"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O mundo está mudando

Avaaz

Uma das características do ser humano é que ele é também um ser político-social. Este texto vindo da Avaaz contribui para expandir (aqueles que necessitam ) a consciência nessas áreas.

Ajude você também a mudar o mundo, assinando e/ou contribuindo financeiramente com a Avaaz.

Algo grande está acontecendo. Da Praça Tahrir à Wall St., de jornalistas cidadãos vertiginosamente corajosos na Síria a milhões de cidadãos que vencem campanha após campanha online, a democracia está em movimento. Não a democracia sensacionalista para a mídia, a democracia corrupta ou das eleições a cada quatro anos. Algo muito, muito mais profundo. Lá no fundo de nós mesmos estamos nos dando conta do nosso próprio poder para construir o mundo que sonhamos.

A marcha da democracia está varrendo o mundo, e em cada lugar em que ela está surgindo, a Avaaz está lá.

A Avaaz está com a bola toda, com 10,5 milhões de pessoas e crescendo rapidamente. Além disso, também estamos aprofundando nosso ativismo -- e com a combinação de números profundos e enormes, estamos ganhando, uma vez atrás da outra.

Não estamos apenas entregando efetivamente as petições, estamos estabelecendo esconderijos e rotas de infiltração para proteger os movimentos democráticos, desafiando corporações com ações judiciais ou convocando todos os seus acionistas, doando milhões para equipar os defensores de direitos humanos com a tecnologia mais recente, e entregando com impacto as vozes da nossa comunidade direta e pessoalmente aos presidentes, bilionários, embaixadores e ministros.

Está funcionando -- leia abaixo para saber como.

NA LINHA DE FRENTE DA PRIMAVERA ÁRABE

A Avaaz tem estado no centro das lutas pela democracia no mundo árabe. Com US$ 1,5 milhões de financiamento feito por meio de pequenas doações de nossos membros, rompemos a censura que os ditadores tentaram impor quando expulsaram a mídia internacional - treinamos um grande número de jornalistas cidadãos e os provemos com tecnologia de alta ponta para divulgar informação. Os principais editores da BBC, CNN e Al Jazeera nos disseram que, em casos como o da Síria, a Avaaz tem sido a fonte de 30% de toda a cobertura de suas notícias!

O PODER DAS PESSOAS VS A MÁFIA DE MURDOCH

Um membro da Avaaz veste a cabeça gigante de Murdoch num protesto em frente do Parlamento britânico. De Londres à Los Angeles, o Murdoch gigante apareceu em protestos em todo o mundo

Pegamos o barão da mídia mais poderoso e perigoso do mundo, Rupert Murdoch, e vencemos.

Foi o maior negócio da carreira de Murdoch, aumentando o seu império de mídia global em 50% através da aquisição de uma enorme empresa baseada no Reino Unido - a BSkyB. Todos disseram que não poderiam pará-lo, mas os membros da Avaaz pensaram diferente, enviando 668.784 mensagens e fazendo 30.000 telefonemas para os membros do Parlamento Britânico, ações para chamar a atenção da mídia, bem como duas pesquisas de opinião que mostraram uma oposição pública maciça a Murdoch.

O PROTESTO GLOBAL QUE SALVOU A AMAZÔNIA

Os líderes da marcha terminaram seus discursos apontando para a bandeira da Avaaz e afirmando: "Temos o apoio de todo o mundo!" Meio milhão de nós se juntaram a mais de 1.000 manifestantes indígenas para exigir que o presidente boliviano, Evo Morales, suspendesse a construção de uma rodovia que cortaria o coração da Amazônia.

A pressão funcionou! Depois da nossa campanha, Morales cancelou a construção, revogou a decisão que concederia permissão para o projeto e se comprometeu a proteger o impactado TIPNIS - parque nacional e território indígena - a jóia da coroa da Amazônia boliviana, para sempre! Vamos fazer ele cumprir essa promesa.

