primeiros encontros com o par almejado. Sem falar que sempre haverá alguém que vai se iteressar por você. È só uma questão de ser persistente na busca.
A mentira tem perna curta. Não adianta a mulher fazer caras e pamela bocas, olhares de Pamela Anderson e depois, na cama, o sujeito constatar que ela é ruim de fazer dó como transa.
Do outro lado, o homem que durante a conquista envia flores e fala sobre seus sentimentos, passada a fase vai mostrar que para expressar alguma coisa do que está sentindo vai ser preciso usar um saca-rolhas. rsrs
Ah, e aquele truque ridículo e muito usado, o chamado “tratamento quente e frio” (fase de ir atrás e fase de ignorar o/a parceiro/a)? Deve funcionar com quem está muito carente ou que é muito sem auto-estima, mas é uma tática que pode, muitas vezes, sair pela culatra. Quem já a usou que me contradiga.
Aqueles/as que querem seduzir e conquistar simplesmente por passatempo ou para sentir-se poderoso/a, sigam com seus truques, mas quem está realmente interessado/a em conquistar um parceiro/a para manter um relacionamento pense no que foi exposto aqui.
Um relacionamento deve estar fundamentado, principalmente, em confiança, honestidade e transparência para poder durar e ser satisfatório.
Imagem P.A.:galocego.com.br
Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Meus indicados para o Prêmio dos três Selos

Selos

Meu coração está em festa. O ego, então, está saindo pelas orelhas porque o espaço está pequeno para contê-lo. rsrs

Explico o porquê. Em menos de uma semana recebi mimos preciosos de dois amigos do Dihitt. No domingo (dia 28/11) recebi do Apoena o Selo Dardos e quinta (dia 2//12) recebi três Selos da amiga Samanta: novamente o Selo Dardos e mais os Selos Este Blog Tem Meu Coração e Selo Stylish Blogger.

Eu, realmente, já tinha visto esses Selos por aí quando visito os blogs, mas nunca me despertou a curiosidade de saber o que eram nem o porquê de estarem expostos nos blogs. Bom, agora já sei (tô aprendendo a ser blogueira) rsrs

Agradeço imensamente a lembrança dos amigos e o carinho que acompanha tal premiação.

Segundo o amigo Apoena, o prémio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc e que receber o prêmio implica aceitar as suas regras:

1 - Exibir a imagem do Selo no blog;

2 - Revelar o link do blog que atribuiu o prêmio;

3 - Escolher 10, 15 ou 30 blogs para premiar.

Foi uma tarefa bem difícil, pois me senti mal em ter de escolher entre tantos companheiros blogueiros, mas regras são regras, então aqui vão meus escolhidos:

Selo Dardo:

Ricardo Roehe - http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com/

Marcelo Cabral - http://cabradm.blogspot.com/

Carlos Roberto de Oliveira - http://apatotadopitaco.blogspot.com/

Sentimentos e Emoções - http://www.sentimentoseemocoes.com/

Jackie Freitas - http://fenix-mulheres.blogspot.com/

Marcos Airosa - http://www.marcosairosa.blogspot.com/

Maria de Fátima Jacinto - http://araretamaumamulher.blogspot.com/

Xênia da Matta - http://cucasuperlegal.blogspot.com/

Maria Marçal - http://maturidadedivagando.blogspot.com/

Luis Eduardo Pirollo - http://www.edupirollo.blogspot.com/

Selo Este blog tem meu coração:

Radi - http://dequitulaif.blogspot.com/

Samanta - http://vidarealdasam.blogspot.com/

Victinho – http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com/

Expedito G. Dias – http://www.blogdoprofex.blogspot.com/

Luciana Flora de Freitas – http://poesiasdaautodescoberta.blogspot.com/

Kitmel - http://kitmell.blogspot.com/

Márcia Pinho - http://www.mamaerecomenda.com.br/

Joselito – http://taxidriversex.blogspot.com/

Vera luz - http://www.inspiraalma.com.br/

Vilma Cândida - http://www.cantinhodaluz.com/

Selo Stylish Blogger (cada um com seu estilo bem particular)

