"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

terça-feira, 16 de abril de 2013

Mulher ainda é um ser inferior?

afegã

Hoje vamos refletir um pouco sobre o porquê de a mulher ocupar um segundo plano em muitas partes do mundo. O texto abaixo demonstra que o assunto é antigo.

Recebi este texto por e-mail e não posso garantir a veracidade das afirmações, mas do que observamos até hoje em sociedades ainda patriarcais, faz todo o sentido.

“Quando uma mulher tiver conduta desordenada e deixar de cumprir suas obrigações do lar, o marido pode submetê-la à escravidão. Esta servidão pode, inclusive, ser exercida na casa de um credor de seu marido e, durante o período em que durar, é lícito a ele (ao marido) contrair novo matrimônio”. (Código de Hamurabi - Constituição Nacional da Babilônia, século XVII A.C.)

“Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai, ao se casar de seu marido, se este morrer, de seus filhos e se não os tiver, de seu soberano. Uma mulher nunca deve governar a si própria”. (Leis de Manu - Livro Sagrado da Índia)

“A mulher deve adorar o homem como a um deus. Toda manhã, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: Senhor, que desejais que eu faça?” (Zaratustra - filósofo persa, século VII a.C)

“A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior.” (Aristóteles - filósofo, século IV A.C.)

Até tu, Aristóteles! Que decepção!

“E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.” (Gênesis – Bíblia, 2:22)

Primeiro, em Gênesis 1:27, é dito que: ... à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou. Ou seja, coerentemente, pois como o  Criador tem de ter as duas energias, feminina e masculina, o ser humano assim também foi criado, depois algum misógino resolveu criar a estória da costela para estabelecer a superioridade masculina. Aff!

“Que as mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar. Se quiserem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos.” (São Paulo - apóstolo cristão, ano 67 D.C.)

“Os homens são superiores às mulheres porque Alá outorgou-lhes a primazia sobre elas. Portanto, dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las: deixá-las sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher.” (Alcorão - livro sagrado dos muçulmanos, canalizado por Maomé no século VI)

Agora eu entendo porque nos países muçulmanos as mulheres estupradas são chicoteadas enquanto o criminoso não sofre nada. Ou porque o marido descontente com sua mulher corta-lhe o nariz.

“Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada de sua face. E é bem merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de linguajar ousado”. (Le Ménagier de Paris - Tratado de conduta moral e costumes da França, século XIV)

“As crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade para efetuar negócios.” (Henrique VII - rei da Inglaterra, século XVI)

Éramos comparadas a lunáticos e retardados...

“O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia.” (Lutero - reformador protestante, século XVI)

“Todas as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os súditos de Sua Majestade mediante o uso de perfumes, pinturas, dentes postiços, perucas e recheio nos quadris, incorrem em delito de bruxaria e o casamento fica automaticamente anulado.” (Constituição Nacional Inglesa - lei do século XVIII)

Siliconadas: atenção, podem ter seus casamentos anulados! rsrs

Então, o que acharam destas pérolas machistas e ignorantes? Esta é a nossa herança cultural.

Como ainda hoje a mulher é tratada como inferior em muitos países, é urgente que as pessoas tomem consciência disso e também procurem conscientizar os ignorantes.

Imagem: portalintegracao.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

26 comentários:

Unknown disse...

Que horror!! até me sinto mal em ler essas coisas!! Ainda bem que não nasci em um pais em que a mulher é tratada assim!!

Gabriel Correia disse...

A MULHER É INFERIOR AO HOMEM!
Somente na força física.
Por isso a importância de se reconhecer quão MAL É A COVARDIA!
ATENA, sua Civilização não verá justiça mergulhada em ilusão e covardia. Me ajude! Oh Deusa da Sabedoria e da Guerra.

Blogueiros do Brasil disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

Será publicado em 18/04/2013 , no decorrer do dia.

IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
Google Analytics e em outras ferramentas
similares como originadas na URL
http://ads.tt/ .


Abraços cordiais.

Atena disse...

Luciana:
Pois é, precisamos agradecer por termos nascido num país onde não se pratica barbárie contra as mulheres.
Vamos, contudo, divulgar onde ela ocorre para ver se pelo menos diminui a incidência.
beijos

Atena disse...

Gabriel:
Concordo com você, na força física saímos perdendo. Só nisso. rsrs
Sabe que continuo do seu lado.
abraços

Atena disse...

Blogueiros:
Obrigada mais uma vez.
abraços

Cyro Passos disse...

Depois o homem se diz um ser racional,nem um animal não trata a fêmea dessa maneira ...

Atena disse...

Pois é, Cyro, nem os animais. Aliás eles têm muito a ensinar aos humanos,por incrível que pareça. Volta e meia eu vejo na internet vídeos de animais adotando filhotes que de outra raça e os cuidando com carinho.
Obrigada pela visita e abraços

infinitoamanajé disse...

A mulher é o alvo principal. Ajoelhar a mãe é garantir a escravização de sua prole. Machos e fêmeas, "castrados" e estupidificados desde o ninho.
Você ama e teme o sistema que o escraviza. Sem perceber você o defende, contra si e seus semelhantes.
Se você não morrer por ele, ele o tortura e mata?
Fazer o quê? Ha´ra`ki`ri ?
Perceber e compreender o jogo que está sendo milenarmente jogado com nossas existências é a única saída... O escravagismo é uma realidade, bem ou mal, disfarçada pelos discursos hipócritas de todos os dominadores em nome da diabólica fé na arquitetada vigente demoniocracia. Enquanto obamas e os fhcs mordem, os lulas e as dilmas sopram.... São criptografados programas escravagistas. Antropofágicos.
De muitos modos, são os que exercem poder de comando sobre os demais descartáveis humanos. Não falo só de "invisibilizadas" desumanas diabólicas "réguas e compassos" manipulando corações e mentes. Falo de, e como, humano. Desses inumanos para quem, a humanidade, somos meros objetos de uso e troca.
Isso é escravidão.
Sinto muito, sou grato.

