"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Intuição é fé, inspiração ou conteúdo inconsciente?

intuição

Dei uma rápida pesquisada na internet e encontrei os mais variados conceitos sobre intuição. Por exemplo:

- Depoimento de um espírita: seriam conhecimentos prévios (de vidas anteriores) sobre determinado assunto, situação, etc.

- Segundo a Psicologia: são conteúdos inconscientes.

- Segundo a Filosofia: há duas grandes modalidades da atividade racional, realizadas pela razão subjetiva ou pelo sujeito do conhecimento - a intuição (ou razão intuitiva) e o raciocínio (ou razão discursiva). A razão intuitiva pode ser de dois tipos: intuição sensível ou empírica e intuição intelectual.

- Segundo um determinado autor: uso da linguagem do coração.

- De um site espírita: o insight de uma descoberta poderia, perfeitamente, provir do sopro de um espírito amigo.

Segundo experiência própria e pesquisas realizadas, nenhuma das asserções acima está correta.

Vidas anteriores influenciam mais é o nosso comportamento e não nosso conhecimento.

Conteúdos inconscientes não são capazes de saber o que vai acontecer e, portanto, nos impedir de tomar um avião que vai cair, por exemplo.

Insight é uma compreensão repentina e está baseada em prévio conhecimento (memória), é um mecanismo cognitivo, não possui as características da intuição.

Já relatei aqui um fato que ocorreu comigo e que é um exmplo perfeito do que é a intuição. Vou repeti-lo para aqueles que não o leram.

Eu tinha uns 14 anos mais ou menos quando voltando para minha casa, estando já no lado da rua onde a mesma se situava, inesperadamente (sem pensar) atravessei a rua para o outro lado. Exatamente quando cheguei à calçada oposta ouvi um forte barulho e me virei para o lado de onde tinha vindo e vi um cabo de alta tensão chicoteando no chão exatamente onde eu iria estar passando. Parece que me salvei da morte.

Meu inconsciente teria condições de saber que o cabo iria rebentar? Claro que não. Foi algo intuído e não racionalizado. O racional teria sido continuar caminhando pela mesma calçada de minha casa.

Então de onde vem a intuição? Ela vem de nossa essência - que é divina. É uma parte nossa à qual são poucos os que dão atenção. Se fosse cultivada, com certeza, teríamos uma vida melhor.

“A intuição está sendo cada vez mais reconhecida como uma faculdade mental natural, um elemento-chave na descoberta e resolução de problemas, na tomada de decisões, um gerador de idéias criativas,um premonitor, um revelador da verdade.” (Philip Goldberg)

Segundo Goldberg, as percepções dos sentidos e o pensamento racional não são as únicas maneiras de conhecermos alguma coisa. Para ele, a intuição é uma forma superior de PES (percepção extra-sensorial).

Em seu livro Intuitive Edge, Philip Goldberg descreve seis tipos de intuição:

Descobridora – introvisão de fatos a serem descobertos (é o famoso ahá!).

Geradora – oportunidades ou possibilidades alternativas.

Avaliadora – voz interior que em certas situações censura ou critica.

Possibilitadora - (estar no lugar certo, na hora certa seria um dos casos).

Operativa – guia as nossas ações (não entrar num avião que sofrerá um acidente, por exemplo).

Profética – pressentimento ou palpite que algo irá acontecer.

Iluminação - no sentido espiritual; é a forma superior da intuição.

Como diferençar um pensamento de nossa mente da intuição? Sinto muito, mas não há receita pronta para quem não está acostumado a seguir a sua intuição. Isso vem com o tempo. O que oferece mais ou menos uma pista é termos uma “certeza” que não sabemos explicar.

E não esquecem: sempre que não seguirem sua intuição, vão se dar mal. Isso não falha.

Imagem: portalterrabase.blogspot.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Você conhece a sua mente?

mente

Já faz algum tempo que surgiu a neurociência e ultimamente anda ativamente pesquisando e divulgando seus achados.

