"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Somos ricos! Somos cultos!

medicos

Este foi o grito de ordem de um grupo de médicos que protestou frente ao Ministério da Saúde no mês de julho.

Agora eu pergunto: riqueza e cultura dão habilitação para tratar um doente?

Não contentes com o vexame que deram perante a nação, no dia da chegada dos médicos cubanos em Fortaleza fizeram um “corredor polonês” e vaiaram os colegas recém chegados chamando-os de escravos.

Esse episódio me fez sentir muita vergonha de ser brasileira!

A saúde pública está terrível? Está.

Faltam equipamentos e infraestrutura nos postos de atendimento? Sim.

Isso é responsabilidade do governo? É.

Contudo isso não é culpa dos médicos que aqui estão chegando e que vão beneficiar uma população carente. Por que então vilipendiá-los?

Os representantes da classe médica, em suas declarações à imprensa, utilizaram-se de dois argumentos contra a vinda dos médicos estrangeiros: 1) a falta do exame “revalida” e 2) a ausência de médicos brasileiros nos “cafundós” ser por falta de condições para trabalharem.

1) O exame Revalida:

As palavras a seguir são de um médico brasileiro que trabalha em Portugal.

(...) “o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, CREMESP, avaliou os formandos de forma obrigatória em 2012. Menos da metade dos médicos foi aprovada nesse exame.

(...) O viés da primeira edição do exame, em 2010, foi vergonhoso. Chamado de Revalida, o exame acontece em duas etapas, uma teórica e outra prática. O nível de dificuldade foi tão grande que só dois, entre mais de 600 inscritos, formados em diferentes escolas médicas do mundo, foram chamados para a segunda fase. Os organizadores reconheceram que o nível de exigência foi além do necessário e prometeram reformular o exame.

Seria bem interessante que nossos médicos se submetessem a este exame ao final do curso de medicina. Não seria justo que os médicos brasileiros também só fossem autorizados a exercer medicina se passassem no Revalida? Se a preocupação é com a qualidade do profissional que vai ser lançado no mercado de trabalho, o que importa se ele foi formado no Brasil, em Cuba ou China? O CFM se diz tão preocupado com a qualidade do médico cubano, mas não faz nada contra o grande negócio que se tornaram as faculdades caça-níqueis de Medicina. No Brasil existe um exército de médicos de qualidade pavorosa.” . (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/07/os-medos-dos-medicos-brasileiros.html)

Ah, eu sei bem disso. Estou praticamente sem poder caminhar porque após dois anos consultando com diversos médicos (não do SUS, mas de convênio), nenhum deles foi capaz de me dar um diagnóstico para a dor em minhas pernas. Foi preciso eu consultar com um quiropraxista para aí sim obter um diagnóstico. Claro que em dois anos o problema se agravou bastante e agora estou penando para revertê-lo.

2) Falta de condições para os médicos trabalharem.

Sim há falta de condições, mas isso é somente uma desculpa dada pelos médicos “ricos” e “cultos”. Vi num programa de TV que em uma cidade do nordeste não carente de infraestrutura, o prefeito ainda estava procurando um candidato que aceitasse os “míseros” R$ 37.000,00 que estava oferecendo de salário.

Quem me dera ganhar a metade dessa quantia por mês...

Eu entendo que todo profissional tem direito a querer boa recompensa financeira por todo seu investimento anterior, no entanto, atualmente, a classe médica demonstra estar mais preocupada em faturar do que curar seus pacientes (com raras e honrosas exceções).

Essa falta de médicos no interior não é de agora, já existia na década de 1960 quando um primo se formou em Medicina e seus colegas não acreditaram quando ele disse que iria clinicar em uma pequeníssima cidade do interior.

O objetivo da contratação desses médicos estrangeiros é prestar o atendimento básico e para tanto não é necessário equipamentos de última geração, aliás, os médicos brasileiros não sabem mais fazer isto. À chegada de um paciente, mal o olham e após ouvir a queixa já pegam do formulário de pedidos de exames. Não são capazes de auscultar o paciente nem de tocá-lo para um exame físico (como faziam os médicos de antigamente).

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, João Batista Gomes Soares disse que iria "orientar meus médicos a não socorrerem erros dos colegas cubanos".

Onde está a ética desse médico????

