"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

terça-feira, 23 de abril de 2013

Monsanto ou Monsatã?

Monsanto

Se eu acreditasse em demônio, diria que a Monsanto é a própria expressão do mesmo. Acho que até agora nenhuma outra empresa fez tanto mal à saúde da humanidade quanto esta. Produzem, pesticidas, herbicidas e sementes transgênicas.

Monsanto é a mesma empresa que criou o “Agente Laranja”, herbicida espalhado por aviões americanos nas plantações, durante a guerra do Vietnã, e que causou inúmeros casos de malformação genética, câncer e outros problemas de saúde na população vietnamita e nos soldados americanos.

“Desde os anos 1980, a Monsanto tornou-se a líder mundial em modificação genética de sementes e ganhou 674 patentes de biotecnologia, mais do que qualquer outra empresa, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA.”( http://www.vanityfair.com/politics/features/2008/05/monsanto200805) Suas sementes compõem 93% da soja dos EUA, 88% do algodão e 86% do milho.

“Até agora, a empresa produziu sementes transgênicas da soja, milho, canola e algodão. Muitos mais produtos foram desenvolvidos ou estão em andamento, incluindo as sementes para beterraba e alfafa. A empresa também está buscando estender seu alcance para a produção de leite, comercializando um hormônio de crescimento artificial para vacas que aumenta sua produção, e está tomando medidas agressivas para colocar aqueles que não querem usar o hormônio do crescimento em desvantagem comercial.” (http://www.vanityfair.com/politics/features/2008/05/monsanto200805)

Também recentemente fui alertada pela Avaaz que estão tentando patentear as variações de sementes de pepino, brócolis e melão. Após patentearem, dominam o mercado das mesmas.

Caso alguns não saibam, desde que a Monsanto patenteou suas sementes transgênicas ela obriga os agricultores (em qualquer país do mundo) a pagar royalties pelas suas sementes na plantação inicial e mesmo nas colheitas posteriores, cobrando 2 por cento em cada.

O grande problema é que mesmo um agricultor não plantando sementes da Monsanto, o pólen dessas flutua, se desloca com o vento e polinizadores naturais vindo de outras áreas. Assim, os agentes da empresa podem detectar suas sementes numa plantação e cobrar os tais de royalties.

“Como entrevistas e resmas de documentos de tribunais revelam, a Monsanto baseia-se em um exército sombrio de investigadores privados e agentes no coração da área rural americana para impor o medo nas áreas de fazendas. Eles vão a campos e cidades agrícolas, onde eles filmam e tiram fotos secretamente de agricultores,donos de lojas e cooperativas; se infiltram em reuniões comunitárias e coletam informações sobre a atividade agrícola. Os agricultores dizem que alguns agentes da Monsanto fingem ser topógrafos. (...) Os agricultores os chamam de “a polícia da semente" e usam palavras como "Gestapo" e "Máfia" para descrever suas táticas.”(http://www.vanityfair.com/politics/features/2008/05/monsanto200805)

O mais legal (para a Monsanto) é que suas sementes são a únicas que resistem ao herbicida que eles mesmos fabricam, o Roundup. Ou seja, eles ganham duplamente.

Em junho do ano passado agricultores brasileiros que entraram com um processo contra a Monsanto tiveram suas reivindicações atendidas pelo STJ, mas como o ganho para os agricultores ainda dependia de outro tribunal, o do estado do Rio Grande do Sul, não sei em que pé está a questão, pois a Monsanto apelou da decisão.

Recentemente a dita empresa conseguiu aprovar nos Estados Unidos uma lei que impede os tribunais de proibirem a venda de um produto, mesmo que este produto tenha sido aprovado pelo governo por um equívoco. De acordo com uma variedade de grupos de consumidores de alimentos, agricultores orgânicos, sindicatos e outros, a Lei sequestra a Constituição, estabelece um precedente jurídico e coloca a Monsanto e outras empresas de biotecnologia acima dos tribunais federais. Isso significa que nem mesmo o governo dos EUA agora pode parar a venda, plantio, colheita ou distribuição de qualquer semente de GM, mesmo se está ligada a doenças ou problemas ambientais.”http://www.guardian.co.uk/environment/blog/2013/apr/04/monsanto-protection-act-gm

