"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

sábado, 23 de março de 2013

Está decidido: homossexualidade é normal

casamentogay
Já postei sobre este assunto, mas hoje volto a ele porque se trata de um assunto que está ocupando bastante a mídia e, portanto, a cabeça das pessoas.
De um lado os grupos LGBTs exigindo que sejam respeitados e pedindo a legalização do casamento entre indivíduos do mesmo sexo. De outro lado os crentes (evangélicos principalmente) lotando a internet de críticas, apostrofando os gays, dizendo que homossexualidade é pecado, que é condenado pelo seu deus (aquele Jeová da bíblia).
Eis o que diz um cientista a respeito: Há uma espécie de primata, os bonobos, que é muito próxima de nós: dividimos com eles 98% do nosso DNA. Entre os bonobos, a interação sexual vai muito além do que apenas uma forma de reprodução. Esses e outros primatas usam o sexo de muitas outras formas: para negociar, para ganhar comida, para prevenir agressões. Há muitas interações entre machos e fêmeas que não têm nada a ver com a concepção de filhotes. São espécies muito próximas a nós e acho que demonstram que o sexo tem outras funções, que reprimimos por causa da herança cristã. (http://colunas.revistaepoca.globo.com/mulher7por7/2009/07/22/ninguem-e-100-homem-ou-100-mulher-estamos-todos-no-meio/)
A sexualidade humana começou a ser mais estudada nos últimos tempos e se não fosse o ranço judaico-cristão, os homossexuais já seriam aceitos como perfeitamente normais – um terceiro sexo.
O Dr. Tiger Howard Devore, psicólogo e especialista em terapia sexual tem profundo conhecimento, a partir de 25 anos de prática terapêutica, dos problemas envolvendo sexo e gênero e é enfático ao dizer que não existe somente dois sexos – masculino e feminino. Há uma gama de alterações que vão desde configurações fisiológicas a emocionais ou cerebrais. Ele cita exemplos como intersexuais e transgêneros ou transsexuais.
"Os intersexuais são pessoas que nascem com elementos ambíguos ou com graus variados de anatomia masculina e feminina. Alguns intersexuais nascem com cromossomas diferentes dos típicos XX ou XY, nomeadamente o síndrome de Klinefelter (XXY) e o síndrome de Turner (XO). Outras formas de intersexualidade incluem o síndrome de insensibilidade ao androgénio (AIS) em pessoas com cromossomas XY e hiperplasia adrenal congénita (CAH). Uma em cada 100 pessoas apresenta alteração sexual” (intersexualidade ou hermafroditismo). (http://www.rea.pt/forum/index.php?topic=12707.0)
Transexuais são aquelas pessoas que se identificam no gênero oposto. E isso acontece bem cedo na vida, já na infância. (ver no vídeo a menina Josie que nasceu Joseph: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=G7EcvKLrvsM#! Seus pais até tentaram fazer dela um menino, mas por fim percebendo a felicidade da filha como menina, capitularam.
Quando os órgãos sexuais do sexo oposto são internos, muitos indivíduos crescem e morrem sem saber que são intersexuais. Não poderia esse ser o caso de muitos homossexuais?
Na década de 1950 iniciou-se uma prática realmente criminosa: as cirurgias para definir o sexo dos nascidos intersexuais. Decisão tomada pelos pais ou médicos, sem levar em consideração que no futuro aquele bebê poderia escolher o outro sexo. Essa prática já levou alguns intersexuais ao suicídio.
Joan Roughgarden, PhD em Biologia por Harvard, viajou pelo mundo estudando o sexo e gênero de pássaros, anfíbios, peixes, répteis e mamíferos e observou que cerca de 50% das espécies animais não estão incluídas na categoria binária de sexualidade - macho e fêmea.
Eu fico muito admirada ao constatar que em pleno século XXI a humanidade ainda é tão preconceituosa com os diferentes e ainda se baseia num livro ultrapassado. Sim, ultrapassado porque a Bíblia (A.T.) traz regras de conduta que precisavam ser aplicadas àquela época. A condenação do homossexualismo poderia se dever à necessidade de aumentar a população. Hoje já não é necessária a sua proibição, aliás, talvez seja uma forma da natureza conter um pouco a superpopulação (tudo está sempre justo e certo dentro da divina ordem).
Há pouco tempo assisti na TV um casamento de dois rapazes após 16 anos vivendo juntos. Foi uma cerimônia bela e tocante, onde se percebia o amor entre eles. Os preconceituosos só veem o lado sexual dessas relações, mas muito mais do que isso são relações de amor entre duas pessoas, independente de sua sexualidade. Precisamos respeitar isso ou deixamos de viver uma democracia.
A homossexualidade ou orientação sexual é de nascença, mesmo que desvairados ignorantes apresentem suas ideias contrárias à ciência nas suas aparições na TV, alegando que não existe gene homossexual, como se somente isso fosse explicação para o caso.
Não podemos acatar afirmações sem maiores pesquisas por parte de quem as faz. A pesquisa ainda não foi esgotada, mas tudo leva a crer que a ciência chegará, sim, a mostrar que a homossexualidade é natural e se trata de um terceiro sexo.
Na Índia, em muitos formulários burocráticos, constam três espaços a serem preenchidos na identificação do sexo da pessoa: M (masculino), F (feminino) e T (transexual).
Excluindo os seguidores irrestritos da bíblia (esses não tem jeito mesmo), as demais pessoas poderiam começar a buscar mais conhecimentos, pesquisar mais e por fim refletir se não estão se baseando num paradigma errado.
Como diz Joan Roughgarden: “Não seria a primeira vez que nossa espécie faz cair por terra crenças muito arraigadas como quando tivemos que aceitar que a terra não era plana nem o centro do Universo.”
Assistam o vídeo citado acima. Terão uma nova perspectiva sobre o assunto; tenho certeza.
Imagem: g1.globo.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Os malefícios da Bíblia

