"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Prova incontestável da ignorância do povo brasileiro

maior brasileiro

Como não assisto tevês abertas fiquei sabendo desta “pérola” pela internet. Nunca antes havia sentido tanta vergonha de ser brasileira!

Sei que a enquete foi realizada com o chamado povão, a massa ignara que ocupa o maior índice estatístico de qualquer país, mas mesmo já sabendo da ignorância de nosso povo fiquei muito triste ao constatar o quanto essa TV imbecil, que entra nos lares dos brasileiros diariamente, influencia a opinião do povo. Sim, porque se não fosse a TV não teria havido votos para Neymar, Luan Santana, William Bonner, Luciano Huck, Michel Teló, só para citar alguns.

Também não posso deixar de atribuir a responsabilidade por esse pesadelo cultural à péssima educação formal do brasileiro. O aprendizado em nosso país chegou a um ponto crítico, se tal situação não for revertida não haverá economia que sustente esta nação.

Renato Russo, Luan Santana, Ivete Sangalo e Michel Teló à frente de Tom Jobim, Chico Buarque ou Elis Regina? Nem na área musical foi demonstrado um pouco de cultura! O que se constata é a cultura da banalização!

Jogadores de futebol (excetuando-se Pelé) participando desse tipo de lista?

Humoristas, palhaços, lutador do UFC,apresentadores e atores de televisão? Os pastores evangélicos e outros religiosos eu nem estranho porque o fanatismo religioso anda em alta...

Agora tá mais do que explicado porque temos os políticos que temos e o nosso país que tem tudo para ser uma potência se arrasta há séculos como um “gigante adormecido”.

Leiam e pasmem com a lista votada na enquete do SBT sobre o Maior Brasileiro de Todos os Tempos.

Os doze primeiros ainda estão sendo votados: Ayrton Senna, Chico Xavier, Fernando Henrique Cardoso, Getulio Vargas, Irmã Dulce, Juscelino Kubitschek, Lula, Oscar Niemayer, Pelé, Princesa Isabel, Santos Dumont e Tiradentes.

