"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Está entediado? Descubra agora qual o seu tipo de tédio

tedio

Um mestre já disse que criamos dramas em nossas vidas porque na maior parte do tempo estamos entediados. O drama vem agitar um pouco as coisas e nos fazer sentir vivos.

Nem todo tédio é o mesmo, de acordo com um novo estudo.

“Uma equipe de pesquisadores do Canadá, Estados Unidos e Europa identificaram um tipo de tédio, chamado tédio apático, que envolve sentimentos desagradáveis de desamparo aprendido e que tem semelhanças com a depressão.

O tédio apático agora é o quinto tipo de tédio identificado por pesquisadores, que tinham detalhado outros quatro tipos de tédio em estudos anteriores. Os tipos de tédio são diferenciados tanto por um nível de excitação mental - que vão desde inquieto a calmo - e pela positividade ou negatividade associada a esse tédio.

A descoberta do quinto tipo de tédio é baseado em dados de 63 estudantes universitários e 80 estudantes do ensino médio na Alemanha. O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Konstanz e da Universidade Thurgau de Formação de Professores, e foi publicada na revista Motivação e Emoção.

Confira os cinco tipos de tédio abaixo para saber que tipo de "aborrecimento" você está experienciando:

Tédio indiferente: Pessoas com esse tipo de tédio sentem-se aposentadas, indiferentes e relaxadas.

Tédio calibrado: Pessoas com este tipo de tédio se sentem inseguras e são receptivas a distrações.

Tédio investigador: Pessoas com esse tipo de tédio são inquietas e buscam ativamente uma distração ou mudança.

Tédio reagente: Pessoas com esse tipo de tédio estão motivadas a deixar a situação em que estão em uma alternativa específica.

Tédio apático: Pessoas experienciando esse tipo de tédio aprenderam a sentirem-se impotentes, semelhante à depressão.

Recentemente um estudo de Perspectivas em Ciências Psicológicas mostrou que, em geral, o tédio pode ser fixado a três coisas: 1) a incapacidade de se concentrar ou prestar atenção; 2) o conhecimento de que não podemos prestar atenção e 3) culpando a nossa incapacidade de prestar atenção em nossas circunstâncias.

Há bons e maus lados no tédio, de acordo com pesquisas anteriores. Um estudo do International Journal of Epidemiology, por exemplo, mostrou uma associação entre sentir-se entediado e ser mais propenso a morrer cedo de problemas cardíacos (embora os pesquisadores notaram que o tédio provavelmente está relacionado com fatores de risco, como beber ou fumar). Por outro lado, um estudo apresentado em um encontro da Divisão de Psicologia do Trabalho da Sociedade Britânica Psicológica mostrou que o tédio no trabalho pode facilitar a criatividade, provavelmente por causa de todo o tempo extra de sonhar acordado.” http://www.huffingtonpost.com/2013/11/18/boredom-five-kinds-apathetic_n_4297276.html?utm_hp_ref=healthy-living&ir=Healthy+Living

A despeito das conclusões dos pesquisadores sobre alguns benefícios do tédio, vamos combinar que o melhor é não senti-lo. E como conseguir isso?

Resposta óbvia: viver a vida ao invés de somente passar por ela. O ser humano acostumou-se a viver no piloto automático a maior parte do tempo. Repete diariamente, desde o levantar da cama, rotinas insignificantes, faz coisas sem prestar atenção, pensa uma coisa, mas diz outra diferente, corre de um compromisso para outro sem se dar um tempo para pensar em si próprio, cumprimenta o vizinho distraidamente (quando o faz), esquece, ao sair, de dar um beijo no cônjuge ou nos filhos, envolve-se em rituais mecânicos e sem sentido (falar sobre o tempo, fofocar de colegas, etc.), enfim ... passa pela vida.

E, quando a vida está muito chata, arruma um drama para poder, finalmente, sentir alguma coisa.

Precisamos lembrar que somos seres sencientes, o sentir faz parte de nossa natureza e é o sentimento que nos faz desfrutar a vida. Pessoas que têm uma vida rica de sentimentos dificilmente sentirão tédio.

Pensem nisso e não esqueçam também de alimentar seus cérebros com “comidas nutritivas” (cérebro ocupado não dá lugar ao tédio). Troque o Facebook ou o Twitter por um bom livro.

Imagem: noticias.universia. com.br

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

É possível tudo “ver” e memorizar?

gorila

Já falamos aqui no blog sobre como nossa percepção pode nos enganar sobre a realidade que nos circunda. Além dos quesitos já apontados, dependemos também de nossa capacidade de atenção e memória para nos apropriar convenientemente da realidade.

Cristopher Chabris e Dan Simons, psicólogos norteamericanos, publicaram um livro chamado O Gorila Invisível onde detalham ilusões do dia a dia que influenciam nossa vida: ilusões de atenção, memória, confiança, saber, causa e potencial. Aqui vamos nos deter na capacidade de atenção e memória.

Os autores apontam que mesmo sabendo o quanto nossas convicções e palpites são equivocados continuamos obstinadamente resistentes a mudanças.