menonitas

Após assistir a um documentário no NatGeo sobre os menonitas que vivem na Bolívia, julguei que precisava tratar do tema aqui já que o objetivo deste blog é expandir consciências.

Fiquei de boca aberta durante a maior parte do documentário, recusando-me a crer que nos dias atuais tanta ignorância ainda se mantenha.

Os menonitas são um grupo de denominações cristãs que descende diretamente do movimento anabatista que surgiu na Europa no século XVI, na mesma época da Reforma. Tem o seu nome derivado do teólogo frísio Menno Simons”. (Wikipédia)

O documentário mostra principalmente os costumes de uma colônia ultraconservadora localizada em Manitoba, lado oriental da Bolívia. Vejamos então alguns fatos:

Os integrantes dessa colônia menonita não usam eletricidade ou asfaltamento de ruas. Dedicam-se à agricultura, sendo este, pelo que entendi, seu único modo de subsistência.

Seus membros não podem ouvir música, portanto não podem possuir rádios ou qualquer outro aparelho de reprodução, o que, aliás, também fica difícil já que não possuem eletricidade.

A única música que existe, durante os cultos religiosos, é a entoação de seus hinos, mas sem a participação de qualquer instrumento musical, que também são proibidos.

Não podem possuir telefones, celulares ou computadores (este, segundo eles, consta da bíblia como proibitivo), ou seja, nada de tecnologia entra na colônia. Podem andar de carro, mas é proibida a direção ou posse de algum. Sua locomoção é através de charretes ou carroças movidas à tração animal (pelo jeito fazer um animal de escravo é permitido pela bíblia).

Todos eles falam alemão (língua do país de origem). Às meninas não é estimulado o aprendizado do espanhol, mas os meninos podem aprendê-lo (precisarão para depois poder vender sua colheita nas cidades vizinhas).

Na escola (localizada dentro da colônia) não é ensinado geografia, ciências e outras matérias comumente curriculares em escolas normais. Ou seja, eles não têm nenhum preparo para poder seguir estudos avançados.

Qualquer membro que não se adeque às regras da colônia ou religião é excomungado e não poderá mais ter contato com os outros membros da comunidade, mesmo que sejam familiares.

Tudo isso não é deixar a gente de boca aberta ou cabelo em pé?

Agora vamos ao que determina tal tipo de vida nos moldes da Historia Antiga? A famosa bíblia.

Os pastores ou ministros da religião são os ditadores das regras, segundo eles, encontradas na bíblia. Parêntese: os pastores são todos abastados, enquanto que membros da colônia que estejam desgostosos com os costumes não podem se afastar da mesma por não possuírem dinheiro suficiente para tal.

