"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O que é estado alterado de consciência - parte II

Castañeda

Dando continuidade ao post anterior veremos agora o que causa estados alterados de consciência e alguns efeitos dos mesmos, a partir do que encontrei em pesquisas e de minha própria vivência.

A alteração da consciência se dá através de: drogas chamadas de psicotrópicas, rituais xamânicos, fervor religioso (principalmente em indivíduos com características histéricas, indução hipnótica (seja por hipnólogo ou pastores de algumas religiões), às vezes pela bebida alcoólica, terapias de regressão, meditação, treinamento por intermédio de práticas e exercícios. Talvez algum outro método que desconheço.

Nos rituais xamânicos são alcançadas ondas Alfa e Teta por intermédio de tambores e/ou chocalhos e/ou cantos. Nos templos religiosos, através do ritmo da fala do pastor e da música é alcançado o estado Alfa. Ver neste post como é conseguido.

Na hipnose propriamente dita, no transe leve é alcançado o estado Alfa e no transe profundo pode se chegar às ondas Teta.

Quanto aos transes de fervor religioso, pelo que se tem de informações dos relatos de santos e místicos parece que ambos os estados Alfa e Teta são alcançados.

Já as drogas psicotrópicas e as plantas chamadas de alucinógenas induzem a estados alterados Alfa e também Teta.

Veja abaixo uma descrição feita sobre o uso da planta Ayahuasca (Santo Daime):

“A gama de alterações cognitivas (efeitos psíquicos) produzidas pela adição do composto, assim como para os demais psicodélicos, varia de acordo com o ambiente (condição externa) e o estado de espírito e personalidade (condição interna) do usuário: as experiências ruins e potencialmente danosas são frequentes entre os usuários recreacionais (ilícitos) enquanto o uso positivo é sumamente verificado no contexto religioso (lícito). Os efeitos são similares aos efeitos desencadeados pelos químicos pertencentes ao mesmo grupo: alterações na percepção visual que podem incluir visões caleidoscópicas, hiper-coloridas e zoons em texturas ou padrões de formação dos objetos; sensibilização sensorial; experiências de despersonalização onde o indivíduo perde a identidade com seu próprio corpo e com os limites do próprio corpo; alteração da noção temporal e espacial; sensação de plenitude consciencial, de unicidade com o universo (cosmovisão); sensações tanto de paz suprema quanto de intenso terror que pode levar a quadros de pânico (má viagem, bad trip); taquipsiquismo (pensamento rápido); pensamento confuso e desordenado; perda do controle emocional etc. (...) Já os efeitos fisiológicos incluem alterações variáveis como o aumento da pressão sanguínea, taquicardia, midríase (dilatação da pupila) e atividades eméticas (vômito).”(http://avisospsicodelicos.blogspot.com.br/2009/06/mescalina-molecula-magica-do-peiotismo.html) ...

As plantas alucinógenas quando consumidas com objetivos espirituais ou religiosos, vai provavelmente ocasionar visões dentro desta temática, entretanto quando consumidas com objetivo investigativo (como foi o caso de Aldous Huxley, livro As Portas da Percepção) irá proporcionar outras visões diferenciadas, dependendo da personalidade e das crenças do usuário.

As chamadas alucinações produzidas pela plantas não podem realmente ter este nome, pois não são produto da mente, mas visões de uma diferente realidade alcançada por outra parte do ser humano que embora a ciência não admita, existe e atua.

Neste sentido posso dar minha declaração pelo consumo de peiote (mescalina): mantive a consciência e lucidez o tempo todo que durou a experiência. Algo que percebi foi que houve diminuição da autocrítica.

Nos estados alterados de consciência o que acontece é termos uma percepção ampliada, onde podemos estabelecer contato com outras realidades que os nossos cinco sentidos não percebem, o que não elimina o fato de elas existirem.

“Nossas expectativas usuais acerca da realidade são criadas por um consenso social. Nos ensinam como ver e perceber o mundo. O truque da socialização consiste em nos convencer que as descrições que estamos de acordo definem os limites do mundo real. O que chamamos de realidade é apenas um modo de ver o mundo, um modo que é sustentando pelo consenso social. Nós sempre vemos o desconhecido nos termos do conhecido.” (Carlos Castaneda)

Sobre a incompreensão ou não aceitação de realidades alternativas:

“Esta questão pode ter, também, ligações com o que Narby denomina de olhar racional ou aproximação racional, que “tende a minimizar aquilo que não se compreende”. Diz o antropólogo que o melhor dos campos de treinamento para esta arte muito conveniente, é a sua profissão: a antropologia. E explica o porquê. “Os primeiros antropólogos consideravam a todos aqueles que viviam na periferia do mundo dito “civilizado e racional” de primitivos e pertencentes a sociedades inferiores. Os xamãs foram categorizados como doentes mentais. A aproximação ou olhar racional é o resultado da idéia de que tudo o que é inexplicável e misterioso é, em um determinado senso, o inimigo. Isto significa que se prefere o pejorativo, e mesmo o erro, a responder demonstrando a ausência de compreensão”.