O título do livro refere-se a um experimento que ambos fizeram com estudantes de Psicologia da Universidade de Harvard. No experimento os participantes tinham de assistir a um vídeo onde algumas pessoas fazem passes de bola umas para as outras. Metade delas estão de camiseta branca e as outras de camiseta preta. Os participantes tinham de contar quantos passes eram feitos entre as pessoas vestindo camisetas brancas.

Os estudantes acertaram o número de passes, mas deixaram de ver um “gorila” que de repente cruza o ambiente onde estão os jogadores. Essa falha é chamada de cegueira não intencional ou cegueira por desatenção, termo que parece ter sido cunhado por Arien Mack e Irvin Rock, que escreveram um livro com esse nome

Após experimentos realizados, eles concluíram que quando a atenção é absorvida por uma tarefa visual exigente, é como se a pessoa tivesse um ponto cego para outras coisas.

“Por que isso acontece? Trata-se apenas do jeito como nossas mentes funcionam?

Você poderia chamá-lo de um efeito colateral da maneira como a mente é projetada. Outros pesquisadores descobriram que quando você prestar atenção a alguns aspectos de seu mundo visual, os sistemas do cérebro responsáveis por processar o que você está prestando atenção aumentam a atividade. Isso é parte do que é a atenção. É dedicar mais poder de processamento de informações para o que você está prestando atenção. Ele permite que você faça coisas com um estímulo que você não poderia fazer de outra forma. Por exemplo, você pode seguir uma bola movendo-se a velocidades muito altas, mas não pode fazer isso sem prestar atenção.

O fato de que podemos prestar atenção nos dá grande vantagem, aumenta o poder computacional do cérebro no que diz respeito ao que nós estamos prestando atenção, mas o custo é que diminui o processamento de informação feito noutro local. A atenção é uma habilidade maravilhosa, mas de certa forma, é como um jogo de soma zero, tira o nosso poder de perceber objetos inesperados. Isso surpreende as pessoas. Sua intuição é que essas coisas vão agarrar sua atenção. Acontece que a atenção pode ser dedicada tão fortemente a uma coisa que você absolutamente não percebe outras coisas.

Cegueira por desatenção e os outros exemplos em seu livro são conhecidos como "ilusões diárias." Como você define esse termo?

São ilusões sobre a forma como a nossa mente funciona. Pensar que você vai notar tudo de importante que acontece é uma ilusão sobre como sua mente funciona. Pensar que você vai se lembrar de coisas com mais detalhes e com mais precisão do que você faz é uma ilusão sobre como sua mente funciona. Quanto mais pensa sobre eles, mais percebe o grande papel que desempenham no comportamento e decisões todos os dias. Você não precisa de equipamentos especiais para experimentar isto. Elas acontecem o tempo todo na vida cotidiana.

A mídia tem sido conhecida por desancar políticos que contam histórias sobre o seu passado, que não aconteceram com eles. Mas de acordo com o seu trabalho eles poderiam estar sofrendo do que você chama de "a ilusão da memória." Descreva isso.

Quando os políticos dizem algo sobre seu próprio passado que não é verdade, o debate sempre se inflama. Eles são mentirosos? Eles estão perdendo a razão? Mas esta é a maneira como a memória funciona. Ela não é tão perfeita como pensamos. A ilusão da memória é a nossa maneira de resumir os resultados de décadas de pesquisas sobre o funcionamento da memória. Memória não funciona como uma câmera de vídeo. Não grava tudo o que acontece com você. É tendenciosa em formas sistemáticas. Normalmente, nossas lembranças têm-nos no centro da ação muito mais do que realmente foram. Nossas memórias nos fazem parecer melhor do que somos e nossas memórias também tendem a conformar-se ao que se espera que aconteça e perder detalhes sem importância.

Há algo que possamos fazer para melhorar a forma como a nossa mente funciona?

Nós estamos trabalhando em um novo livro, que vai tentar responder a essa pergunta. Sabendo que nossas mentes são limitadas dessa maneira, podemos ver o que está faltando? Podemos saber quando poderia estar em território cognitivo perigoso e precisamos prestar atenção extra ou repensar os pressupostos ou questionar o nosso conhecimento? Parte da resposta é aprender mais sobre como sua mente funciona. O próximo passo é ser mais honesto com você mesmo sobre o seu próprio nível de conhecimento. Muitas más decisões são feitas quando as pessoas superestimam seu próprio conhecimento. Adotar uma atitude de humildade sobre o seu próprio conhecimento é crucial.

Então você pode começar a pensar em maneiras específicas de ver o que está perdendo - talvez procurando por mais informações relevantes para a sua decisão. Você pode refletir sobre seus próprios processos de tomada de decisão. Eu estava usando toda a informação que eu deveria ter? Eu estava tirando conclusões precipitadas?” (http://www.smartplanet.com/blog/pure-genius/qa-christopher-chabris-psychology-professor-on-everyday-illusions/)

Excelentes sugestões as ofertadas pelo Dr. Chabris, principalmente para aqueles que se consideram sempre “certos” sobre tudo. rsrs

Aqui vai o link de uma das versões que existem no Youtube sobre o experimento citado acima. Quando o vídeo começa você deve contar quantos passes são dados entre os jogadores de camisa branca.

http://www.youtube.com/watch?v=2pK0BQ9CUHk

Imagem: http://www.smartplanet.com/

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.