Não vou defender aqui o Programa Mais Médicos porque não tenho todas as informações para chegar a uma opinião justa, mas tenho visto muita falta de perspectiva nas opiniões que andam por aí na mídia e na internet. Opiniões gratuitas sobre um assunto do qual não se conhece todas as variáveis, portanto, convido a refletir mais antes de emitir uma opinião.

Parece que o corporativismo da classe médica está impedindo-os de serem conscientes, não permita que suas crenças e ideologias façam o mesmo com você.

Imagem: https://plus.google.com/+JornalOGlobo/posts/8HVFCRFnmZX

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

6 comentários:

Maria de Lourdes disse...

Olá Atena querida! gostei da postagem! Uma vergonha nacional, uma falta solidariedade e calor humano, foi o que nós vimos.Deveria sim existir o revalida para os médicos daqui tambem, afinal não somos cobaias e até duvido que nem a metade passaria.

Atena disse...

Oi, M. de Lourdes:

Pois não é?
Talvez o revalida para os nossos médicos melhorasse o nível do atendimento atualmente prestado, ao menos na parte técnica, pois no quesito humano, é preciso bem mais.
beijos e obrigada pela visita

Beth Muniz disse...

Oi Atena querida,
O que achei?
Realista, simples, direta e correta a sua matéria.
Já que você não defende, defendo eu ‘O Mais Médico’ sem medo de errar.
Aliás, eu, e a maioria da população brasileira somos favorável à contratação de médicos estrangeiros por meio do Programa.
Pesquisa divulgada no dia 10, pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revela que 73,9% dos entrevistados apóiam o programa.

Os dados revelam que 49,6% dos entrevistados acreditam que o programa solucionará problemas graves relacionados à saúde no país.
Para 34,7% dos entrevistados, o serviço vai melhorar nos próximos seis meses.
Os EUA têm 25% dos profissionais formados no exterior. Na Inglaterra são 35%. No Canadá, acima de 20%. Sabe quanto é no Brasil? 1,78%.
Então, respondendo a sua indagação: os médicos brasileiros que são contra ao programa podem até ser ricos, cultos, não.
Porque demorei a comentar? Vacilo mesmo! Rsrsrs
Valeu Mestra.
Se cuide.
Beijo.

Atena disse...

Beth:
Quando começou a celeuma sobre os médicos estrangeiros, fui dar uma pesquisada sobre os outros países e inteirei-me desses dados que você colocou (o índice do Brasil, fico sabendo agora).
O problema aqui é que a classe é muito corporativista e influente também.
Fiquei contente que a justiça não se deixou convencer por eles. Ainda bem.
beijos e obrigada pelo comentário

Anônimo disse...

mas você realmente acredita que numa prefeitura furréca do interior, essa médica ou médico vai ganhar 27 mil por mês? Você acredita em tudo o que vê na TV? Nenhuma prefeitura nem a de SP paga isso a um médico do setor público! O Revalida é necessário, todo médico que trabalha na área pública não só fez o Revalida como também passou por uma prova de concurso público.A demonização dos médicos brasileiros pelo jeito é feita até nos meios místicos, pelo jeito rss rss. O médico brasileiro investiu em estudos, faculdades, cursos, passa noites e noites estudando, ganha mal na área pública,quem trabalha na área pública sabe que o povo não é tão santinho assim e adora puxar confusão nas repartições, hospitais e postos de saúde. Mas médico não é ser humano, não tem seus problemas e contas a pagar, e tem que trabalhar com um sorriso no rosto atendendo pacientes que acham que o médico é um deus. Quanta hipocrisia, quanta ignorância! Pra quem está buscando expandir a consciência, a sua parece estar bem estreita...

Atena disse...

Anônimo:
Pessoas já com consciência expandida não se escondem atrás de anonimato e também costumam ver todos os lados de uma questão, daí a razão deste texto. Parece-me que você está olhando um lado só. Aqui não foi feita demonização de médicos e sim um compartilhamento de alguns fatos que não aparecem na grande mídia. Agora, se você é médico/a, sinto muito por ter se ofendido. Sei que nem todos os médicos são mercantilistas, mas a atuação dos Conselhos tem se mostrado vergonhosa no seu lado corporativista e até sem ética. Se você não é médico/a, procure se informar mais, pois não sei de onde você tirou que: médicos brasileiros fazem o exame revalida para entrar no serviço público.