VITÓRIA SOBRE AS BOMBAS DE FRAGMENTAÇÃO!

Nossa enorme petição foi entregue por uma vítima das bombas de fragmentação para o representante francês da conferência. Três anos atrás, a Avaaz mobilizou seus membros para pressionar a proibição global sobre bombas de fragmentação, salvando milhares de crianças. Este ano, os EUA discretamente fizeram um lobby com outras nações para assinar uma nova lei que teria permitido o seu uso novamente! Nossa poderosa petição de 600.000 assinaturas ajudou a pressionar 50 países a se oporem aos planos dos EUA.

Muitos delegados usaram a nossa petição para fortalecer seus argumentos nas negociações. Nossa poderosa bandeira, colocada fora da sala de conferência - em conjunto com 1000 folhetos que a equipe da Avaaz colou por todo o centro de conferências - foi um lembrete inconfundível para os negociadores sobre a oposição que enfrentariam ao voltar para casa. A iniciativa dos EUA falhou -- juntos ajudamos a salvar a vida de milhares de civis inocentes.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: MANTENDO A ESPERANÇA VIVA

Mais de 800.000 membros da Avaaz lutaram para salvar o Protocolo de Quioto na conferência climática da África do Sul.

Nos momentos críticos das conversações sobre o clima em Durban, mais de 800.000 de nos ajudaram a salvar o acordo climático da ONU de um grupo de poluidores determinados a acabar com o tratado. Nossa equipe na África do Sul entregou dia após dia nossa mensagem através de ações contundentes como este anúncio no Financial Times -- lançado no último dia das tensas negociações. Apesar da pressão maciça dos assassinos do planeta apoiados pelo petróleo, como os EUA e Canadá, um acordo foi feito para salvar o vital Protocolo de Quioto e nos dar a oportunidade de lutar pela continuação das negociações climáticas.

SALVE A INTERNET - GRANDE PROGRESSO!

A ativista da Avaaz, Maria Paz Cambronero, entrega a nossa petição para altos funcionários da Casa Branca. Em dias, mais de 1 milhão de nós em todo o mundo assinaram uma petição se opondo a um projeto de lei escandaloso que daria ao governo dos EUA o direito de desligar qualquer site - alvos como o WikiLeaks, YouTube, e o próprio site da Avaaz!

A equipe do Presidente Obama respondeu, e a Avaaz organizou uma reunião de 1 hora com altos funcionários da Casa Branca para entregar a petição.

OPONDO-SE À CORRUPÇÃO NA ÍNDIA

A campanha anti-corrupção da Avaaz na Índia foi a campanha mais viral da história da Internet! Em apenas 36 horas, mais de 700.000 indianos se juntaram à petição para apoiar uma forte lei anti-corrupção chamada Jan Lokpal! Nós fizemos marchas em todo o país, erguemos contundentes outdoors em toda a Índia e lançamos uma pesquisa independente que mostrou que a maioria dos eleitores indianos queriam um Lokpal ambicioso.

ITÁLIA - A VITÓRIA PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Membros da Avaaz e a ativista da Avaaz Giulia Innocenzi protestam contra os limites à liberdade de expressão. Durante seus últimos meses no poder, o Primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, tentou amordaçar a democracia, permitindo que o governo paralisasse os sites da Internet por um capricho. Nossa comunidade lutou e venceu!

Membros italianos enviaram 200 mil e-mails e inundaram o Facebook e Twitter com mensagens. Nós mobilizamos contundentes manifestações públicas cobertas pela mídia e arquivamos a lei para sempre! Agora a democracia italiana está livre de Berlusconi - e estamos seguindo em frente!

Essas são apenas algumas das vitórias que conseguimos alcançar nas últimas semanas. Desde o seu nascimento, há 5 anos, a Avaaz já lançou mais de 1000 campanhas! E, na medida em que nossa comunidade cresce e aprofunda nosso comprometimento, estamos vencendo em mais campanhas. Se continuarmos nesse ritmo, e continuarmos a acreditar e ter esperança na mudança e em um ao outro, qualquer coisa é possível.