“O monopólio da Monsanto sobre as sementes, a destruição das alternativas, a obtenção de super-lucros no conceito dos royalities e a crescente vulnerabilidade das monoculturas criaram um contexto que propicia o crescimento das dívidas, dos suicídios e a angústia agrícola que alimenta a epidemia de suicídios dos camponeses hindus. O controle sistêmico se intensificou com o algodão Bt, por isso a maioria dos suicídios ocorre na cultura algodoeira.” (http://www.brasildefato.com.br/node/12652 )

“Entre junho de 2005 (data da introdução do algodão transgênico Bt no estado indiano de Maharashtra) e dezembro de 2006, 1.280 agricultores se mataram.” (http://aspta.org.br/campanha/monsanto-as-sementes-do-poder/)

Então, leitores, prestem atenção no que estão comendo (produtos transgênicos) e tenham consciência do poder maligno dessa empresa que só visa aumentar seus lucros ao custo do empobrecimento dos pequenos agricultores e danos à saúde humana.

Se quiser saber mais sobre a Monsanto, eis um ótimo vídeo que esclarece muita coisa: http://www.youtube.com/watch?v=D6-YkHO3kPY&feature=related

Imagem: veganovercome.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Mulher ainda é um ser inferior?

afegã

Hoje vamos refletir um pouco sobre o porquê de a mulher ocupar um segundo plano em muitas partes do mundo. O texto abaixo demonstra que o assunto é antigo.

Recebi este texto por e-mail e não posso garantir a veracidade das afirmações, mas do que observamos até hoje em sociedades ainda patriarcais, faz todo o sentido.

“Quando uma mulher tiver conduta desordenada e deixar de cumprir suas obrigações do lar, o marido pode submetê-la à escravidão. Esta servidão pode, inclusive, ser exercida na casa de um credor de seu marido e, durante o período em que durar, é lícito a ele (ao marido) contrair novo matrimônio”. (Código de Hamurabi - Constituição Nacional da Babilônia, século XVII A.C.)

“Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai, ao se casar de seu marido, se este morrer, de seus filhos e se não os tiver, de seu soberano. Uma mulher nunca deve governar a si própria”. (Leis de Manu - Livro Sagrado da Índia)

“A mulher deve adorar o homem como a um deus. Toda manhã, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: Senhor, que desejais que eu faça?” (Zaratustra - filósofo persa, século VII a.C)

“A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior.” (Aristóteles - filósofo, século IV A.C.)

Até tu, Aristóteles! Que decepção!

“E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.” (Gênesis – Bíblia, 2:22)

Primeiro, em Gênesis 1:27, é dito que: ... à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou. Ou seja, coerentemente, pois como o  Criador tem de ter as duas energias, feminina e masculina, o ser humano assim também foi criado, depois algum misógino resolveu criar a estória da costela para estabelecer a superioridade masculina. Aff!

“Que as mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar. Se quiserem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos.” (São Paulo - apóstolo cristão, ano 67 D.C.)

“Os homens são superiores às mulheres porque Alá outorgou-lhes a primazia sobre elas. Portanto, dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las: deixá-las sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher.” (Alcorão - livro sagrado dos muçulmanos, canalizado por Maomé no século VI)

Agora eu entendo porque nos países muçulmanos as mulheres estupradas são chicoteadas enquanto o criminoso não sofre nada. Ou porque o marido descontente com sua mulher corta-lhe o nariz.

“Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada de sua face. E é bem merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de linguajar ousado”. (Le Ménagier de Paris - Tratado de conduta moral e costumes da França, século XIV)

“As crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade para efetuar negócios.” (Henrique VII - rei da Inglaterra, século XVI)

Éramos comparadas a lunáticos e retardados...

“O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia.” (Lutero - reformador protestante, século XVI)

“Todas as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os súditos de Sua Majestade mediante o uso de perfumes, pinturas, dentes postiços, perucas e recheio nos quadris, incorrem em delito de bruxaria e o casamento fica automaticamente anulado.” (Constituição Nacional Inglesa - lei do século XVIII)

Siliconadas: atenção, podem ter seus casamentos anulados! rsrs

Então, o que acharam destas pérolas machistas e ignorantes? Esta é a nossa herança cultural.

Como ainda hoje a mulher é tratada como inferior em muitos países, é urgente que as pessoas tomem consciência disso e também procurem conscientizar os ignorantes.