“Aprendi durante a minha investigação que vemos somente aquilo no que acreditamos e, para mudarmos a nossa visão, torna-se necessário, algumas vezes, mudarmos aquilo no que acreditamos”.(http://avisospsicodelicos.blogspot.com.br/2009/06/hipotese-do-antropologo-jeremy-narby.html)

O melhor material que conheço para conhecer sobre estados alterados de consciência é a coletânea de livros do antropólogo Carlos Castaneda. É riquíssimo em informações que, contudo, necessitam um prévio conhecimento dos assuntos chamados de ocultismo ou transcendentais para que seja entendido o que realmente acontece com o protagonista nas suas diferentes experiências.

Por último uma advertência: não recomendo a ninguém consumir plantas psicoativas sem acompanhamento especializado (psicólogo, psiquiatra ou mesmo um xamã) e nem se tiver ego não bem estruturado. As conseqüências podem ser danosas!

Imagem: http://www.cineconhecimento.com/

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O que é estado alterado de consciência - Parte I

AldousHuxley

Já percebi que muitos que chegam a este blog estão confundindo consciência expandida com consciência alterada. Já falei sobre a primeira, portanto hoje vamos falar sobre consciência alterada.

A consciência humana ainda é um assunto inexplicado pela ciência. Há muito bla bla bla a respeito e múltiplos conceitos. A atual neurociência quer explicar tudo pelo cérebro, contudo para aqueles mais familiarizados com o chamado transcendental, muito do assim explicado não passa de babaquice.

Vejamos alguns conceitos relativos à consciência:

1- definição neuropsicológica – sentido de estado vigil, que iguala a consciência ao grau de clareza do sensório. Consciência é estar desperto, acordado, vigil, lúcido. Fala-se, nesse caso, de nível de consciência.

2- definição psicológica – soma total das experiências conscientes de um indivíduo em um determinado momento.É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade. Na relação do eu com o meio ambiente, a consciência é a capacidade de o indivíduo entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer os seus objetos.

3- definição ético-filosófica – consciência se refere, aqui, à capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades, direitos e deveres concernentes a essa ética. A consciência ético-filófica é um atributo do homem desenvolvido e responsável.(M.A. Coutinho Jorge)

Segundo Henri Ey consciência é “a organização da experiência sensível atual que integra a presença no mundo, a representação atual da ordem objetiva e subjetiva,e a construção do presente.”

Para se falar em estados alterados de consciência, primeiro devemos recapitular o que são ondas cerebrais: são formas de ondas eletromagnéticas produzidas pela atividade elétrica das células cerebrais. Elas são medidas pelo aparelho eletroencefalográfico (EEG) e foram assim divididas:

a) Ondas Beta é quando o cérebro humano está pulsando entre 13 e 25 ciclos por segundo. Este é o estado da vigília, homem acordado, frequência acelerada.

b) Ondas Alfa é quando o cérebro esta pulsando na freqüência que oscila entre 8 e 12 ciclos por segundo. É um estado de grande paz, ocorre na hipnose, na meditação e no período transitório um pouco antes de dormir.

c) Ondas Teta é quando o cérebro humano está pulsando na freqüência que oscila entre 4 e 7 ciclos por segundo. Ocorre na hipnose profunda e sob efeito de algumas drogas psicotrópicas. Aqui o tempo e o espaço não existem.

Neste estado o ser humano tem acesso a ferramentas como a telecinésia, a “saída em corpo astral” e até a bilocação.

d) Ondas Delta é quando o cérebro esta pulsando entre 0,5 e 3 ciclos por segundo. É o estado de sono profundo. É em delta que o ser humano se refaz em energias para todo o dia.

Tudo aquilo chamado de paranormal ocorre durante estados em que as ondas Alfa ou Teta estão atuando; aqui se identificam os estados alterados de consciência. Entre estes se encontram os chamados êxtases dos místicos e santos e muito provavelmente tudo aquilo que acontece com os que dizem ter “falado com Deus” (atualmente estão se replicando feito erva daninha) rsrs

Pois bem, um famoso psicólogo e neurocientista (Michael Persinger), durante os anos 1980, realizou experimentos no sentido de provar que a experiência religiosa derivava de estímulos cerebrais. Os pesquisados de Persinger foram submetidos a estímulos magnéticos e responderam com a sensação de presenças etéreas.