13 - Bispo Edir Macedo

14 - Chico Anysio

15 - Ronaldo Fenômeno

16 - Dercy Gonçalves

17 - Zilda Arns

18 - Roberto Carlos

19 - José Alencar

20 - Neymar

21 - Eike Batista

22 - Rui Barbosa

23 - São Frei Galvão

24 - Manoel Jacintho Coelho

25 - Oswaldo Cruz

26 - Pastor Silas Malafaia

27 - D. Pedro II

28 - Chico Mendes

29 - Liz Gonzaga

30 - Renato Russo

31 - Herbert de Souza

32 - Padre Cícero

33 - Dilma Roussef

34 - Tancredo Neves

35 - Luciano Huck

36 - Apóstolo Valdemiro Santiago

37 - Dom Helder Câmara

38 - Renato Aragão

39 - Rodrigo Faro

40 - Xuxa

41 - Machado de Assis

42 - Luan Santana

43 - Ivete Sangalo

44 - Elis Regina

45 - Visconde de Mauá

46 - Raul Seixas

47 - Leonel Brizola

48 - Tiririca

49 - Gugu Liberato

50 - Rogerio Ceni

51 - Paiva neto

52 - Carlos Drumond de Andrade

53 - Zumbi dos Palmares

54 - Missionario RR Soares

55 - Paulo Freire

56 - Hebe Camargo

57 - Monteiro Lobato

58 - Roberto Marinho

59 - Marcos do Palmeiras

60 - Padre Marcelo Rossi

61 - Zico

62 - Mazzaropi

63 - Dedé do Vasco

64 - Ulysses Guimarães

65 - Reynaldo Gianechini

66 - Carlos Chagas

67 - Monsenhor Jonas Abib

68 - Duque de Caxias

69 - Antonio Ermírio de Moraes

70 - Marechal Rondon

71 - Lua Blanco

72 - Michel Telo

73 - Garrincha

74 - Lampião

75 - Claudia Leite

76 - Luis Carlos Prestes

77 - Marcos Pontes

78 - Fernando Collor de Melo

79 - político não revelado por estar disputando eleição

80 - Sócrates

81 - Datena

82 - Ronaldinho gaúcho

83 - Joelma

84 - Chico Buarque

85 - Chacrinha

86 - Amado Batista

87 - William Bonner

88 - Cazuza

89 - Tom Jobim

90 - Anderson Silva

91 - Romário

92 - Jorge Amado

94 - Ronald Golias

95 - Itamar Franco

96 - Roberto Justus

97 - Ana Paula Valadão

98 - Vital Brazil

99 - Jô Soares

100 - Maria da Penha

Por favor, acorda Brasil, vai estudar e te aculturar. Está mais do que na hora de adquirir consciência e lutar por valores mais elevados que levem nossa nação para um patamar de primeiro mundo, pois não é a economia que faz isso e sim a educação e cultura do povo.

Imagem: geraldopassofundo.blogspot.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

38 comentários:

Maria Marçal disse...

E a gente faz de tudo para aprender, ler, estar ao par das notícias do mundo, ser atualizada, mas, de repente, quem realmente pesa, porque tem o poder do voto, surge sem a mínima consciência de que tem nas mãos a chance de mudar a Nação.

beijos, amiga
Maria Marçal - Porto Alegre - RS

Atena disse...

Pois é, não é Maria? Dá tristeza a gente ver essa chance se perder nesse mar de ignorância que é o nosso país.
Enfim, vamos continuar batendo na mesma tecla. rsrs
beijão

Anônimo disse...

Olá,
Aculturar- antropologia: adaptar-se (um grupo humano) aos valores culturais de outro grupo, com o qual está em contato direto e contínuo.
sociologia: adotar uma cultura estrangeira como consequência do contato direto e prolongado com essa cultura.
Desculpe, concordo com a postagem em relação ao assunto e o "gosto duvidoso" do brasileiro por coisas e pessoas e também por programas e músicas em que a sordidez é explícita. Quanto ao aculturar discordo, como fica claro acima.
Qual cultura deveríamos adotar?
Até.

Anônimo disse...

Se você acha que ajudar ao próximo, assim como fizeram a Irmã Dulce e o Chico Xavier, é fanatismo religioso, procure se informar sobre o que é ser um cristão atuante, indepedentemente do credo religioso.



Atena disse...

Anônimo 1:
Parece que usei o termo erroneamente. Como já testemunhei ser usado no sentido de obter cultura, não me dei ao trabalho de consultar o dicionário. Mea culpa.

Atena disse...

Anônimo 2:
Não quis me referir nem à irmã Dulce, nem ao Chico Xavier.
Generalizei para não suscitar paranoias.

Giba disse...

Minha amiga Atena,
Em primeiro lugar, quem tem uma formação cultural de boa qualidade, dificilmente assiste aos programas do SBT, Globo, Record, RedeTV e a maioria dos programas da Bandeirantes.
O povo brasileiro é alienado, vítima do próprio preconceito e presa fácil do marketing televisivo.
Não adianta espernear, ficar nervosa, se indignar, o povo não quer melhorar, não quer pensar e não quer tomar decisões por conta própria.
O povão brasileiro quer viver na zona de conforto. Quer torcer para algum time de futebol, quer assistir novela, quer ver o BBB e a Fazenda, quer curtir programas de auditório dos piores, aliás, enquanto mais ruim, melhor.
Ler, pra que? Pensar, se instruir, adquirir conhecimento, aprender a escrever, dá muito trabalho, principalmente pensar.
Apenas para se ter uma ideia de como é o povão, lembra quando o jogador de futebol Ronaldo, apareceu com aquele corte de cabelo ridículo? Quantos imbecis você não viu transitando por aí com o mesmo corte? Você percebeu que elegeram o palhaço Tiririca para deputado? Você já viu quantas pessoas são fieis daquelas igrejas que, quem tem pelo menos meio por cento de raciocínio ativo já vê que é fraude, enganação, teatro e por que não dizer estelionato? Você já percebeu que um dos programas de maior audiência na TV aberta brasileira é o apresentado pelo Sr. Datena?
Nem vou dar mais exemplos, pois são desnecessários.
Você faz parte da minoria pensante deste país, pois a maioria quer mais é saber de fofoca de famosos, baladas e ficar idolatrando quem está na moda.
Moda é uma coisa feita para conduzir aqueles que não tem personalidade própria e geralmente também não tem inteligencia.
O melhor a fazer é tentar encontrar o máximo possível das poucas pessoas pensantes e trocar ideias e informações com elas. Ir ao teatro, ler bons livros e assim por diante.
Se preocupar com o povão só vai lhe trazer úlceras e eles continuarão zumbizando no deserto da cegueira.
Um grande abraço

Atena disse...

