"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O mundo está mudando

Avaaz

Uma das características do ser humano é que ele é também um ser político-social. Este texto vindo da Avaaz contribui para expandir (aqueles que necessitam ) a consciência nessas áreas.

Ajude você também a mudar o mundo, assinando e/ou contribuindo financeiramente com a Avaaz.

Algo grande está acontecendo. Da Praça Tahrir à Wall St., de jornalistas cidadãos vertiginosamente corajosos na Síria a milhões de cidadãos que vencem campanha após campanha online, a democracia está em movimento. Não a democracia sensacionalista para a mídia, a democracia corrupta ou das eleições a cada quatro anos. Algo muito, muito mais profundo. Lá no fundo de nós mesmos estamos nos dando conta do nosso próprio poder para construir o mundo que sonhamos.

A marcha da democracia está varrendo o mundo, e em cada lugar em que ela está surgindo, a Avaaz está lá.

A Avaaz está com a bola toda, com 10,5 milhões de pessoas e crescendo rapidamente. Além disso, também estamos aprofundando nosso ativismo -- e com a combinação de números profundos e enormes, estamos ganhando, uma vez atrás da outra.

Não estamos apenas entregando efetivamente as petições, estamos estabelecendo esconderijos e rotas de infiltração para proteger os movimentos democráticos, desafiando corporações com ações judiciais ou convocando todos os seus acionistas, doando milhões para equipar os defensores de direitos humanos com a tecnologia mais recente, e entregando com impacto as vozes da nossa comunidade direta e pessoalmente aos presidentes, bilionários, embaixadores e ministros.

Está funcionando -- leia abaixo para saber como.

NA LINHA DE FRENTE DA PRIMAVERA ÁRABE

A Avaaz tem estado no centro das lutas pela democracia no mundo árabe. Com US$ 1,5 milhões de financiamento feito por meio de pequenas doações de nossos membros, rompemos a censura que os ditadores tentaram impor quando expulsaram a mídia internacional - treinamos um grande número de jornalistas cidadãos e os provemos com tecnologia de alta ponta para divulgar informação. Os principais editores da BBC, CNN e Al Jazeera nos disseram que, em casos como o da Síria, a Avaaz tem sido a fonte de 30% de toda a cobertura de suas notícias!

O PODER DAS PESSOAS VS A MÁFIA DE MURDOCH

Um membro da Avaaz veste a cabeça gigante de Murdoch num protesto em frente do Parlamento britânico. De Londres à Los Angeles, o Murdoch gigante apareceu em protestos em todo o mundo

Pegamos o barão da mídia mais poderoso e perigoso do mundo, Rupert Murdoch, e vencemos.

Foi o maior negócio da carreira de Murdoch, aumentando o seu império de mídia global em 50% através da aquisição de uma enorme empresa baseada no Reino Unido - a BSkyB. Todos disseram que não poderiam pará-lo, mas os membros da Avaaz pensaram diferente, enviando 668.784 mensagens e fazendo 30.000 telefonemas para os membros do Parlamento Britânico, ações para chamar a atenção da mídia, bem como duas pesquisas de opinião que mostraram uma oposição pública maciça a Murdoch.

O PROTESTO GLOBAL QUE SALVOU A AMAZÔNIA

Os líderes da marcha terminaram seus discursos apontando para a bandeira da Avaaz e afirmando: "Temos o apoio de todo o mundo!" Meio milhão de nós se juntaram a mais de 1.000 manifestantes indígenas para exigir que o presidente boliviano, Evo Morales, suspendesse a construção de uma rodovia que cortaria o coração da Amazônia.

A pressão funcionou! Depois da nossa campanha, Morales cancelou a construção, revogou a decisão que concederia permissão para o projeto e se comprometeu a proteger o impactado TIPNIS - parque nacional e território indígena - a jóia da coroa da Amazônia boliviana, para sempre! Vamos fazer ele cumprir essa promesa.

VITÓRIA SOBRE AS BOMBAS DE FRAGMENTAÇÃO!

Nossa enorme petição foi entregue por uma vítima das bombas de fragmentação para o representante francês da conferência. Três anos atrás, a Avaaz mobilizou seus membros para pressionar a proibição global sobre bombas de fragmentação, salvando milhares de crianças. Este ano, os EUA discretamente fizeram um lobby com outras nações para assinar uma nova lei que teria permitido o seu uso novamente! Nossa poderosa petição de 600.000 assinaturas ajudou a pressionar 50 países a se oporem aos planos dos EUA.