Imagem: portalintegracao.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A sua luz e a minha luz são uma só e a mesma

jesus

Esta mensagem foi recebida por um dos participantes das pesquisas com EFC (experiências fora do corpo) do Instituto Monroe.

“Abençoados sejam aqueles que procuram por mim. Ao procurar por mim, o seu longo período de esquecimento vai chegar ao fim. Estarão acordando para quem verdadeiramente são – uma parte viva de mim, vida manifestada e amor iluminado.

Vocês se esqueceram de procurar por mim e ainda mais de contemplar o meu semblante, ó homens de pouca fé. Incontáveis são os que vivem na expectativa da minha chegada. Na verdade eu nunca parti.

Aquele que tem ouvidos que escute agora, que ele possa escutar agora.

Vocês me procuram no meio da sua cegueira. Olham para mim sem me reconhecer. Tocam a minha mão e não sabem em quem tocaram.

Vocês proclamam o meu nome e os meus ensinamentos como lhes convém e conforme a ocasião. Despertem, observem a realidade do meu ser que está entre vocês.

Sou o terremoto, o vento e o fogo.

Sou a voz suave que penetra na multidão.

Sou a paz além de qualquer entendimento.

Sou a luz que guia todos os homens ao Pai.

Sou o amor que tudo supera.

Sou a luz que ilumina as mentes dos homens. Sou o alimento do espírito dos homens.

Sou a sua vida e vocês a minha.

Sou o ar que vocês respiram.

Somos um só no Pai.

Não se desesperem, nunca os deixarei nem os abandonarei e nem podem vocês me abandonar, pois somos um só.

Deixem o velho caminho para trás. Ele deve morrer, suas cinzas sopradas para os quatro cantos da Terra. O novo está surgindo, mas vocês devem mudar de perspectiva. Não procurem por mim sob a forma de um homem. O tempo ainda não é chegado. Mas procurem por mim na vida que fala a vocês em suas atividades diárias. Vocês procuraram em lugar errado.

Não tenho limitações nem dimensões físicas. Desafio a lógica e estou além de suas suposições conceituais.

Vivo e me desloco e estou em tudo o que existe, vocês têm me procurado em lugar errado. O meu semblante está em cada rosto da criação do meu Pai. Procurem pelo irmão e verão o meu rosto.

Inclinem-se sobre um lago tranquilo. Não se enganem, a imagem que verão refletida é a minha própria.

Vocês não vêem a verdade agora?

Aprendam sobre mim. Peguem com as mãos uma folha, uma pedra, uma gota d’água e saibam que nada existe em que eu não esteja.

Vocês não sabiam que eu sou a vida eterna e assim não reconheço nem o passado nem o futuro? Apenas o presente. Vivam no presente comigo.

Eu estou na luz, como vocês estão na luz. Mas vocês não conhecem a sua luz. Estou aqui para lhes mostrar que a sua luz e a minha luz são uma só e a mesma. Quando vocês reconhecem essa luz divina como sendo uma parte de tudo o que existe, então começarão a compreender o seu relacionamento com a vida, com o seu criador, com o seu eterno Pai.

Eu nunca durmo e vocês devem aprender que os espíritos de vocês também não dormem. Quando descobrirem isso conhecerão sua vitalidade espiritual e sua disposição para a mais alta consciência. Sabendo disso, compreenderão que estou mais próximo de vocês do que suas mãos e pés. Nesse conhecimento, nesse saber somos um só.

Vivam na verdade. Sejam a verdade. Vivam a beleza. Sejam artistas em viver.

Vivam em mim, deixem-me expressar vocês.

Eu habito todo o espaço e nenhum espaço, todo o tempo e nenhum tempo.

Uma vez que vocês se tornarem uma parte da minha realidade, todo o poder lhes será restituído. Este é o poder que faz de vocês únicos entre todas as coisas. É o poder que lhes dará a liberdade.

Filhos, habitem em mim.”

Fonte: Viagens Além do Universo. Robert Monroe. Ed. Record

Imagem: http://www.turnbacktogod.com/

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Por que as religiões devem terminar

religião

Hoje compartilho com vocês uma entrevista dada a Laura Sheahen, editora de Beliefnet, por Sam Harris, após o lançamento de seu livro “O fim da fé”.