Acho ótimo, estávamos atrasados em relação ao conhecimento do cérebro comparando-se com o restante do corpo. Mas .... como ainda é a ciência cartesiana que domina ... os neurocientistas estão considerando o cérebro como sinônimo de mente.

Felizmente o planeta tem o seu lado oriental, com sua antiguíssima sabedoria, e é de lá que surgem vez por outra informações e conhecimentos riquíssimos que podemos somar às frias e insensatas teorias dos ocidentais.

Fiz faculdade de Psicologia, mas só fui entender mesmo o que é a mente humana quando li o livro do Dr. David Frawley. Embora ele seja americano de nascimento, escolheu se tornar um hindu por convicção. É considerado especialista em medicina Ayurvédica e graduou-se em medicina chinesa, também é professor védico, raja yogi e astrólogo védico.

Seu entendimento da mente humana é tão excepcional porque não é limitado pelo axioma ocidental de que “o todo é a soma das partes”. Os ensinamentos orientais têm um caráter holográfico, onde as partes refletem o todo.

A mente é o principal veículo que usamos para tudo o que fazemos; no entanto, poucos sabem como usá-la ou zelar por ela, se é que alguém sabe.”

“A mente não é matéria física, mas é matéria de natureza sutil, etérea e luminosa.” (...)” o cérebro é o órgão físico por meio do qual a mente trabalha”.

Cérebro e Mente são duas realidades distintas, enquanto o cérebro é condição da mente, a mente não é necessariamente condição do cérebro.” (http://cerebroemente.weebly.com/)

Frawley nos explica que o cérebro (com suas conexões químicas e elétricas) é somente uma ferramenta usada pela mente. A mente foi projetada pela Inteligência Cósmica para permitir que a consciência tenha suas experiências. Vejam então que mente também não é a mesma coisa que consciência.

É uma capacidade nossa, como seres sencientes, e não uma parte de nosso corpo físico. A mente se manifesta através de pensamentos, sentimentos, sensações que, por sua vez, agem como gatilhos para ativar certas partes do cérebro (que os neurocientistas percebem com seus instrumentos).

Bom, alguém vai argumentar que o cientista ativando certas partes do cérebro produz sensações e/ou emoções. Ok, sensações e emoções estão ligados à parte química do corpo, tendo suas respectivas áreas cerebrais também. Eu quero ver eles provocarem pensamentos (sem emoções ou sentimentos) ...

Entender a mente e, principalmente controlá-la, é uma das mais grandiosas tarefas com que o ser humano se defronta. Afinal, é devido a ela que exultamos ou sofremos, que somos capazes de vencer obstáculos ou fracassar miseravelmente, que amamos ou odiamos, enfim é graças a ela que temos consciência de quem somos e de que estamos vivos.

“Aprender a usar de modo correto os recursos da mente não apenas resolve os nossos problemas psicológicos, mas também nos leva à compreensão superior de nós mesmos”.

Para começar a entender a mente é preciso notar que ela se desloca conforme a nossa percepção, portanto é altamente mutável e inquieta. Nossas horas de vigília são totalmente tomadas por sensações (através dos 5 sentidos), pensamentos e emoções, tudo se sucedendo velozmente, sem controle nenhum (exceto em pessoas treinadas).

Uma forma de acalmar e treinar a mente para nosso benefício é praticar meditação.

A mente também propende a reações dualistas de atração e repulsão, amor e ódio e assim por diante. (...) Para afirmar uma coisa temos de sugerir o contrário. (...) Por exemplo, se dissermos a alguém que não pense num macaco, esse alguém naturalmente pensará num macaco.”

(... )”Ela pode facilmente cair presa dos opostos, ou vir a ser vítima de sua própria tendência para mudar de ideia. Por esta razão não deveríamos tentar obrigar a mente a se voltar a nenhuma direção determinada, mas deveríamos procurar conservá-la longe de quais quer extremos”.

Estes dois parágrafos acima são de extrema importância para aprendermos a controlar a mente e merecem uma detida reflexão.

