"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

domingo, 9 de setembro de 2012

Democracia? Aonde???

Plutocracia

Outro dia assisti um programa em que era mostrado os bastidores da última convenção republicana nos USA., entre outras coisas, um banquete para os lobistas e milionários que iriam contribuir com a campanha do Mitt Romney .

Aquela noite era esperada uma contribuição de 50.000.000 de dólares que se somaria aos 280 milhões que já estavam à disposição, mas que somente poderiam ser gastos após aquela convenção.

Agora, respondam vocês: todo aquele que contribui com altíssimas somas para a eleição de um candidato (seja em que país ou cargo que for) não irá cobrar isso depois através de benefícios e beneplácitos para os seus próprios interesses? Resposta óbvia, não é?

Aí fiquei me perguntando: mas será que ainda há gente que acredita na existência da democracia? Claro que não me refiro aos americanos, povo ingênuo e sem noção da realidade (não todos, talvez a maioria rsrs)), mas e aqui no Brasil, país da malandragem e dos “espertos”?

É, parece que brasileiro só é esperto para aplicar golpes nos outros, politicamente somos um povo ignorante e ingênuo também.

Todos sabem que democracia, do grego: demos=povo e kratos= governo, significa governo do povo. E onde existe isso???? Já na Grécia antiga não existia a democracia plena, pois mulheres e escravos não podiam participar das assembleias de votação!

Estive pesquisando na web e encontrei vários artigos perguntando a mesma coisa: existe democracia hoje no Brasil?

Vejam algo do que encontrei:

(...) “Outro ponto fundamental é o de que a informação, a cultura e a educação não pode ser privilégio de poucos e sim aberta a toda população de forma correta e sem censuras. A informação não pode ser manipulada de acordo com interesses particulares, daí a grande responsabilidade de uma imprensa independente num estado democrático. Por fim, como conseqüência dos pontos citados anteriormente, o poder deve ser rotativo e não apenas privilégio de algumas classes sociais, e sim que todos os setores da sociedade possam ter acesso à representatividade fazendo com que ocorra uma rotatividade no poder; só dessa maneira, atendendo a esses quesitos podemos dizer que um Estado é realmente democrático.” (André Luis Scantimburgo)

Este texto refere-se ao Brasil, porém poderia se referir a qualquer outro país da atualidade, dito democrático, pelo menos no que se refere à manipulação da informação, já que países mais ricos parece que propiciam acesso amplo à educação e cultura. Atualmente não vejo diferença na manipulação da informação seja em que país for.

E as leis? Em nosso país, via de regra, se aplicam a alguns (menos favorecidos financeiramente), quanto aos favorecidos ... saem ilesos de seus crimes!! Nos países ricos não é muito diferente, só não tão corriqueiro quanto aqui.

Na antiga Grécia qualquer um considerado cidadão podia participar das assembleias para votar os assuntos de importância para a cidade e/ou para o povo. Isso era possível devido ao reduzido número de habitantes das polis. Hoje isso é impossível (poderia sê-lo em pequenas cidades), então temos os representantes do povo eleitos para tanto. Masssssss o que temos então? Representantes que votam leis do interesse de minorias. De uns tempos para cá, até o STF que considerávamos (deixou de o ser) o nosso órgão máximo de aplicação da justiça começou a julgar de acordo com interesses obscuros.

Lembram deste caso?

“Tal como havíamos previsto em nossas matérias anteriores, o STF aprovou por 10 votos a 1, no julgamento de 5ª feira, 19/03/2009, a demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, ao contrário do que seria sensato – a demarcação em ilhas. Portanto, premido pelas pressões das ONGs, governos e organismos internacionais, além do próprio Governo Brasileiro e da ONU, o nosso órgão máximo de justiça sucumbiu e cometeu mais um equívoco, que nada mais é do que uma traição aos interesses nacionais. (...) 1,7 milhões de hectares, quase do tamanho do Kuwait ou 12 vezes maior que a área do município de São Paulo, para uma população de apenas 19.000 índios” (Ivo S.G. Reis)

Seja no Brasil, nos Estados Unidos, na França, Alemanha, onde quer que seja os governos e os congressos são marionetes nas mãos de uma minoria rica e poderosa que governa o planeta por detrás dos panos. São os lobbies que estão sempre nos bastidores das campanhas presidenciais, nos corredores dos congressos, nos jantares políticos, etc.

Na minha ainda ignorante visão vejo que quem manda no planeta são, principalmente, quatro grandes corporações: os bancos, a indústria farmacêutica, a de armas e a dos combustíveis fósseis.

Ou seja, mesmo naqueles países que se dizem democráticos, o que temos realmente é uma PLUTOCRACIA (do grego ploutos= riqueza; kratos= poder).

Estamos perto de mais uma eleição no país, expandam suas consciências. Procurem verificar quem está patrocinando os seus candidatos. Poderão ter uma surpresa.

Imagem: blogastrologia.blogspot.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

10 comentários:

Lana disse...

Apenas uma palavra: Nióbio.
Palavra essa proibida a todos os brasileiros.



Atena disse...

Puxa, Lana, esqueci de citar o nióbio.
Excelente lembrança de uma boa prova do poder de mando de uma minoria.
Obrigada pela presença e seja sempre bem vinda.
abraços

Gabriel Correia disse...

Atena. Você também esqueceu que em termos de poder e dominação a grande força por traz de tudo, sempre foi e continua sendo a covardia.
Se não considerarmos esse importante ingrediente, talvez não encontremos um meio de reverter esse panorama indesejável!

Atena disse...

Sim, Gabriel, existe covardia na manipulação e dominação do povo por uma minoria privilegiada, que muitas vezes nem fez por onde ter tais privilégios, simplesmente os herdou.
Obrigada pela participação e abraços

Blogueiros do Brasil disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado amanhã , no decorrer do dia.
\
\
http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/
/
/

Abraços cordiais.

Atena disse...

Salve, Tiozão.
Obrigada e abraços

Eduardo Medeiros disse...

Quem governa o mundo capitalista são as grandes corporações; são elas que elegem e deixam de eleger. Quando Lula, um candidato vindo do "povo" e da "esquerda" começou a fazer barulho, a elite empresarial começou sua campanha de inculcar na mente dos brasileiros que ele arruinaria a economia do país. Obrigaram o Lula a assinar uma "carta ao povo brasileiro" onde ele se comprometia a não mudar os rumos da política econômica.

Depois Lula gostou do poder e se tornou mais um fantoche das corporações, inclusive, montando o esquema de corrupção que ora é julgado pelo STF(que de fato, já deixou de ser independente e "influenciável")

Anônimo disse...

Eu realmente gostei de sua pagina "Democracia? Aonde???".
My website ... como arrumar um namorado rico

Atena disse...

Anônimo:
Muito obrigada. Seja bem vindo e volte sempre.

Atena disse...

Edu:
Vejo que concorda comigo.
Quanto ao Lula, tenho também a mesma opinião que você. Realmente foi muito frustrante a virada dele.
abraços