Sam Harris é um escritor premiado, ateu e praticante de meditação. Crê firmemente que as religiões causam mais mal do que bem para o mundo, pois são baseadas numa fé que incentiva a violência.

- Você disse que não-crentes devem tentar convencer pessoas religiosas "da ilegitimidade de suas crenças fundamentais." Por que essas crenças são perigosas?

Em matéria de crença religiosa, nós relaxamos padrões de razoabilidade e provas de que dependemos em todas as outras áreas de nossas vidas. Podemos relaxar tão totalmente que as pessoas acreditam em proposições as mais ridículas e estão dispostas a organizar suas vidas em torno delas. Proposições como "Jesus vai voltar nos próximos cinquenta anos e corrigir todos os problemas que os seres humanos criam" - ou, no mundo muçulmano: "morte em determinadas circunstâncias leva diretamente ao paraíso." Essas crenças não são muito contaminadas com boa evidência.

- Há crenças - como crianças acreditando na fada do dente - que eu não diria que são perigosas.

Certo. Aquelas não são tão consequentes. Mas esse estilo todo de acreditar e falar de crenças nos deixa impotentes para superar nossas diferenças um do outro. Temos os cristãos contra os muçulmanos, contra os judeus e não importa quão liberal sua teologia, apenas identificando-se como um cristão ou judeu, empresta validade tácita a este status quo. Pessoas moralmente se identificaram com um subconjunto da humanidade e não com a humanidade como um todo.

- Você está dizendo que devemos ser parte da raça humana e não fazer parte de qualquer grupo particular religioso ou nacional?

Sim. É ainda moda acreditar que o modo como você se organiza religiosamente nesta vida pode importar para a eternidade. A menos que nós possamos corroer o prestígio desse tipo de pensamento, nós não vamos ser capazes de minar estas divisões em nosso mundo.

Para falar especificamente do nosso problema com o mundo muçulmano, nós estamos serpenteando para um verdadeiro choque de civilizações e estamos nos iludindo com eufemismos. Nós estamos falando sobre o Islã sendo uma religião de paz que tem sido sequestrada por extremistas. Se já existiu uma religião que não é uma religião de paz, é o Islã.

-Quais são alguns dos problemas com o judaísmo e o cristianismo?

Não há nenhum texto mais bárbaro do que o Antigo Testamento da Bíblia - livros como Deuteronômio, Levítico e Êxodo. O Corão empalidece em comparação. Richard Dawkins, um ateu vocal, disse que o Deus do Antigo Testamento é um "monstro psicótico".

Não é só o caráter do Deus diabólico nesses livros, mas há prescrições explícitas de como viver que não são metáforas; elas não estão abertas para judô teológico. Deus apenas vem a público e diz "povo de pedra" e aí uma lista de ofensas tão absurdas e abrangentes que a matança nunca para. Você tem que matar pessoas por trabalhar no sábado. Você mata pessoas por prostituição.

-A evidência mostra que as pessoas tomam seus textos sagrados sem restrições?

É mais fácil fazer com a Bíblia porque a Bíblia é um livro tão grande e é tão contraditório; você pode usar partes dela para repudiar outras partes. Infelizmente, o Corão é uma mensagem muito mais curta e mais unificada.

Mas se você me perguntar quais são as coisas mais assustadoras no cristianismo: essa paixão com a profecia bíblica, esta noção que Jesus vai voltar como um vingador salvador para matar todas as pessoas más.

-Não seria mais correto só dizer que os cristãos acreditam que Jesus vai voltar?

Eles necessariamente não acreditam que ele vai voltar como uma pessoa vingativa para matar pessoas. Olhe para a teologia da série "Left Behind" e todos os extremistas religiosos em nossa cultura que descrevem um Jesus voltando com uma espada e punindo aqueles que não vivem em seu nome

Ter critério é uma coisa boa e é de esperar que os muçulmanos o tenham eventualmente também. Mas o Corão, praticamente em todas as páginas, é um manifesto pela intolerância religiosa. Convido os leitores do seu site que não tenham lido o Corão para que o façam. Pegar um marca-texto e destacar aquelas linhas que aconselha o crente a desprezar os infiéis e irá encontrar um livro que está todo coberto com o marca-texto.