Sem os pensamentos, a mente desaparece. O problema maior é conseguirmos eliminar os pensamentos. Muitas vezes eles parecem um macaquinho doido dentro de nossa cabeça (lembrando que usamos o cérebro como ferramenta). Uma das coisas mais difíceis, para nós ocidentais, é fazer meditação (eliminando os pensamentos), mas é possível através do treino. De início a gente consegue esvaziar a mente nada mais do que um segundo, depois, aos poucos, vamos aumentando o tempo.

Outro controle que precisamos fazer é sobre a qualidade dos nossos pensamentos – o quê pensamos.

Como pensamentos são energia, eles também passam a existir, ter uma vida própria (os orientais chamam de formas-pensamento). A duração de suas vidas vai depender de quantas vezes temos o mesmo pensamento e de sua intensidade (emoção ou sentimento que o acompanha). Pensamentos fugazes e que não se repetem têm vidas (permanência) fugazes também.

Na Psicologia Clínica é comum encontramos pacientes que apresentam pensamentos recorrentes, que chamamos de obsessivos. Tais pacientes acabam se tornando vítimas de seus próprios pensamentos porque os mesmos já ganharam vida própria e teimam (e como teimam) em se apresentar novamente criando um círculo vicioso.

“Só quando mudamos nossos pensamentos mais profundos é que podemos realmente mudar e ir além dos limites impostos pela mente. Isso é muito mais do que mudar nossas ideias sobre as coisas, implica alterar nossos sentimentos e instintos mais profundos.”

Isso é nos livramos de hábitos arraigados e vícios mentais. Não é tarefa fácil, mas é realizável.

Como o assunto é muito amplo, retornarei ao mesmo em outra ocasião. Para os interessados em se conhecer melhor, recomendo o livro do Frawley.

Citações: Uma Visão Ayurvédica da Mente, Dr. David Frawley. Ed. Pensamento

Imagem: tresjoiastextos.blogspot.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Tenha consciência na hora de consumir medicação

industria farmaceutica

Quanto mais expandida é nossa consciencia, mais estamos atentos aos maleficios que as drogas alopáticas podem causar ao nosso organismo. É sempre melhor prevenir uma doença do que tratá-la, pois todos os medicamentos alopáticos causam efeitos colaterais.

Abaixo transcrevo uma entrevista dada pelo Dr. Joan-Ramon Laporte, catedrático de Farmacología pela Universidade Autônoma de Barcelona. É chefe do serviço de Farmacología do Hospital de Vall d’Hebron de Barcelona. Dirige o Instituto Catalão de Farmacologia, centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS).

- Analisa fármacos que já estão no mercado?

- Sim, porque quando um fármaco sai ao mercado foi provado por uns poucos milhares de voluntários, mas ao ser comercializado em todo o mundo é tomado por milhões de pessoas e é então quando podem aparecer efeitos indesejados, algumas vezes com desenlace mortal.

- Qual é o medicamento que mais gente tem matado?

- A aspirina, porque é o medicamento que mais gente tem tomado e a percepção de seu risco está distorcida. A doses baixas - cem miligramas ao dia- é um excelente protetor cardiovascular, mas a doses analgésicas - um grama- pode produzir hemorragia gastrointestinal.

- Há dados?

- Na Catalunha se produzem uns 3000 casos anuais de hemorragia gastrointestinal dos quais uns 40% são atribuídos à aspirina e a outros antiinflamatórios. Nos USA. morrem ao ano, por hemorragia gastrointestinal e por antiinflamatórios, umas 15.000 pessoas; enquanto que de AIDS morrem 12.000.

- Impactante.

- Qualquer enfermidade pode ser produzida por un. medicamento: um infarto de miocárdio por um antiinflamatório e por muitos outros fármacos; uma pneumonia, qualquer enfermidade neurológica ou patologia psiquiátrica pode ser favorecida por medicamentos.

- Vejo que os efeitos secundários são sérios....

- Muitos causam depressão, como alguns que tratam a pressão arterial ou os diuréticos em pessoas de idade avançada. Os medicamentos para a insônia podem provocar crises de agressividade, muitos casos de irritabilidade, ao levantar-se pela manhã, se devem a medicamentos deste tipo, como as benzodiazepinas ou outros hipnóticos de ação curta.