Os sujeitos não foram esclarecidos sobre o propósito exato do teste; só que o experimento era para relaxamento. Segundo os relatos, 80% dos participantes disseram sentir algo quando os campos magnéticos foram aplicados. Persinger chama a uma das sensações comuns como “presença sentida”, como se alguém estivesse no quarto com o sujeito.

Posteriormente, o Dr Persinger foi apresentado a um dos ateus mais renomados da Grã-Bretanha, o Prof Richard Dawkins. Ele concordou em testar suas técnicas em Dawkins para ver se ele poderia lhe dar um momento de sentimento religioso. Após uma sessão que durou 40 minutos, Dawkins relatou que os campos magnéticos em torno de seus lóbulos temporais afetaram sua respiração e seus membros, mas que ele não encontrou Deus.

Bom, Persinger não se deu por satisfeito e comentou que as pessoas reagem diferentemente. Que mania que esse povo tem de achar que tudo o que vivenciamos é produto do cérebro!

“Muitos autores demonstram uma falta total de deslumbramento e parecem considerar que a vida é meramente um fenômeno fisioquímico”. (Jeremy Narby)

Na próxima postagem irei detalhar, dentro do possível, o que acontece quando estamos em estados alterados de consciência.

Imagem: osbaratasalbinas.blogspot.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Coitados dos diferentes! (Kaspar Hauser)

kaspar-hauser

“O que são de fato os homens sem aquilo que a sua cultura faz deles?” (Clifford:Gertz em A interpretação das culturas. Ed. Guanabara)

Já postei aqui sobre os diferentes , pessoas que muitas vezes se sentem infelizes por se perceberem excluídas dos “politicamente corretos” ou “politicamente aceitos”.

Ser diferente não deveria ser um estigma, mas infelizmente na nossa hipócrita e condicionada sociedade assim o é. Há tempos assisti um filme que mostra brilhantemente como a sociedade se comporta com os diferentes. O filme é “O enigma de Kaspar Hauser” do aclamado diretor Werner Herzog. É baseado em uma história verdadeira ocorrida em Nuremberg entre 1828 e 1833.

“Hauser passou os primeiros anos de sua vida aprisionado numa cela, não tendo contacto verbal com nenhuma outra pessoa, fato esse que o impediu de se expressar em um idioma. Porém, logo lhe foram ensinadas as primeiras palavras, e com o seu posterior contato com a sociedade, ele pode paulatinamente aprender a falar, da mesma maneira que uma criança o faz. Afinal, ele havia sido destituído somente de uma língua, que é um produto social da faculdade de linguagem, não da própria faculdade em si. A exclusão social de que foi vítima não o privou apenas da fala, mas de uma série de conceitos e raciocínios, o que fazia, por exemplo, que Hauser não conseguisse diferenciar sonhos de realidade durante o período em que passou aprisionado.

Hauser, supostamente com quinze anos de idade, foi deixado em uma praça pública de Nuremberg, em 26 de maio de 1828, com apenas uma carta endereçada a um capitão da cidade, explicando parte de sua história, um pequeno livro de orações, entre outros itens que indicavam que ele provavelmente pertencia a uma família da nobreza.

Entre as idiossincrasias originadas pelos seus anos de solidão, Hauser odiava comer carne e beber álcool, já que aparentemente havia sido alimentado basicamente por pão e água. Aprendeu a falar, a ler e a se comportar, e a sua fama correu a Europa, tendo ficado conhecido à época, como o "filho da Europa". Obteve um desenvolvimento do lado direito do cérebro notoriamente maior que o do esquerdo, o que teoricamente lhe proporcionou avanços consideráveis no campo da música.

Hauser foi assassinado com uma facada no peito, em Dezembro de 1833, nos jardins do palácio de Ansbach. As circunstâncias e motivações ou autoria do crime jamais foram esclarecidas, apesar da recompensa de 10.000 Gulden (c. 180.000,00 Euros) oferecida pelo rei Luís I da Baviera.” (Wikipédia)

Sua história já foi motivo de muitas análises por psicólogos, sociólogos etc.. O que mais chama a atenção é a forma como foi visto e tratado pela sociedade da época.

“O século XIX, época em que Kaspar Hauser viveu, foi um período marcado pela perspectiva positivista, evolucionista e desenvolvimentista. A visão de que havia um modelo de civilização e de desenvolvimento a ser alcançado, tanto pelos homens, como pelas sociedades, estava em seu auge. Todos aqueles que não correspondiam ao protótipo do homem "civilizado" eram classificados como primitivos, atrasados e deveriam ser "ajudados" a alcançar graus mais avançados na escala de desenvolvimento e evolução. É dentro dessa visão de mundo que Kaspar Hauser vai ser socializado.”

(...) “A forma diferente como ele percebia a realidade parecia suficiente para que fosse visto como "diferente," estranho, o "outro" pela sociedade da época.”