Puxa, Giba, seu comentário dá vontade chorar..., mas matou a pau!
Infelizmente é isso mesmo, acho que o que pega mais é a preguiça de pensar. Lembro que eduquei meus filhos no método socrático e eles chiavam, rsrs claro que é bem mais fácil receber respostas prontas. Contudo hoje são três adultos pensantes.
Atualmente vive-se no mundo das banalidades e da imagem.
Agora, o perigoso mesmo é que quando não exercitamos o cérebro, a inteligência estaciona (talvez até diminua, mas não tenho dados quanto a isso)e essa geração vai ter seus filhos menos inteligentes.
Tenho um filho que diz que o futuro pertencerá aos burros. rsrs
Claro que ele exagera, mas ... nem tanto.
Abração e obrigada pela visita

Anônimo disse...

Este programa não passa de uma farsa, tudo não passa de uma armação para colocar o Lula como o maior brasileiro de todos os tempos, ou no mínimo atrás de Airton Senna no 2º Lugar. Esta emissora está desesperada, o grupo perdeu o Banco Panamericano e precisam muito do apoio estatal. Mas como diria o Carlos Nascimento apresentador do programa "Nós já fomos mais inteligente".

Anônimo disse...

Poxa Giba quanta realidade, e depois que despertamos esse é o grande choque que levamos, da vontade pegar pelo braco sacudir a pessoa e gritar acorda, acorda, essa é a verdade, mais depois aprendemos mais e ficamos sabendo que o aprendizado, a descoberta é individual e se Deus ou o nome que queira usar ama e aceita todos do jeito que sao porque nos nao vamos aceitar todos do jeito que sao como irmaos de evolucao,e ainda aprender com eles o que pode ser melhorado na gente, assisti dois filmes que quanto mais entendo mais aprendo fala sobre o despertar da consciencia e a iniciacao, um e Dark city tem no you tube filme inteiro para assistir, o outro é Admiravel mundo novo, tambem no you tube, nesses dois filmes tem uma hora que eles gritam, acordem , acredite em voces, muito bom mesmo.
E um grande prazer encontrar pessoas como voces para conversar, sinceramente é muito dificil.
Atena meu filho hoje tem 12, e faz mais ou menos quatro anos que tomei consciencia de tudo, antes criei totalmente inconsciente, tento reverter, dar o melhor de mim, de tudo que aprendi nesses quatro anos mais sei que vai ser dificil, quase um milagre, pelo que li sinto que pode me dar umas ideias e dicas quanto a criacao consciente dos filhos.
abracos
Simone
Um grande abraco

Anônimo disse...

Adorei! Ainda bem que existem pessoas que conseguem diferir tudo isso. Em tempo, adorei o comentário feito por Giba, lembrei da minha indignação com algumas das coisas que ele falou, enfim, ao menos não estou isolada nessa minha reprovação.
Tenho pavor de "moda"! Parece sinônimo de UNIFORME. Principalmente quando lançada pelas celebridades, porque nem sempre elas tem bom gosto e ainda assim vira moda! Não sou mais uma! Pior de tudo é deixar que a maioria que decide sobre o Brasil nas urnas, não se importe ou não leve a sério que os votos deles repercutem não somente na vida deles mas na vida de todos. Lamentável!

Lucy Sem Fronteiras disse...

Atena minha querida, se eu for comentar aqui, talvez fique redundante pertante o que vc já disse e alguns de seus leitores tb.
Mas faço questão de que vc assista este vídeo aqui, feito por um jovem muito já conhecido na net inclusive, por falar e comentar sobre temas polêmicos e falando em especial aos jovens.

Ele usa de alguns palavões, o que não gosto e nem uso, no entanto se vc ver, compreenderá que condizem muito bem com o contexto da mensage, exatamente comentando sobre o mesmo tema acima de teu post.