-Vamos voltar à sua idéia de que as pessoas devem ser convencidas do "perigo e ilegitimidade" de suas crenças fundamentais. Como elas podem ser convencidas?

É um problema difícil porque as pessoas são altamente indispostas a ter suas crenças fundamentais desafiadas. Mas temos de acabar com os tabus que atualmente nos impedem de criticar a irracionalidade religiosa.

- Qual é a sua resposta para pessoas que gostam de ciência, que estão de acordo com ela, mas que dizem "não é suficiente, ela não me satisfaz, preciso de mais”?

Com religiosos moderados, você tem pessoas falando apenas de querer significado em suas vidas, o que questiono é um non-sequitur (falácia lógica) total quando se trata de justificar sua crença em Deus.

Se eu te dissesse que pensei que havia um diamante do tamanho de uma geladeira enterrado no meu quintal, e você me perguntasse, por que você acha isso? E eu digo, essa crença dá meu sentido de vida, ou minha família retira muita alegria dessa crença e nós cavamos por este diamante cada domingo e temos este poço gigantesco em nosso gramado. Eu iria começar a soar como um lunático para você. Você não pode acreditar que realmente há um diamante em seu quintal porque dá o significado da vida. Se isso for possível, é o auto-engano que ninguém quer.

- E se as pessoas preferem auto-engano ao desespero e caos?

Eu diria que não é realmente a alternativa. Qual é a alternativa? Se não existe um Deus que ordena coisas, algumas pessoas diriam que há caos, é tudo aleatório, sua vida é sem sentido. Realmente há desespero lá fora - especialmente sobre a evolução.

Você não tem que acreditar em Deus para ter a mais extraordinária experiência mística. Pessoalmente, eu passei dois anos em retiros de meditação, apenas meditando em silêncio, durante 12 a 18 horas por dia.

Você pode tentar ser um místico, como Meister Eckhart na tradição cristã, sem crer que Jesus nasceu de uma virgem. Você pode perceber o valor da comunidade e da compaixão e amor ao seu próximo sem jamais pressupor qualquer coisa com evidência insuficiente.

Há muitas ironias aqui (textos sagrados) são muito pobres guias de moralidade. A única maneira de você encontrar bondade em livros bons é porque você a reconhece. Eles são baseados em suas próprias intuições éticas. No Novo Testamento, Jesus está falando sobre a regra de ouro - uma grande, sábia e compassiva destilação de ética. Você está fazendo isso com base em sua intuição.

Esperançosamente, você também, reconhece que apedrejar alguém à morte, por não ser virgem, na sua noite de núpcias ou bater em seu filho com uma haste, como é recomendado em Provérbios, (que milhões de cristãos fazem em nosso país), não é uma coisa boa. Você sabe disso baseado em suas próprias intuições e na evolução humana sobre o que é ético e mais propício para a felicidade humana.

- Você está dizendo que nós podemos descobrir comportamento moral e ético, em nós mesmos, sem o benefício de conceitos religiosos.

Tudo o que temos é conversa humana para lidar com isto. Você pode ser refém de conversação humana que ocorreu há 2.000 anos atrás e tem sido consagrada nesses livros ou você pode ser aberto à conversação humana do século XXI. E se há algo de bom nesses livros, então é admissível conversa sobre moralidade no século XXI.

- Algumas pessoas dizem que o bem que a religião faz supera as coisas ruins.

Podemos fazer tudo o que é bom - e estamos fazendo tudo o que é bom - sem qualquer filiação com a religião. É verdade que há missionários cristãos, fazendo um trabalho muito bom na África. Existem grupos seculares como médicos sem fronteiras, fazendo o mesmo trabalho. Eles não precisam crer em Jesus que sai das nuvens para fazer esse trabalho.

Não é que as pessoas não façam coisas boas e heróicas, com base no seu dogma, é apenas que as coisas não são mais bem feitas com base no dogma religioso. Podemos concordar que a fome na África é intolerável para nós por razões perfeitamente compassivas, racionais e modernas e não tem nada a ver com crenças. Nós apenas temos que acreditar que é antiético que pessoas estão morrendo de fome, enquanto estamos jogando fora metade das nossas refeições.

Fonte: http://www.beliefnet.com/Faiths/Secular-Philosophies/Why-Religion-Must-End-Interview-With-Sam-Harris.aspx#

Imagem: exadventista.blogspot.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.