- Estamos hipermedicados?

- Sim, chegamos ao ponto de que quando uma pessoa está triste se diz coloquialmente que está depre. Os antidepressivos só servem para uma depressão profunda, a tristeza não é una enfermidade, é uma reação saudável.

- Não há medicamentos sem efeitos indesejados?

- Não, cada medicamento tem seu pedágio. A Agencia Européia de Medicamentos calcula que cada ano falecem na Europa 197.000 pessoas a causa de efeitos adversos. Nos USA os efeitos adversos são a quarta causa de morte, detrás do infarto de miocárdio, AVC e câncer; e está acima da diabetes, enfermidades pulmonares e dos acidentes de tráfego.

- É uma loteria?

- Não, se a tomada ou a prescrição do medicamento fosse mais atenta aos riscos que implica se calcula que se poderia evitar entre uns 65% a 75% dessas mortes.

- Anunciar fármacos por televisão deveria ser proibido.

- Opino o mesmo. Em Espanha só se podem anunciar os que não são financiados pela Seguridade Social, senão a arruinariam. Somos o país de Europa que, em relação ao PIB, mais medicamentos consome.

- Falemos de seus preços.

- São arbitrários. Fabricar o medicamento mais caro, de cem a quinhentos euros, não custa mais de dois euros, incluindo a embalagem. Supostamente pagamos o esforço de investigação. Mas entre 30% e 40% do gasto médio dos laboratórios se destina à promoção comercial.

- O preço é negociado pelo Governo ...

- Sim, mas com pouco êxito. Em Espanha o preço do medicamento está alcançando o da Alemanha que nos duplica a renda per capita.

- Que grande negocio.

- Segundo o informe de desenvolvimento da ONU é o terceiro setor econômico, detrás da indústria armamentista e do narcotráfico.

- Dizem que se inventam cada ano novas enfermidades

.

- Sim, sobretudo em relação com a mente e o sexo. Convertem a timidez em enfermidade e a medicam. Agora inventaram a disfunção sexual feminina: “Você padece disfunção sexual feminina..., não se ria...

- De acordo.

- ... se nos últimos seis meses você rechaçou uma proposição de relação sexual ou não teve uma com satisfação plena”. Cada vez que se reúne um dos comitês de hipertensão arterial (o estadounidense, o europeu, ou o da OMS) baixam o nível de pressão arterial considerado normal, e o mesmo ocorre com o colesterol.

- Explique-me.

- Em poucos anos se diminuiu de tal maneira o limite de normalidade do colesterol que cada vez há mais população que deve tratar-se. Nos USA, aumentou de 3 milhões de pessoas a 25 em 10 anos.

- Assombroso.

- A indústria farmacêutica dedica o dobro (na Espanha, o triplo) de seu orçamento para promoção comercial que para a investigação. Uma visita do representante comercial vem a gerar umas 35 novas receitas do medicamento. O assombroso é que não haja em Saúde uma espécie de central de compras de medicamentos com gente formada.

- Quem se ocupa da formação continuada do pessoal sanitário?

- Os laboratórios, assim que é muito difícil assegurar que não haja uma influência de interesses comerciais.

“A diferença entre um medicamento e um veneno consiste na dose”. (Dr. Joan-Ramon Laporte)

“As empresas farmacêuticas muitas vezes não estão tão interessadas na cura, mas na obtenção de dinheiro, assim a investigação, de repente, foi desviada para a descoberta de medicamentos que não curam completamente, tornam isso sim, a doença crônica. Medicamentos que fazem sentir uma melhoria, mas que desaparece quando o doente pare de tomar a droga.(Dr. Richard J. Roberts, Prêmio Nobel de Medicina em 1993)

Fonte: http://www.lavanguardia.com/lacontra/20110124/54105214595/las-medicinas-curan-o-causan-cualquier-enfermedad.html

Imagem: jaderresende.blogspot.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.