Denize Oliveira - http://blogdacomentarista.blogspot.com/

Beth Muniz - http://blogdabethmuniz.blogspot.com/

Rose Nakamura - http://orientalfotosflores.blogspot.com/

Leila Franca - http://leilafranca.blogspot.com/

Claudia Cacau - http://meussonhosecontos.blogspot.com/

Fiesta - http://www.deepinfiesta.com/

Josy Nunes - http://www.bananacomfarinha.blogspot.com/

Isa Medeiros – http://www.preguicamental.com/

Pithan Pilchas - http://pithanpilchas.blogspot.com/

Erich - http://algunstrintaanos.blogspot.com/

Portanto, caros indicados, sintam-se homenageados por mim e pelo blog Expansão de Consciência.

Abraços a todos.

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Roubo que passa despercebido

roubos
Existe um tipo de roubo que é anterior até à criação e povoamento da Terra: o roubo de energia do outro. O que aconteceu lá atrás não vou tratar aqui porque trata-se de assunto ligado à Cosmogonia, o que não é o escopo do texto de hoje.
O que importa é que saibam ser uma prática antiga e que se manifesta até os dias atuais.
Motivo dessa prática: percepção subjetiva do ser individualizado de não estar recebendo a energia ou força vital da Fonte De Tudo Que É.
Energia ou força vital é o que permeia toda e qualquer forma permitindo-lhe a existência. Desde um simples grão de areia ou bactéria até um ser humano, isto em se tratando de formas físicas densas, aquilo que os nossos cinco sentidos podem perceber, mas no Universo existem outras manifestações, em outras dimensões, como a Física Quântica já está descobrindo.
Voltando ao nosso ambiente, no aqui e agora, como é que a coisa funciona? Quase todo ser humano rouba energia dos seus congêneres, alguns até de plantas. Conhecem o cognome “seca pimenteira”? Pois é, é disso que estou falando.
Que fique bem esclarecido que esse roubo é inconsciente, exceção, talvez, aos invejosos assumidos.
Isso não acontece só entre desconhecidos, conhecidos ou amigos, mas também entre familiares já que é uma atitude inconsciente e não intencional na maior parte das vezes.
Crianças e idosos por se sentirem mais desprotegidos ou sem poder são “adoráveis” e “inocentes” ladrãozinhos. rsrs Este é o principal motivo por cansarem tanto as pessoas que cuidam deles.
Nas relações amorosas este roubo corre solto. Não em todas, claro, mas na maioria porque o ser humanos ainda se liga ao outro por carência e muitos para exercerem poder sobre o outro.
O roubo de energia por outra pessoa pode causar alguns sintomas (senti-los pode variar em função da sensitividade de cada um): bocejos, sensação de fraqueza ou cansaço, tontura, mal estar físico indefinível, dor de cabeça são os mais comuns.
Pessoas que têm muita sede de poder são as que mais roubam energia dos outros.
O desejo de poder está intrinsecamente ligado ao “tirar algo do outro”, seja energia , que é feito despercebidamente, seja algo como um bem físico, posses móveis ou imóveis (dinheiro, jóias, carros, casas, empresas, etc) ou ainda intangíveis como reputação ou cargos profissionais. No ambiente empresarial, nos vultuosos negócios financeiros este “roubo” é bem comum.
O sistema capitalista é o “ninho dos ovos de ouro” para os sedentos de poder já que dentro das regras dele é possível tirar dos outros legalmente, sem ser punido.
Resumindo, se você não quer ter mais sua energia tão roubada, afaste-se das pessoas que lhe causam algum dos sintomas mencionados ou daquelas que você já sabe serem sedentas de poder.
Agora, não se assuste, você sempre terá sua carga de energia vital porque ela está sempre sendo renovada. Se quiser recarregar mais suas baterias, busque a recarga na natureza: caminhar sobre terra ou grama sem calçados, abraçar uma árvore frondosa ou o que sua imaginação ou intuição lhe indicar.
Bom, e algum dia esse roubo de energia vai acabar? Sim. Depende exclusivamente do crescimento em consciência e da evolução dos seres humanos. Atualmente pessoas que já estão mais evoluídas não roubam mais a energia dos outros porque têm consciência de que isso não é preciso.
Imagem:http://grupodereiki.blogspot.com/
Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.