É o Felipe Neto, não deixa de ver amiga:

http://www.youtube.com/watch?v=HqT8RQmHAB4

com este video, tb deixo minha opinião a respeito de teu texto rsrsrs.

beijos no coração direto do meu querida!!!

Atena disse...

Anônimo 3:
Até pode ser que seja uma farsa a apuração dos votos, mas duvido que a votação também o seja. Se você pesquisar pela internet verá comentários de votantes indignados porque foram taxados de burros e/ou ignorantes por outras pessoas que também se manifestaram a respeito do assunto.

Atena disse...

Anônima:
Considero uma das piores leis do nosso país a obrigatoriedade do voto. Dá no que dá. Acho que os nossos políticos seriam um pouco melhores se não fosse assim.
Quanto à moda, somos duas. Desde a adolescência eu dito a "minha" moda. Aliás naquela época as adolescentes não eram descerebradas como as de hoje e não ficavam imitando ninguém.
Seja muito bem vinda e volte sempre, os leitores aqui (maioria) são uma elite pensante.

Atena disse...

Lucy, querida:
Quando comecei a bisbilhotar a web sobre o assunto encontrei este vídeo e o assisti.
Embora indignada, ri muito porque o cara é muito hilário, embora diga palavrões demais para o meu gosto.
Assisti também outros vídeos dele, o cara não deixa pedra sobre pedra. rsrs
Obrigada pela visita e mil beijocas

Cla disse...

Olá Atena, eu fiquei pasma, os poucos que se salvam, ou já morreram, ou estão velhos.
Não há pessoas com conteúdo apropriado para e consagrarem como maior brasileiro de todos os tempos, Pele já superou Neymar e todos os outros de longe é O destaque nessa questão, É um ou outro que passa e acredite, isso tende a piorar pela incapacidade do brasileiro para adquirir cultura.

Ótimo texto, um grande beijo.

Samanta disse...

Olá Atena como vai ?

Passar por aqui é sempre um revigorante, pois é animador saber que ainda temos pessoas conscientes e inteligentes neste meio que tanto amamos !
Também não assisto a Tv aberta a uns 10 anos, mas fiquei sabendo da votação pelo vídeo do Felipe Neto, canal que acompanho pois apesar de irreverente e agressivo, é muito inteligente e divertido :) ia indicar o vídeo, mas vi que uma colega já o fez :)
Fiquei realmente chocada com os resultados... por mais que tentasse entender o que se passa na cabeça de muitas pessoas, não cheguei à conclusão nenhuma... Como um amigo mencionou, parece mesmo uma preguiça de pensar... uma entrega total da mente vazia para ser preenchida por qualquer coisa sem a menor análise e bom senso e sem um questionamento sequer...
A única luz no final do túnel que enxergo é nos esforçamos ao máximo para não cair nesta armadilha, continuarmos mantendo nossa integridade e vontade de evoluir e tentar incentivar os que pudermos... espero que eu não esteja sendo utópica e que um dia, de pouquinho em pouquinho mudemos esta situação :)

Um beijo enorme que seu fim de semana seja ótimo !

Atena disse...

Cla:
Realmente, são poucos os que se salvam.
Eu tenho esperanças que a educação neste país vá melhorar, impossível os governos não fazerem alguma coisa pra isso.
Seja muito bem vinda e abração

Atena disse...

Sam:
Também não consigo entender certas cabeças (ao meu ver descerebradas). rsrs
Pois é, menina, eu andei olhando uns vídeos do Felipe. O cara é hilário, mas os meus ouvidos não se sentem bem com alguns palavrões. De qualquer forma gostei porque ele dá nos dedos dos imbecis. Parece que certas pessoas só acordam assim, então acho que é válida a crítica que ele faz em seus vídeos.
Não sei se estamos sendo utópicas, mas eu também tenho esperanças. Afinal dizem que esta é a última que morre ... rsrs
Mil beijocas procê e obrigada pela visita

Unknown disse...

Uma palavra melhoraria muito a situação :EDUCAÇÂO!!!

Atena disse...

Salve, Duvendas, que bom recebê-lo por aqui.
Você disse pouco, mas disse tudo.
abraços

Flor Baez disse...