Muitos delegados usaram a nossa petição para fortalecer seus argumentos nas negociações. Nossa poderosa bandeira, colocada fora da sala de conferência - em conjunto com 1000 folhetos que a equipe da Avaaz colou por todo o centro de conferências - foi um lembrete inconfundível para os negociadores sobre a oposição que enfrentariam ao voltar para casa. A iniciativa dos EUA falhou -- juntos ajudamos a salvar a vida de milhares de civis inocentes.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: MANTENDO A ESPERANÇA VIVA

Mais de 800.000 membros da Avaaz lutaram para salvar o Protocolo de Quioto na conferência climática da África do Sul.

Nos momentos críticos das conversações sobre o clima em Durban, mais de 800.000 de nos ajudaram a salvar o acordo climático da ONU de um grupo de poluidores determinados a acabar com o tratado. Nossa equipe na África do Sul entregou dia após dia nossa mensagem através de ações contundentes como este anúncio no Financial Times -- lançado no último dia das tensas negociações. Apesar da pressão maciça dos assassinos do planeta apoiados pelo petróleo, como os EUA e Canadá, um acordo foi feito para salvar o vital Protocolo de Quioto e nos dar a oportunidade de lutar pela continuação das negociações climáticas.

SALVE A INTERNET - GRANDE PROGRESSO!

A ativista da Avaaz, Maria Paz Cambronero, entrega a nossa petição para altos funcionários da Casa Branca. Em dias, mais de 1 milhão de nós em todo o mundo assinaram uma petição se opondo a um projeto de lei escandaloso que daria ao governo dos EUA o direito de desligar qualquer site - alvos como o WikiLeaks, YouTube, e o próprio site da Avaaz!

A equipe do Presidente Obama respondeu, e a Avaaz organizou uma reunião de 1 hora com altos funcionários da Casa Branca para entregar a petição.

OPONDO-SE À CORRUPÇÃO NA ÍNDIA

A campanha anti-corrupção da Avaaz na Índia foi a campanha mais viral da história da Internet! Em apenas 36 horas, mais de 700.000 indianos se juntaram à petição para apoiar uma forte lei anti-corrupção chamada Jan Lokpal! Nós fizemos marchas em todo o país, erguemos contundentes outdoors em toda a Índia e lançamos uma pesquisa independente que mostrou que a maioria dos eleitores indianos queriam um Lokpal ambicioso.

ITÁLIA - A VITÓRIA PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Membros da Avaaz e a ativista da Avaaz Giulia Innocenzi protestam contra os limites à liberdade de expressão. Durante seus últimos meses no poder, o Primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, tentou amordaçar a democracia, permitindo que o governo paralisasse os sites da Internet por um capricho. Nossa comunidade lutou e venceu!

Membros italianos enviaram 200 mil e-mails e inundaram o Facebook e Twitter com mensagens. Nós mobilizamos contundentes manifestações públicas cobertas pela mídia e arquivamos a lei para sempre! Agora a democracia italiana está livre de Berlusconi - e estamos seguindo em frente!

Essas são apenas algumas das vitórias que conseguimos alcançar nas últimas semanas. Desde o seu nascimento, há 5 anos, a Avaaz já lançou mais de 1000 campanhas! E, na medida em que nossa comunidade cresce e aprofunda nosso comprometimento, estamos vencendo em mais campanhas. Se continuarmos nesse ritmo, e continuarmos a acreditar e ter esperança na mudança e em um ao outro, qualquer coisa é possível.

Com esperança,

Ricken, Dalia, Allison, Ari, Emma, Wissam, Wen-Hua, Ian, Alice, Luis e todo o time da Avaaz.

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

6 comentários:

Anônimo disse...

amo vcs estou com vcs

Atena disse...

Anônimo:
Obrigada. Juntos e firmes sempre!

MARIANGELA BARRETO disse...

Oi Atena,

A Avaaz é uma das mais importantes redes de mobilização global que existe, somos milhões em todo o mundo.. somos, porque também faço parte deste movimento desde que iniciou. Unidos somos mais fortes e a internet proporciona este formidável espaço,só assim poderemos ajudar a tornar nosso mundo um lugar mais justo e solidário.
Beijos querida.. Feliz 2012..

Atena disse...

Oi, Mariangela:
Que bom que você também faz parte. A união faz a força!
Um grandioso 2012 pra você também.
beijos

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!
- Expansão de Consciência -

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo

Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

Atena disse...

Dário:
Sinto-me muito lisonjeada com sua apreciação e escolha de meu blog para fazer parte do VejaBlog.
Agradecida e abração