Os menonitas, como outras denominações religiosas, se dizem cristãos, mas o que menos seguem é ao Cristo. Seguem sim o Antigo Testamento que é a religião dos judeus.

Jesus, segundo a própria bíblia, teria dito repudiando a tradição dos anciãos: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim (Marcos 7:6) e em vão me adoram ensinando doutrinas que são preceitos de homens (Marcos 7:7).

Eis o malefício da bíblia quando lida e seguida por pessoas ignorantes: voltam a viver como nos tempos antigos. Há outros exemplos além dos menonitas como os amish (também oriundos dos anabatistas), os judeus hassídicos e os mais conhecidos, as testemunhas de Jeová. Quando digo ignorantes não estou usando o termo pejorativamente e sim no sentido de ignorar outras verdades, outras ideias, filosofias, etc.

O apego aos ensinamentos bíblicos do Antigo Testamento apresenta outro ponto negativo que é a repressão do instinto sexual. Daí ser bem comum no meio cristão, tanto católico quanto evangélico, o costume do estupro e pedofilia. Nessa mesma colônia retratada no documentário houve em 2011 a prisão de 7 integrantes da comunidade e que foram condenados pelo estupro de mais de 100 mulheres.http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110826_bolivia_estupros_rp.shtml

Sei perfeitamente que há “cristãos” mais de acordo com os novos tempos, como os católicos e boa parte dos evangélicos, mas mesmo esses, por causa de sua incondicional crença na bíblia, se mostram em grande parte preconceituosos e até fundamentalistas fanáticos. Temos em nosso país exemplos bem conhecidos que aparecem na televisão e agora até no nosso legislativo.

O Antigo Testamento não pode servir de exemplo a ser seguido por ninguém, pois está permeado de atitudes vis e criminosas como incesto, escravidão e assassinatos em massa, inclusive de crianças. É um texto que se presta brilhantemente para que ministros de igrejas continuem manipulando e exercendo poder sobre suas “ovelhas” (este termo tão usado por eles já diz exatamente o que são os seguidores das religiões cristãs). Veja aqui: http://expandiraconsciencia.blogspot.com/2012/03/mentalidade-de-rebanho-explicada.html

É, há muito caminho pela frente para que haja mais expansão de consciência neste planeta...

Imagem: http://de-avanzada.blogspot.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

sexta-feira, 8 de março de 2013

As Sete Emoções Negativas conforme a medicina chinesa

acupuntura

A medicina oriental, principalmente a chinesa e indiana, tem milhares de anos. É uma medicina de caráter holístico, não está fundamentada nos sintomas e sim no equilíbrio do paciente como um todo.

Até a medicina ocidental já está mais atenta aos problemas físicos de ordem psicossomática. Futuramente creio que chegará à mesma conclusão que a medicina chinesa – antes do físico, a doença se manifesta no corpo energético do ser humano.

Fique sabendo a ligação entre sete emoções e órgãos do corpo conforme a ótica da medicina chinesa.

“Raiva

Está associada ao fígado. Por sua natureza, a raiva causa o aumento do qi, o que provoca rosto e olhos avermelhados, dores de cabeça e vertigens. Isso coincide com o padrão de aumento do chamado fogo do fígado. A raiva também pode fazer o qi do fígado “atacar o baço”, produzindo falta de apetite, indigestão e diarréia, geralmente isso ocorre com pessoas que discutem na mesa de refeições ou comem enquanto dirigem.

Numa visão mais a longo prazo, a raiva ou frustração reprimida normalmente causa a estagnação do qi e isso pode resultar em depressão ou desordens menstruais. É interessante notar que as pessoas que ingerem ervas para liberar o qi estagnado do fígado normalmente experimentam surtos de raiva quando a estagnação é liberada. A raiva passa quando o equilíbrio é restaurado. Da mesma forma, geralmente a raiva e a irritabilidade são os fatores determinantes no diagnóstico da estagnação do qi do fígado.

Muitas pessoas ficam aliviadas ao saber que sua raiva tem um fundo fisiológico. É essencial evitar ingerir café durante o tratamento de desordens do fígado relacionadas à raiva, pois o café aquece o fígado e intensifica muita a condição desfavorável.

Alegria

A emoção da alegria está ligada ao coração. Uma desordem relacionada à alegria pode parecer estranha, já que a maioria das pessoas deseja o máximo de alegria em suas vidas. As desordens dessa emoção não são causadas pela felicidade. O desequilíbrio surge quando entusiasmo ou estímulos excessivos ocorrem ou boas notícias súbitas chegam como um choque para o sistema.