Com esperança,

Ricken, Dalia, Allison, Ari, Emma, Wissam, Wen-Hua, Ian, Alice, Luis e todo o time da Avaaz.

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pollyannas que andam por aí

Ou Pollyannos... rsrs

Quando era criança li um livro muito popular chamado Pollyanna. Como desconfio que as gerações mais novas não o conheçam vou descrevê-lo rapidamente.

Pollyanna era uma menina que aprendeu com seu pai o “jogo do contente” que consistia em ver sempre um lado positivo em todas as situações, por mais trágicas que fossem. Era uma menina que acreditava no melhor das pessoas e incapaz de fazer mal a alguém.

Por causa desse livro Pollyanna virou sinônimo de “ver o mundo cor de rosa”, de uma forma utópica, ou como se diria atualmente – uma “sem noção”. Também se começou a falar de uma síndrome de Pollyanna como sendo fuga da realidade. Muitos resistem a sentir-se tristes ou deprimidos por incapacidade de entrar em contato com a dor ou também com medo de afastar aos demais e entram nessa de “brincar o jogo do contente”, esquecendo ou desconhecendo que a depressão ou luto, como muitas vezes é chamado, traz amadurecimento.

Bem, o post de hoje deve-se ao pedido de uma leitora para que eu comentasse o que acontece com pessoas que, nas suas aparições na internet, sempre estão sorridentes, demonstrando que tudo está maravilhoso e não mais que de repente se descobre que a vida das mesmas está uma “caca”.

A leitora em questão chamou a esse comportamento de “máscara da felicidade”. E ela está absolutamente certa, é uma máscara.

Já falei aqui sobre as máscaras que o ser humano usa e os porquês.

Os humanos, nas suas tentativas de preservação da autoestima, utilizam-se de vários mecanismos psicológicos de defesa. O equívoco está aí: no uso de mecanismos ao invés de ir até as causas dos problemas de autoestima. É como usar remédios alopáticos que eliminam os sintomas, mas não a causa da doença.

Um dos mecanismos utilizados é o uso de máscaras e uma delas é esta: a de felicidade para esconder dos demais o que se passa realmente no interior da pessoa e em sua vida.

As pessoas usam as redes sociais, principalmente, para afastar a solidão e sentirem-se queridas, portanto vão colocar “máscaras com purpurina” para agradar aos demais.

Tudo se resume a problemas de autoestima associados, em grande parte dos casos, à “sombra”de cada um que, não adianta negar, todos nós temos.

Encontrei um vídeo na internet que trata brilhantemente sobre o assunto. É longo, mas se vocês assistirem pelo menos até a metade dele já terão feito um grande favor a si mesmos.

Considero este vídeo como indispensável de ser visto por todas as pessoas que almejam ter uma vida melhor, mais alegre e saudável ou mais feliz.

Clique aqui para ver o vídeo

Imagem: http://t2.gstatic.com/

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Por onde anda a ética?

Ética

Outra noite assisti novamente o filme O sexto dia, aquele sobre clonagem com o Schwarzenegger.

Mais para o final do filme há diálogos com o vilão muito esclarecedores sobre até onde vai a ânsia pelo poder bem como sobre a eterna busca humana pela imortalidade. Dois temas “quentes” ...

Fiquei refletindo sobre o que a falta de ética, diretamente ligada à falta de consciência, pode fazer com o ser humano.

Vivemos em uma época onde, pelo menos aqui no país dos corruptos, fala-se muito sobre a ética e a falta da mesma. Quem não tem consciência desenvolvida não terá ética também.

Ética depende essencialmente do berço de cada um, dos princípios e valores que lhe foram transmitidos por seus pais.

