"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Insanidade ou zombaria?

Olavo de Carvalho

Dando continuidade aos textos sobre o cuidado que devemos ter quanto ao que nos chega de informações ou ideias de terceiros, temos como objetivo a matéria de hoje.

Nesta era da internet qualquer pessoa que tenha acesso à mesma, com um mínimo de capacidade de fazer um vídeo, pode se tornar um sucesso de um dia para o outro. Vemos issso acontecer com pseudo cantores, bailarinos, piadistas, etc e ... também com aqueles que têm um recado a transmitir sobre suas ideias e crenças, sejam elas positivas ou negativas, tenham credibilidade ou não.

Pois bem, outro dia dei-me ao desplante de assistir um vídeo inteiro de uma dessas figuras emblemáticas do Youtube: o senhor Olavo de Carvalho. Fiz isso porque tinha lido num blog alguns comentários (elogiosos) sobre o mesmo . Como do pouco que sabia desse indivíduo tirei uma conclusão nada elogiosa, resolvi aprofundar mais meu conhecimento sobre ele. Quem sabe eu tinha sido precipitada em minha avaliação?

Ao acaso escolhi uma palestra proferida na OAB, afinal, numa instituição séria, considerei que a mensagem seria relevante. Nos outros vídeos que já havia assistido o senhor em questão usa e abusa de palavrões bem “cabeludos” (estilo bem diferente de suas matérias em jornais que eu já tinha lido).

O tema da palestra era: O Brasil perante os conflitos da Nova Ordem Mundial. (http://www.youtube.com/watch?v=DNGkOCi9Zi8) Assunto muito em moda atualmente em que se encontra de tudo um pouco: algumas colocações críveis e outras totalmente absurdas.

Bem o mesmo ocorre nesse vídeo. O sujeito é muito bem informado, dá para perceber que tem bom grau de erudição e é inteligente também, mas ... continuo na dúvida: é insano ou um baita de um “sarrista”? Do tipo que lança ideias polêmicas e estapafúrdias pra ver se tem gente que acredita em qualquer coisa que se diga?

Ele tem uma legião de fãs, pelo que já tinha percebido no Youtube. É citado por alguns como mestre e o que é pior: como alguém capaz de dizer “verdades” que ninguém mais diz. Verdades???

Volto a bater na mesma tecla: não pode se acreditar em tudo que se lê ou se ouve. No vídeo citado ele faz várias afirmações sobre as quais não apresenta provas ou sequer evidências. Tudo fica dependendo da ótica dele sobre o assunto.

Certamente que nem todas as suas afirmações são absurdas, porém muitas são baseadas em literatura de analistas sociais ou econômicos, citados por ele, que refletem uma posição paranóica, uma forte característica do povo americano. Parece que após morar por um bom tempo nos Estados Unidos ele foi contagiado com a doença americana.

O assunto é vasto, complicado e que requer muita informação para se poder chegar a uma conclusão. O importante é não ir acreditando em tudo de saída como se o Sr. Olavo fosse a máxima sumidade na matéria. Aliás, ele se coloca assim. Passa a seus ouvintes uma imagem de que só ele domina o assunto e os demais são uns idiotas (palavra que eles usa várias vezes durante a palestra).

Para que se tenha uma melhor ideia sobre o personagem, é bom assistir outros vídeos dele, como um onde diz que Barak Obama é muçulmano e o 12° imã. (http://www.youtube.com/watch?v=Z54JBeJhpk0 )

Acho difícil que uma figura pública como Barak Obama não tenha sido flagrado nenhuma vez fazendo as orações ajoelhado no chão, como todo bom muçulmano é obrigado a fazer…

Em outro vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=cvVO3cnsp1c ) ele refuta o heliocentrismo e também a teoria da relatividade pelo simples motivo de ele não entender a curvatura do espaço.

Então, convenhamos, é difícil, ao menos para quem tenha um mínimo de cultura e inteligência, dar crédito ao que diz esse senhor.

Resumindo, creio que o Sr. Olavo de Carvalho gosta é de aparecer, criticando figuras célebres e emitindo teorias controversas e polêmicas.

“A crítica não tem sobre a psicologia das massas o poder sugestivo que tem as crenças afirmativas, mesmo falsas.” (Olavo de Carvalho)

Se ele estiver certo nesta frase... cuidem-se!

Nesta outra frase dá para notar uma de suas incongruências, pois a economia de mercado permite muitas coisas exceto - humanitarismo: “O conservadorismo é a arte de expandir e fortalecer a aplicação dos princípios morais e humanitários tradicionais por meio dos recursos formidáveis criados pela economia de mercado.” (Wikipédia)

Na Wikipédia encontra-se um resumo bem pesquisado sobre o personagem.

Não saiam formando opinião pelo exposto aqui, mas procurem se informar e principalmente – refletir.

