"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Por onde anda a ética?

Ética

Outra noite assisti novamente o filme O sexto dia, aquele sobre clonagem com o Schwarzenegger.

Mais para o final do filme há diálogos com o vilão muito esclarecedores sobre até onde vai a ânsia pelo poder bem como sobre a eterna busca humana pela imortalidade. Dois temas “quentes” ...

Fiquei refletindo sobre o que a falta de ética, diretamente ligada à falta de consciência, pode fazer com o ser humano.

Vivemos em uma época onde, pelo menos aqui no país dos corruptos, fala-se muito sobre a ética e a falta da mesma. Quem não tem consciência desenvolvida não terá ética também.

Ética depende essencialmente do berço de cada um, dos princípios e valores que lhe foram transmitidos por seus pais.

Ética não é uma matéria que se pode ensinar, é um valor que “fermenta” dentro do indivíduo até chegar “no ponto” quando então se manifesta em suas atitudes.

Falta de ética e ânsia de poder costumam andar intimamente ligados. Vemos isso atualmente em nosso país, quer dizer, sempre foi visto, só que agora está passando das medidas, haja vista a quantidade de ministros que deixaram seus cargos ultimamente.

No filme citado anteriormente vemos o vilão (que comanda as clonagens) se outorgando o cargo de deus, decidindo quem e por que pode ter vida eterna por intermédio da clonagem. Megalomania no seu mais alto grau! Aff!

Por suposto que o filme exagera a tecnologia envolvida no processo de clonagem , mas o cerne da questão – a clonagem não é fantasia nenhuma. Do jeito e com a velocidade que a tecnologia humana avança atualmente não está longe o dia em que será possível clonar, com êxito, seres humanos (se é que isso já não foi feito).

Não tenho restrições religiosas a respeito do assunto porque não sigo nenhuma religião e até mesmo porque se a Fonte permite que isso aconteça é porque considera ok. Agora, quanto à ética, já e outro papo.

Nos dias de hoje os casais já podem escolher o sexo dos filhos, na fertilização in vitro, e isso não pode levar a um desequilíbrio populacional como está acontecendo na China devido à proibição de mais de um filho por casal (há falta de mulheres)?

E se a clonagem humana se tornar uma realidade não vamos destruir um equilíbrio já existente?

Já fiquei sabendo de outras “cacas” que os humanos andaram fazendo no reino animal nas suas intervenções junto às espécies que queriam preservar da extinção.

Quando é que os humanos vão aprender que a natureza sabe cuidar dela mesma?

A ética se equilibra sobre uma superfície tênue como um fio de navalha. Principalmente assuntos que afetam populações ou ecossistemas precisam sempre ser muito refletidos.

A sociedade humana chegou a um estágio tal de sofisticação e complexidade em algumas áreas que não é mais suportável, de maneira nenhuma, atitudes ou decisões rápidas e não suficientemente refletidas. Um bom exemplo é a atual situação econômica da zona do euro. Quanto mais ouço os depoimentos dos “graúdos” de lá, mais fica claro que a crise está longe de ser resolvida, pois a medida positiva assumida por um país afetará negativamente um outro qualquer e por aí vai o imbróglio. rsrs

Fico me perguntando, por exemplo, onde está a ética de governantes que agora, para debelar a crise, determinam medidas que achatam o salário dos trabalhadores e pensionistas. Afinal os excessos de gastos foram dos governos e, com certeza, não com gastos de cunho social.

Enfim enquanto não houver consciência desenvolvida também não haverá muita ética, seja por parte dos governos ou das pessoas. Por isso vou continuar importunando vocês com este blog. rsrs

Assitam ao filme sem se deter na ação do mesmo, mas no conteúdo reflexivo sobre o comportamento humano no que se refere à falta de ética e consciência e até onde isso pode nos levar.(!)(?)

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ola

O blog Conspiração do Rodrigo com o post Protocolos de Sião podera te explicar muitas coisas.
Porem apesar de tudo é nosso dever continuar vibrando positivamente até para essas pessoas, para que essas pessoas possam ter uma abertura de consciencia e vejam que enquando nåo desejarmos o bem para toda a humanidade e o genero humano, não chegaremos la .
Um grande abraço
Simone

Atena disse...

Simone:
Obrigada pela dica, mas já li Os Protocolos há uns trinta anos atrás.
Não nego que muito do que lá está escrito, aconteceu e ainda acontece, mas nos dias atuais havendo a internet não há condições que aquelas loucuras tenham sucesso. Veja o que explico sobre isso neste post: http://expandiraconsciencia.blogspot.com/2011/11/paranoia-da-atualidade.html
Blogs como o citado por você e muitos outros se encarregam de divulgar esses assuntos e há também os como o meu que procuram expandir as consciências.
Abraços e obrigada pela visita

Cidadão Araçatuba disse...

A ética foi para as "cucuias" principalmente pela nossa "elite" governante. Se alguém chega ao poder não sendo elite, em pouco tempo o será... É muito dinheiro para administrar, muita facilidade para roubar. Mas isso só é possível por causa da nossa inércia, nossa burrice, nossa desiliência. Quanto ao EURO, bem feito para eles, rs...
Vou ver o filme, depois comento o que achei.
Muito bom seu texto! Grande Abraço!

Atena disse...

cidadão;
Acho que com esta frase você sintetizou muito do que acontece, pelo menos em nosso país:". É muito dinheiro para administrar, muita facilidade para roubar."
Infelizmente, né? Precisamos acordar os brasileiros! Vamos continuar postando.
Grande abraço, boas festas e um pra lá de bom 2012.

Cidadão Araçatuba disse...

Para você e para os seus também, muita luz e saúde!