"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

domingo, 12 de dezembro de 2010

Seu corpo sabe

CorpoHumano

Você já se conscientizou que seu corpo tem consciência?

Se eu fosse médica poderia esclarecê-los bem melhor, mas citarei alguns exemplos dessa consciência.

Você pensa: vou me espreguiçar ou o faz repentinamente, sem ter comandado?

Quando há alguma substância estranha ou irritante em suas vias respiratórias, você dá o comando para limpá-las ou espirra sem mais nem menos? rsrs

Você tem consciência de quando comeu demais? Às vezes sim, mas seu estômago sabe sempre e acusa o excesso de algumas maneiras como: dor, eructações frequentes, sensação de peso, etc.

Você comanda conscientemente suas glândulas supra-renais para enviarem adrenalina para o sangue, quando você necessita fazer um esforço extra, numa situação de emergência ou isso é feito automaticamente pelo seu corpo?

Estes foram pequenos e simples exemplos da consciência e sabedoria do nosso corpo.

Eu, particularmente, me considero privilegiada porque ainda adolescente comecei intuitivamente a prestar atenção nos sinais que meu corpo emite e passei a obedecê-los. Cá entre nós, nem sempre, pois é uma característica bem humana não usar de bom senso o tempo todo.

Bom, se obedecermos aos sinais e desejos do corpo o resultado é uma melhor saúde, mas quero fazer uma advertência aqui: o corpo também obedece aos sinais enviados pela mente. Este é um dos motivos de as pessoas adquirirem excesso de peso.

Explico: uma, duas ou várias vezes quando você está nervoso, ansioso, carente, etc. vai direto à geladeira ou ao armário da cozinha procurar alguma coisa para comer. Passado algum tempo o corpo já sabe que toda vez que você está num desses estados de humor deverá emitir sinais de fome ou desejo por algum alimento em particular. Está criado o círculo vicioso=aumento de peso.

Outros exemplos seriam consumo de bebidas alcoólicas, excesso de exercícios físicos, consumo excessivo e indiscriminado de medicamentos e outras formas de fazer mal à saúde. Não incluo aqui as substâncias viciantes, pois aí o mecanismo é um pouco diferente.

Nós somos bombardeados constantemente pela mídia com recomendações, inclusive médicas, de comer tais coisas e evitar tais outras.

Houve uma época que o bombardeio foi contra a manteiga, como maléfica, aumentando o nível de colesterol no sangue. Recentemente, entretanto veio informação contrária, salvando a manteiga e condenando a margarina com suas gorduras trans.

O ovo já foi condenado também, agora é recomendada a sua ingestão.

Pombas, quando é que a medicina ou ciências médicas vão chegar a um acordo?

Resposta: quando não houver mais interesses econômicos envolvidos nas pesquisas científicas. Até lá continuaremos como fantoches, balançando pra lá e pra cá a não ser que nos tornemos conscientes do perverso jogo de interesses econômicos escusos que rege o planeta e seus títeres humanos.

Reflita: quem conhece melhor o seu corpo e seus sinais e reações, a mídia e o médico ou você?

Você, é claro! Portanto não tenha receio de discutir com os médicos, pois eles são treinados para tratar padronizadamente os seus pacientes, desconsiderando que cada ser é único e diferente dos demais. Isso sem falar que atualmente boa parte dos médicos não faz mais uso da anamnese (histórico clínico) dos pacientes.

Se você tiver hábitos de vida saudáveis, um sistema imunológico razoavelmente normal e uma cabecinha sem neuras ou hipocondria, o seu corpo saberá se curar sozinho desses pequenos achaques que acometem o ser humano sem precisar ir correndo para as farmácias.

Então, o objetivo deste texto é estimular sua reflexão sobre a consciência inata do corpo humano e a importância, para sua saúde, de prestar atenção nos sinais emitidos pelo mesmo.

Imagem: http://189.47.144.230/WDomiQuest1.aspx?id=34

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

9 comentários:

Penélope disse...

Atena, realmente nosso corpo é uma máquina fantástica que consegue tanto nos promover VIDA como nos levar à MORTE.
Mais uma excelente postagem.
Abraços

Atena disse...

Malu:
Sim, o corpo humano é fantástico. Ele nos promove um invólucro para a manifestação da vida aqui no planetinha, mas não nos leva à morte, não. O que nos leva à morte é o que fazemos com ele, infelizmente.
abração

Eduardo Medeiros disse...

milhões de reações químicas são feitas a cada segundo no interior de nossas células e nós nem mesmo sabemos que eles existem.

nosso cérebro tudo comanda e é perfeito no que faz. acredito mesmo que a nossa mente é capaz de curar qualquer tipo de doença; talvez um dia cheguemos a esse nível de entendimento por meio da própria ciência. enquanto isso, místicos e religiosos todos os dias experimentam curas de doenças incuráveis somente através da fé. e o que é a fé a não ser a nossa mente em ação?

beijos

Lucy Sem Fronteiras disse...

Olá Atena, minha querida,
Finalmente conseguir vir até aqui apreciar seu trabalho tb :)
Adorei seu espaço, seu 'cantinho ' de Luz e Consciência!

Quanto ao texto acima, poxa quantos aspectos importantes e fundamentais você conseguiu reunir aqui!
Concordo com todos eles, e destaco quando diz que "quando não houver mais interesses econômicos envolvidos nas pesquisas científicas" .. a medicina e a ciência vai trabalhar em benefício do ser humano. Até lá..... pois é rsrs.

Quanto ao nosso corpo, é uma 'máquina' divinamente perfeita, e se formos atentos e observarmos os seus sinais, decerto teríamos boa saúde e equilíbrio tb.

Gostei tb da observação quanto ao ganho de peso, pois já passei por isso, e está devidamente correto, sem esquecer de que está associado tb a nossa forma de pensar.
Pois além de nossas ações, nossos pensamentos e sentimentos também influenciam diretamente o nosso bem (ou mal) estar.

Bom, e pra terminar, adorei o papai noellllll :))
E tb a sua enquete, achei o máximo! heheh.
a maioria não gostaria de morar junto a um clone de si mesmo, interessante rsrsrs

Um beijo grande em seu coração minha querida, direto do meu:)

Atena disse...

Edu:
Sim, existem muitas curas que dizem ser pela fé, mas meus mestres ensinam que não é ela e nem a mente que promove as curas e sim outra parte nossa. Mais adiante postarei sobre isso.
Obrigada pela participação e beijos

Atena disse...

Lucy:
Que bom receber a sua visita.
Você está absolutamente certa quando diz que nossos pensamentos e sentimentos influenciam nosso estado de saúde ou não.
Quanto à enquete, eu a fiz para ter uma pequena estatística sobre o assunto que postarei mais adiante.
He he he você já sacou tudo ...
grande beijo

Anônimo disse...

Flor quanta informação nova! Uffa...rsrs...adorei o post, realmente a gente nunca sabe demais...
Um cherim procê linda...Obrigada pela visitinha.
khelen

Atena disse...

Khelen:
Que bom que gostou e lhe foi útil. Apareça sempre.
beijão

Unknown disse...

Olá Atena.
Mais um post publicado na Teia.
Até mais.