Imagem: kdfrases.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

24 comentários:

SUCRIS disse...

Em Número,gênero e grau!É uma figura tétrica e ao mesmo tempo consegue ser
um idoso patético!E seus"seguidores"
são de igual estatura,copiam-no fervorosamente,até no linguajar chulo e desagradável,como se isto desse veracidade àquelas afirmações e teorias! Abraço Fraterno

BLOGZOOM disse...

Olá! Como vai?

Apesar de ser uma pessoa desconfiada e que sempre procuro checar tudo antes, uma única vez acreditei num assunto que ficou circulando e era mentira. Fiquei muito chateada comigo mesma. Isto quer dizer que nem sempre somos 100%, somos o tal 99,99%. Existe uma pequena margem de erro.

Bjs

Atena disse...

Olá, Sucris
Que bom encontrá-lo novamente por aqui.
Realmente, o linguajar dessa figura me ofende e olha que não sou moralista.
Você usou o termo apropriado: patético.
abraços

Atena disse...

Cara Sissym:
Você não está sozinha, eu também já caí nessa de acreditar em esparrela.
Estamos longe de ser perfeitos. rsrs
Beijos, querida

SUCRIS disse...

Oi Atena!Bem pra vc!E...Rs..Ainda vamos cair muito até acertar o alvo e pegar no"tranco"..RS...Parece que faz parte do nosso jeito tonto de ser...
Rs...Mas tenho fé que um dia muda... Ah se não muda..RS...Abraço Fraterno.

Atena disse...

Sucris:
Seu comentário me fez lembrar algo que as vezes penso: parece que andamos um passo pra frente e dois pra trás. Contudo, como você, não desisto. Um dia chegaremos lá, ah chegaremos... rsrs

Anônimo disse...

Idoso, Patético...discrinacao para abrir e disfarcar o ódio, acho q vcs nao entenderam nada ou nao querem estudar os fatos lógico isso demanda muuuito estudo coisa q vcs evidentemente nao tem o drive para tal, o cara é homem e ser homem é muitas vezes falar com vigor usando uma certa licenca poética.. o cara é top e parece q as mocinhas nao sabem separar o joio do trigo ou por conveniencia ou por q tao ganhando algum por fora. Aqui em casa só tomamos agua de poco e nao usamos nada q venha em plastico(besphenol). Tao falando asneira e fazendo propaganda gratuita para a ignorancia, estudo nao é bloguinho. Publica ai c tem coragem. Sucris vai estuda rapa.

Atena disse...

Anônimo:
Que lástima, parece que você é um dos seguidores aos quais Sucris se referiu. Só posso lamentar.
Quanto ao estudo, seria bom se você tivesse pelo menos um oitavo daquele que eu tenho.

SUCRIS disse...

comentando o comentário:Eu não te disse!!Sem mais comentário!

SUCRIS disse...

Dá uma olhada nesse DOC.(O ANEL DO PODER)eu consegui baixar e copiar legendado,não sei se ainda encontra leg.,é longo mas vale a pena,pura informação, to querendo passar adiante,tem seus deslizes claro,nada é perfeito!Rs..Muito didático!Abraço Fraterno

Atena disse...

Sucris:
Imagino que você tenha colocado link, mas parece que o blogger o elimina. Em todo o caso pesquisei no Google encontrei um vídeo no Vimeo com esse título. É dele que você fala?

Anônimo disse...

Aprendi na minha pequena experiência de vida, que tirar conclusões apressadas não é uma boa escolha. Logo, façamos o seguinte : estudem por 6 meses o conteúdo da radio online do Prof. Olavo, e, se mesmo assim, acharem que ele é um falso profeta... então realmente estou com vocês !
Mas olha.... Tirem o "Chip" da incredulidade e ceticismo que está pré-configurado em vossas almas...

Abraços e luz.

Atena disse...

Anônimo:
Bom, diferente de você eu tenho muitos quilômetros rodados e muita, mas muita mesmo, pesquisa. Não afirmo que isso me deixou dona da verdade, longe disso.
O senhor Olavo diz muitas coisas que tem toda a chance de ser verdades, mas parece ser uma pessoa não equilibrada e acaba falando muita bobagem também.

Amoraisa disse...

Oiê, nova por estas bandas mas interessada no assunto, ouso afirmar que o Olavo é o retrato do alto conceito que tem de si mesmo. Fôssemos todos, por força da educação, das exigências sociais e de uma certa patologia, cevados no autocentrismo, e seríamos todos olavos.Falta simancol na personalidade olaviana. O autocentrismo, que entendo mais como "caraduradurismo", é insensível a críticas, fazendo com que o "cristão", iluminado pela graça do conhecimento, quer divino, quer cultural, ou mesmo de suas próprias convicções, se ache apenas o máximo.Assim,quem não está com ele está contra ele.E´ sim! He!he!