Ética não é uma matéria que se pode ensinar, é um valor que “fermenta” dentro do indivíduo até chegar “no ponto” quando então se manifesta em suas atitudes.

Falta de ética e ânsia de poder costumam andar intimamente ligados. Vemos isso atualmente em nosso país, quer dizer, sempre foi visto, só que agora está passando das medidas, haja vista a quantidade de ministros que deixaram seus cargos ultimamente.

No filme citado anteriormente vemos o vilão (que comanda as clonagens) se outorgando o cargo de deus, decidindo quem e por que pode ter vida eterna por intermédio da clonagem. Megalomania no seu mais alto grau! Aff!

Por suposto que o filme exagera a tecnologia envolvida no processo de clonagem , mas o cerne da questão – a clonagem não é fantasia nenhuma. Do jeito e com a velocidade que a tecnologia humana avança atualmente não está longe o dia em que será possível clonar, com êxito, seres humanos (se é que isso já não foi feito).

Não tenho restrições religiosas a respeito do assunto porque não sigo nenhuma religião e até mesmo porque se a Fonte permite que isso aconteça é porque considera ok. Agora, quanto à ética, já e outro papo.

Nos dias de hoje os casais já podem escolher o sexo dos filhos, na fertilização in vitro, e isso não pode levar a um desequilíbrio populacional como está acontecendo na China devido à proibição de mais de um filho por casal (há falta de mulheres)?

E se a clonagem humana se tornar uma realidade não vamos destruir um equilíbrio já existente?

Já fiquei sabendo de outras “cacas” que os humanos andaram fazendo no reino animal nas suas intervenções junto às espécies que queriam preservar da extinção.

Quando é que os humanos vão aprender que a natureza sabe cuidar dela mesma?

A ética se equilibra sobre uma superfície tênue como um fio de navalha. Principalmente assuntos que afetam populações ou ecossistemas precisam sempre ser muito refletidos.

A sociedade humana chegou a um estágio tal de sofisticação e complexidade em algumas áreas que não é mais suportável, de maneira nenhuma, atitudes ou decisões rápidas e não suficientemente refletidas. Um bom exemplo é a atual situação econômica da zona do euro. Quanto mais ouço os depoimentos dos “graúdos” de lá, mais fica claro que a crise está longe de ser resolvida, pois a medida positiva assumida por um país afetará negativamente um outro qualquer e por aí vai o imbróglio. rsrs

Fico me perguntando, por exemplo, onde está a ética de governantes que agora, para debelar a crise, determinam medidas que achatam o salário dos trabalhadores e pensionistas. Afinal os excessos de gastos foram dos governos e, com certeza, não com gastos de cunho social.

Enfim enquanto não houver consciência desenvolvida também não haverá muita ética, seja por parte dos governos ou das pessoas. Por isso vou continuar importunando vocês com este blog. rsrs

Assitam ao filme sem se deter na ação do mesmo, mas no conteúdo reflexivo sobre o comportamento humano no que se refere à falta de ética e consciência e até onde isso pode nos levar.(!)(?)

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Como age nossa Criança Interna

bolo

Já postei aqui sobre a Criança Interior e sobre os Estados de Ego que todos nós apresentamos segundo a teoria de personalidade chamada Análise Transacional.

Hoje vamos aprofundar um pouco sobre a nossa parte Criança. No post linkado já expliquei o que é a Criança interna, agora vamos ver como ela atua.

A Análise Transacional nos diz que a Criança interna ou interior se subdivide em três partes distintas:

Criança Adaptada (rebelde, submissa ou opositora)

Pequeno Professor (sensitividade e criatividade)

Criança Natural (instintos, alegria de viver, prazer)

A Criança Adaptada é um aspecto da personalidade onde foram registrados nossos sentimentos em relação às condutas de nossos pais (ou substitutos), principalmente em relação a nós, durante a primeira infância (até mais ou menos 8 anos). É nessa fase em que somos “programados” ou como diria Pavlov, condicionados.