Ao avaliar os níveis de estresse os psicólogos verificam todas as fontes de estresse: positivas e negativas. É claro que a morte de um cônjuge ou a perda de um emprego é uma fonte significante de estresse. Porém, um casamento ou promoção no emprego, ainda que seja uma ocasião feliz, também é uma fonte de estresse.

Uma pessoa que está constantemente saindo, freqüentando festas e vivendo uma vida de excessos, pode acabar desenvolvendo desequilíbrios do coração como palpitações, ansiedade e insônia. Uma pessoa com desequilíbrios no coração também pode demonstrar sintomas emocionais, já que o coração é o lar do espírito (shen). Uma pessoa com sérios distúrbios no shen do coração pode ser vista conversando alegremente consigo mesma e tendo surtos de gargalhadas.

Tal comportamento resulta da incapacidade do órgão do coração em proporcionar um local de descanso estável para o espírito. Esse tipo de desequilíbrio é tratado com acupuntura ao longo do meridiano do coração. Os tratamentos herbários consistem em fórmulas que nutrem o sangue do coração ou yin. Se o fogo do coração perturba o espírito, ervas que limpam o calor do coração são usadas.

Preocupação

A preocupação, uma emoção muito comum em nossa sociedade repleta de estresses, pode esgotar a energia do baço. Isso pode causar distúrbios digestivos e acabar levando à fadiga crônica: um baço enfraquecido não pode transformar o alimento em qi de maneira eficaz e também os pulmões são incapazes de extrair o qi do ar eficientemente.

Uma pessoa que se preocupa muito “transporta o peso do mundo sobre seus ombros”, e uma palavra que descreve muito bem como uma pessoa se sente quando o qi de seu baço está fraco é depressão. O tratamento inclui moxa e ervas que fortificam o baço, o que proporciona à pessoa energia para lidar com os problemas da vida em vez de vivenciá-los.

Pensamento obsessivo

Pensar excessivamente ou obsessivamente sobre um assunto também pode esgotar o baço, o que causa a sua estagnação. Uma pessoa com essa condição pode exibir sintomas como falta de apetite, esquecer de se alimentar e inchaço após comer. Com o tempo, a pessoa pode desenvolver uma complexão pálida devido à deficiência de qi do baço. Eventualmente, isso pode afetar o coração, fazendo a pessoa sonhar com os mesmos assuntos à noite. Geralmente os estudantes são afetados por esse desequilíbrio. O tratamento padrão é usar ervas que tonifiquem o sangue do coração e o qi do baço.

Tristeza

A tristeza ou pesar afeta os pulmões, produzindo fadiga, falta de ar, choro ou depressão. O tratamento dessa condição envolve acupuntura para os pontos ao longo dos meridianos do pulmão e rim. Normalmente, fórmulas herbárias são usadas para tonificar o qi ou yin dos pulmões.

Medo

A emoção do medo está relacionada com os rins. Essa ligação pode ser prontamente percebida quando o medo extremo faz uma pessoa urinar incontrolavelmente. Nas crianças isso também se manifesta quando elas urinam na cama, o que os psicólogos associaram com insegurança e ansiedade.

A ansiedade prolongada devido às preocupações com o futuro pode esgotar o yin, yang e qi dos rins, o que pode eventualmente levar à fraqueza crônica. O tratamento envolve tonificar os rins com tônicos yin ou yang, dependendo dos sintomas particulares.

Choque (pavor)

O choque é especialmente debilitante para os rins e o coração. A reação “lutar ou fugir” causa uma liberação excessiva de adrenalina das glândulas adrenais ou supra-renais que se localizam sobre os rins. Isso faz o coração responder com palpitações, ansiedade e insônia.

O estresse crônico oriundo do choque pode ser muito debilitante para o sistema inteiro, causando uma ampla gama de problemas. O choque severo pode ter um efeito duradouro sobre o shen do coração, como fica evidente em vítimas da síndrome do estresse pós-traumático. O tratamento envolve psicoterapia, ervas que acalmam o espírito e nutrem o coração e rins, e tratamentos regulares de acupuntura.”

Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/medicina-chinesa-causas-das-doencas6.htm

Imagem: saudeonline.grupomidia.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.