Atena disse...

Amoraisa:
Adorei seu comentário,além de inteligente, é humorado e me fez rir muito.
Quando somos comentadores, ao invés de blogueiros, fica fácil ser mais contundentes. rsrs
Seja bem-vinda e volte sempre

SUCRIS disse...

Oi Atena! coloquei sim,mas parece que não ficou.Vou mandar de novo!

http://www.disclose.tv/forum/ring-of-power-2-the-zion-king-86897.html

http://www.helpfreetheearth.com/

O Nome é O ANEL DO PODER e também está no YOUTUBE..O primeiro que gravei tinha 5hs:10m.O que está agora diminuiu o tempo e estavam retirando,vc pode catar por postadores se quiser gravar ele completo,ou ver e baixar desse site
que eu coloquei.OK ? Tem tb 2 sites muito doidos que vou passar pra vc,veja os 3 vídeos do primeiro,mas como tb faz muito sentido, aliás nos dias de hoje prestando bem atenção,só o que faz sentido são as coisas mais loucas e estapafúrdias Rs..RS..Abraço Fraterno

http://illuminatimatrix.wordpress.
com/
http://deephighlands.wordpress.com/

Atena disse...

Sucris:
O primeiro site linkado não está na web. O illuminatimatrix tem "viagem na maionese" demais. rsrs
O vídeo do Vimeo, não está completo (1h17min), mas achei bem informativo, se bem que, como você disse, tem alguns deslizes.
Não existe possibilidade dos planos citados darem certo, estão expostos demais atualmente.

SUCRIS disse...

Oi!O site que vc fala é o RING OF POWER ?Ele abre sim,mas vc tem que ter paciência,hoje em dia c/ esse danado do Google,dependendo do "tipo"do site e do"tipo de informação",ele diz que não existe, que tá fora,te envia pra outro,tá o Inferno... Os outros 2 em inglês, tem que ir devagar não pode se apressar rs..a maionese chega um ponto que desanda...RS..Vou tentar colocar o vídeo do Anel inteiro!OK?Abraço Fraterno
ESSE É A PRIMEIRA PARTE LEGENDADA POR DEUSMIHIFORTES
http://www.youtube.com/watch?v= T379c_SKQR8

ESTE É O COMPLETO EM INGLÊS DO RING

http://www.youtube.com/watch?v=aZYB _IOqeOE
Esse é sobre o vídeo de 36 minutos está em 4 partes no deusmihifortes

https://www.youtube.com/watch?v=-xKER2zti9w&list=PL45BE5528806BE456

SUCRIS disse...

Oi Atena!A NET tá te enganando..RS ... "Eles" estão fazendo isto o tempo todo:Tá um inferno!Agora mesmo estou tentando te reenviar e não estou conseguindo.Vá até as paginas e entre em outro TAg,ou recarregue,eu entrei pelo seu Comentários Rs..Vou mandar os outros..ah..quanto a maionese não se precipite,é em inglês,tem muiiiita coisa e tem uma hora que a maionese desanda Rs...

http://www.disclose.tv/forum/ring- of-power-2-the-zion-king-t86897. html
COMPLETO EM INGLÊS p/comparar
http://www.youtube.com/watch?v=aZYB _IOqeOE

EM PARTES PELO DEUSHIMIFORTES P1
http://www.youtube.com/watch?v= T379c_SKQR8
O Vídeo do site da "Salada" são 4P
https://www.youtube.com/watch?v=-xKER2zti9w&list=PL45BE5528806BE456

Abraço Fraterno.

Atena disse...

Sucris:
Obrigada, vou olhar os vídeos citados.
abraços

Desaba Devaneios disse...

Bom,a manipulação sempre existiu.Vide a era de Hitler!Além da manipulação,temos o "fanatismo" que facilmente caímos pela necessidade extrema em ter apoio moral.Ter um representante que diga o que queremos dizer ou diga com firmeza para se acreditar.Bom mas existem aqueles que não caem nessa rede.Somos a resistência!

Atena disse...

Victor:
Tem razão, a manipulação sempre existiu, por isso é tão importante desenvolvermos nossa consciência. É o único meio de escaparmos dela.
Obrigada pela visita e volte sempre.

Beth Muniz disse...

Oi Mestra.
Não recebi esta postagem.
Só a vi porque resolvi fazer uma visita ao Expansão.
De qualquer modo: Visto, lido, comentado e espalhado.
Tô com saudades da minha parceira de travessia e travessuras. rsrs
Beijo.

Atena disse...

Oi, Beth:
Tenho estado pouco ao PC, dando folga pra minha coluna, mas andei comentando uns dois posts seus, eu acho.
Ando com umas questões me incomodando que gostaria de pedir sua opinião. Assim que der, enviarei por e-mail.
beijos