(...) “Os objetos não eram percebidos por K. Hauser da forma como a prática social definia previamente, ou seja, K. Hauser estava despido dos "filtros" e estereótipos culturais que condicionam a percepção e o conhecimento. Tais "filtros" ou estereótipos, por sua vez, são garantidos e reforçados pela linguagem.”

“Tanto Masson (1997), quanto Herzog (1974) e Blikstein (1983), apontam para o fato de que após algum tempo de convivência com a comunidade de Nuremberg, Kaspar Hauser passa a representar um incômodo, pois vê a realidade, que aos olhos dos outros estava tão bem ordenada, com outros olhos: os olhos "subversivos" que não aceitam os referenciais que a sociedade insiste em lhe impor, negando, de certa forma, a ordem social vigente. Ele olha as pessoas, os objetos e as situações com o espanto e a perplexidade de um olhar "puro," sem "filtros" ou estereótipos perceptuais. A sua aproximação cognitiva da realidade é direta, ou seja, percebe o mundo de uma maneira ainda não programada pela estereotipia cultural.”

Nesse sentido, Blikstein (1983) afirma que o que concebemos como realidade é apenas uma ilusão, pois a práxis opera em nosso sistema perceptual, ensinando-nos a "ver" o mundo com os "óculos sociais" e gerando conteúdos visuais, tácteis, olfativos e gustativos que aceitamos como naturais. Como Kaspar Hauser não passou por esta práxis, ou apenas começou a vivenciá-la quando adolescente, sua forma de comportamento abala os fundamentos da ilusão referencial, pois não "enxerga" a realidade da forma como os outros esperam.” (Maria Clara Lopes Saboya)

Kaspar, por exemplo, não entendia porque somente as mulheres realizavam as tarefas domésticas e ainda serviam aos homens como se fossem suas serviçais.

Foi-lhe imposta uma evangelização à qual reagiu muito mal, pois não conseguia entender a existência de um Deus. Claro que o Deus que lhe apresentaram é aquela figura controversa da Bíblia.

No curto período em que conviveu entre os homens Kaspar sofreu muito devido ao preconceito com que era tratado e muitas vezes hostilizado.

Em vista do exposto é de se refletir quais as convenções sociais que vivemos e o que se chama de normal, dentro da estrutura de uma sociedade que não sabe como reagir ao entrar em contato com um homem inocente, puro, sem cultura e sem regras a seguir.

Aconselho a assistirem a esse filme, é tocante e coloca-nos em cheque quanto às nossas “convicções” e percepções da realidade em que vivemos.

Imagem: fredburlenocinema.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Se Deus falasse com você, o que Ele lhe diria?

space10

Palavras que todo crente seja católico, evangélico, muçulmano, etc. deveria ler e refletir (com a própria cabeça, se é que ainda não sofreu lavagem cerebral).

As palavras abaixo são de Baruch Spinoza - nascido em 1632 em Amsterdã, falecido em Haia em 21 de fevereiro de 1677, foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna.

Não concordo com a totalidade do pensamento de Spinoza, mas seu entendimento do Criador, vislumbrado nas palavras abaixo, é sem dúvida brilhante e lógico.

Infelizmente, ainda estamos longe de entender apropriadamente o que vem a ser o Criador, pois segundo as próprias palavras de Spinoza: “Um entendimento finito não pode compreender um infinito”.

Deus falando com você:

“Para de ficar rezando e batendo no peito!

O que Eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.

Para de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa.

Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias.

Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.

Para de me culpar da tua vida miserável:

Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau.

O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria.

Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.

Para de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo.

Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho...

Não me encontrarás em nenhum livro!

Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?

Para de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.

Para de me pedir perdão. Não há nada a perdoar.

Se Eu te fiz... Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio.

Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti?

Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez?

Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade?

Que tipo de Deus pode fazer isso?

Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar e que só geram culpa em ti.

Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti.

A única coisa que te peço é que prestes atenção à tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.

Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é a única que há aqui e agora, e a única que precisas.

Eu te fiz absolutamente livre. Não há prêmios nem castigos.

Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro.

Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.

Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho.

Vive como se não o houvesse.

Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir.

Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei.

E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não.

Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste... Do que mais gostaste? O que aprendeste?

Para de crer em mim - crer é supor, adivinhar, imaginar.

Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti.

Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.

Para de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja?

Aborrece-me que me louvem. Cansa-me que agradeçam.

Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo.

Sentes-te olhado, surpreendido?... Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.

Para de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim.

A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas.

Para que precisas de mais milagres?

Para que tantas explicações?

Não me procures fora! Não me acharás. Procura-me dentro de ti... aí é que estou."

Einstein, quando perguntado se acreditava em Deus, respondeu: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe.”

Imagem: foto do Hubble

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.