Atena disse...

Aldo:
Primeiramente, obrigada pela visita.
Pois é, e a única saída para essa situação que você coloca é a expansão da consciência. Sem ela, continua a escravidão.

Anônimo disse...

Observe que todas essas menções sobre a mulher ser um ser inferior, vem das regiões onde predominava as religiões abraâmicas, a cristianização no mundo trouxe consigo esse problema. Diferentemente de outros povos como os celtas e os nórdicos onde o papel das mulheres era diferente, e ela podia assumir posições de guerreira e lutar lado a lado dos homens, não sendo considerada inferior.

infinitoamanajé disse...

Cara Atena, não sou eu quem coloca esta situação. Eu apenas consto e estou denunciando esta situação milenar que acobertam religiosamente geração após geração. Quando todos chegamos aqui, somos ajoelhados, já nos é imposta como "a verdade". Esta situação está aí para quem tem coragem e vontade de ver sem se iludir com cretinas fantasias de pseudo liberdade e libertação. A anti escravista expansão da consciência exige coragem e faxina sistemática desses programas e memórias em nosso caótico subconsciente formato ancestralmente pelos escravizadores. Ver e enxergar é o primeiro grande passo ao entendimento do necessário treinamento ao libertador amor incondicional. A necessidade de agir com harmonia entre razão e emoção.

Todo o meu apreço aos seus amorosos esforços. Sou grato.

Atena disse...

Anônimo:
Infelizmente não só nas regiões de predomínio abraâmico. Em outras partes também, como Índia, por exemplo, onde estamos vendo nas notícias os estupros recorrentes, sem falar nos casamentos decididos pelos pais das moças.
Quanto a Japão e China, que eu saiba, somente a partir do século vinte é que as mulheres tiveram mais regalias.
Obrigada pela visita e volte sempre

Atena disse...

Sim, Aldo, eu sei que você é um denunciador dessa situação, pelo que tem minha admiração.
Você revela o que ocorre quando diz:"ver e enxergar". Pois é, muitos veem, mas não enxergam. Aí está o problema.
Continuemos a batalha, então ...
abraços

Ygo Maia disse...

Nossa!!
É incrível como em alguns lugares a mulher é tratada como "lixo".
Acho isso um absurdo. Ainda tem gente que vem com aquela velha máxima de dizer que a mulher é o sexo frágil. O QUE SERIA DE NÓS SEM AS MULHERES???

GOSTEI DO POST.
ABRAÇOS!!!

Atena disse...

Ygo:
Obrigada pela visita e apreço.
Gostei de ver sua indignação, precisamos de mais homens manifestando esse tipo de opinião.
abraços

Penélope disse...

Bem sabe-se que as diferentes culturas tem que ser respeitadas, mas não consigo respeitar culturas que em nome delas destrói o ser humano, mutila, deprecia...
Toda vez que este assunto é abordado meu coração aperta-se e a incompreensão me abate,pois há muitas coisas que ainda nego compreender.
Um grande abraço, minha querida e lindo dia.

Atena disse...

Malu:
Que satisfação encontrá-la por aqui.
Concordo com você, é difícil respeitar tais culturas e é difícil mesmo compreender certas atitudes humanas. Algumas são tão bestiais, não é?
beijos e ... apareça sempre

Unknown disse...

é uma coisa horrivel mesmo Graças a deus que nós vivemos em um pais que nao é permitido isso.
E o pior nois so reclamamos do nosso pais mas por ai tem muito pior


Aprenda metodos comprovados de ganhar dinheiro na internet http://goo.gl/u4tCE

Unknown disse...

Atena ,
Parabéns para estes grandes sábios da mitologia antiga !
Deveria estampar estes escritos em lugar visível (cozinha para as mulheres desse Brasilzão )

kkkkkkkkkk
Tem muita mulher que vai querer me matar kkkkkkkk

abs
Francisco

Atena disse...

Sergio:
Pois é, ainda bem que aqui as coisas não são assim, mas dá para melhorar, ainda existe muita violência doméstica contra a mulher.
Obrigada pela visista

Atena disse...

Francisco:
Gostou, é?
O que será que sua esposa ou namorada acharia disso? rsrs
Abraços e obrigada pela visita

Giba disse...

Atena, estou realizando um estudo sobre o Islã, para uma futura matéria em meu blog, neste estudo tenho me deparado com uma barbárie incomum contra a mulher, sendo que os homens no Islã são autorizados e incentivados a criar comissões de homens para julgar qual é o castigo mais recomendado para os "crimes" cometidos pelas mulheres, como por exemplo, mostrar o rosto em público, gemer durante o ato sexual, aprender a ler, tomar água sem a autorização do pai e/ou marido.
São tantos absurdos que até parecem coisas de ficção científica.
Ainda bem que no Brasil as coisas são mais civilizadas.
Grande abraço

Atena disse...

amigo Giba:
Realmente nos países islâmicos a mulher sofre um bocado, principalmente naqueles mais atrasados como Afeganistão, Paquistão e outros da África.
Agora, na Índia, mesmo entre os não islâmicos, há muitas atitudes medievais em relação à mulher.
Abraços e obrigada pela visita

Glenda Varotto disse...

as pessoas pensam que isso acontece só no velho continente UHUAUHEHUEAUHEE

Atena disse...

Glenda:
Concordo, acontece em quase toda parte. Infelizmente.
Obrigada pela visita