"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

terça-feira, 29 de junho de 2010

Consequência dos bundões

O texto abaixo é bom para refletir sobre como coisas que aconteceram no passado, inclusive o longínquo, podem afetar nossas vidas de hoje. Neste caso é uma questão concreta, mas peço que pensem sobre coisas que acreditam, que têm como verdadeiras, palavras escritas no passado e que embora pertinentes àquela época, hoje já não nos servem mais.

A maioria dos seres humanos não questiona o que lê, ouve ou assiste na TV, ou seja, não tem uma maior consciência sobre o mundo em que vive. Vivem de reclamar de tudo: do clima aos políticos, das leis, do vizinho e por aí afora. Mas somente uns poucos têm conhecimento, têm consciência do porque as coisas são como são.

Não será a hora de mudar isso?

Eu recebi este texto por e-mail sem indicação da fonte.

biga

A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas.

Por que esse número foi utilizado?

Porque era esta a bitola das ferrovias inglesas e como as americanas foram construídas pelos ingleses, esta foi a medida utilizada.

Por que os ingleses usavam esta medida?

Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças, antes das ferrovias e se utilizavam dos mesmos ferramentais das carroças.

Por que das medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças?

Porque a distância entre as rodas das carroças deveria servir para as estradas antigas da Europa, que tinham esta medida.

E por que tinham esta medida?

Porque essas estradas foram abertas pelo antigo Império Romano, quando de suas conquistas, e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas romanas.

E por que as medidas das bigas foram definidas assim?

Porque foram feitas para acomodar dois traseiros de cavalos!

Finalmente... O ônibus espacial americano, o Space Shuttle, utiliza dois tanques de combustível sólido (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol, em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-lo mais largo, porém tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.

Conclusão: O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho da bunda do cavalo da Roma antiga.

2 comentários:

Dan. disse...

Impossível não fazer relação: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/aqui-sempre-foi-assim-pra-que-mudar/31689/

Atena disse...

Você tem toda a razão. Usei bastante estes dois textos quando ministrava cursos de capacitação.