A infância é um período da vida humana em que ao mesmo tempo “onde tudo parecem flores”, há brincadeiras e alegria, também há muita frustração porque os pequenos não têm entendimento cognitivo do que se passa. Por mais inteligente que a criança seja seu cérebro não tem ainda suficientes informações para realizar as conexões necessárias ao entendimento de uma situação específica. Isso vai acontecendo aos poucos, conforme os anos passam, até chegar à idade onde o HD interno já tem uma gama enorme de informações que podem ser linkadas entre si (a memória) permitindo então ao indivíduo ter compreensão do assunto, fazer inferências, análises, etc.

Na infância, então, o que existe são reações aos estímulos externos fundamentadas em sensações e sentimentos. Daí ocorrerem muitas frustrações e sentimentos de rejeição e/ou abandono.

É importante ressaltar que toda criança quer e precisa do apoio e segurança que os pais proporcionam e elas também vão percebendo que nem sempre o conseguem, já que muitas vezes são repreendidas ou castigadas por algo que tenham feito.

Então os pequenos vão se adaptando ao status quo que os rodeia. Cada um se adapta à sua maneira, mas segundo a extensa observação dos teóricos da Análise Transacional, existem três tipos bem distintos de adaptação decorrentes da própria índole da criança e do comportamento dos pais com ela. São eles:

Criança Submissa – é aquela que faz tudo o que os pais dizem ou ordenam. São dóceis e passivas, orientadas por medo e culpa. Futuramente, a não ser que algo as faça mudar (psicoterapia, por exemplo) serão aqueles adultos a quem a voz popular chama de “bunda mole”.

Criança Opositora – com esse tipo atua predominantemente o comportamento parental dúbio, ou seja, um dos pais atua com os filhos de uma forma e o outro de forma oposta. Pode também ser uma única figura parental que tem atitudes do tipo: “faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço”. Ou ainda: repreende a criança com um sorriso (mensagem dúbia que gera confusão na cabecinha da criança).

Criança Rebelde – Faz “o que lhe dá na telha”, o que quer fazer e não o que lhe mandam. É mais saudável (psicologicamente falando) do que os outros dois tipos, pois seu comportamento é mais adequado à sua faixa etária.

Vejam um exemplo de atuação dos três tipos. A mãe coloca em cima da mesa um bolo que acabou de tirar do forno e diz ao filho: “não mexa no bolo, é para comer mais tarde”.

A Criança Submissa atende prontamente e não o toca. A Criança Opositora vai esperar a mãe sair da cozinha para pegar um pedaço do bolo, já a Criança Rebelde pegará um pedaço se estiver com vontade, não o fará só para contrariar a mãe.

O PEQUENO PROFESSOR seria considerado a parte adulta da Criança Interna, é o somatório de nossa criatividade, astúcia, curiosidade, desejos de explorar, de experimentar, ou seja, de conhecer. Esta também é aquela parte dos pequerruchos que atua captando intuitiva ou empaticamente as emoções e atitudes dos adultos, o que substituí, provavelmente, sua falta de entendimento cognitivo.

A CRIANÇA NATURAL é o primeiro nível que aparece logo após o nascimento. É a nossa parte instintiva ou animal, a constituição genética herdada. É a alegria, o prazer puro e simples, a diversão como também pode ser o choro, a raiva e a agressividade. Essa é a parte responsável pelo mecanismo de enfrentamento ou fuga em situações de perigo.

Que fique bem claro que estas partes do ego agem na infância, mas também vão continuar agindo durante toda a vida do indivíduo, seja de forma sadia, psicologicamente, ou não.

Quando interagimos como os demais podemos usar um dos nossos Estados de Ego, dois ou mesmo os três (Pai, Adulto e Criança) por isso é que são tão complicadas as relações humanas. rsrs

Imagem: http://www.flickr.com/photos/lhattori/767660015/sizes/m/in/photostream/

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.