É amiga, Atena. Cegos que conduzem outros cegos, assim é que a massa se movimenta...

Portal de blogs Teia disse...

Oi Atena.
Post divulgado no Portal teia.
Até mais

Atena disse...

Flor:
Que alegria encontrá-la por aqui.
Gostei da sua frase, resume bem o que acontece.
beijão

Atena disse...

Olá, Alfredo.
Obrigada e abraços

Beth Muniz disse...

Olá minha querida Atena,
Quando vi o anuncio da votação, logo percebi se tratar de uma jogada de marketing pela busca de audiência.
Quando constatei o formato, não me restou dúvidas! Assim, não perdi o meu precioso tempo em acompanhar.
Não estou surpresa por dois simples motivos: 1- a internet virou uma ferramenta de alienação e reclamação, para quem neste estado deseja permanecer. Relendo Sun Tzu, constato que tornou-se uma “região onde cada lado tem liberdade de movimento, portanto, um ‘terreno aberto’ - também para imbecilidades, em minha opinião. 2- misturar alhos com bugalhos, e tratar os diferentes personagens e momentos históricos como iguais, não poderia resultar em outra coisa.
Prefiro nem comentar a composição da lista, pois de cara discordo da sua menção ao Pelé.
Mais, no mais, compartilho da sua indignação e revolta intelectual. Rsrsrs
Beijo Mestra!
Desculpe-me pela demora.
Te cuida.
Fui!

Unknown disse...

Bom, o que eu posso dizer.. as pessoas não votaram no melhor Brasileiro de todos os tempos.. elas votaram em seus idolos e atuais... srsrs

Atena disse...

Beth;
Adorei sua lembrança,realmente Sun Tzu é capaz de adequar suas citações a qualquer situação. rsrs
Quanto a misturar alhos com bugalhos, foi exatamente a impressão que tive. Enquete burra na sua concepção inicial. Deu no que deu. rsrs
Obrigada pela visita e beijão

Atena disse...

Luciana:
Tem razão, mas isso demonstrou total falta de critério, para não dizer inteligência e cultura.
beijos

Cidadão Araçatuba disse...

E eu?
Não tô na lista? Que p... falta de sacanagem! rs...

Atena disse...

Pois não é? De todos os pecados cometidos nessa lista o maior foi a ausência de seu nome!!!! rsrrs

Che meu heroi disse...

A direita com raiva de ver o Lula sendo aplaudido pelo povo. A revolução está em andamento e vocês nada podem fazer.
Viva Che!
Viva meu comandante Fidel!
Viva a liberdade!
Viva a maconha!

Atena disse...

Ao che meu herói:

????????????????

Anônimo disse...

So tem gente culta aqui entao...ninguem liga a televisao,sao todos revolucionarios atras de um monitor e julgam seus pais e familiares em seus comentarios...a grande verdade eh que todo mundo quer ganhar seu milhao e lasque o Brasil...sempre foi assim e voces tambem fazem isso....ou ja sairam as ruas para protestar?roubaram e mataram por revolta ?....bom,nao me julguem mas a Dilma fez e eh bem mais preparada que todos aqui.Os revolucionarios ou morreram,ou estao na cadeia ou no poder !

Atena disse...

Ao Anônimo:
???????

Anônimo disse...

infelizmente a cultura brasileira consiste em uma população que pouco se importa com as coisas que acontecem ao seu redor e nem se dao conta que a cada segundo são roubados enganados escravizados e ensinados que são um povo unido e alegre mais que na realidade quer dizer povo bobo e sem massa cerebral pois não pensam preferem acreditar em falsas ideias pois tem preguiça de pensar e medo de se expressar ou seja melhor dizendo o povo escravo que foi libertado não esta dando valor a liberdade e preferem ser escravos

Antonio disse...

Muito bom o assunto tratado no blog, pois expressa diversas opiniões sobre nossa sociedade atual e a maneira como o povo brasileiro é visto, nossa sociedade está acostumada com a facilidade de se fazer a vida na politica, e ficar no seu cantinho, mordendo pelas pontas para trazer melhor condições para sua família. O brasil nada mais é que um pais rico, com muitos pobres, um pais que não foi cultivado para se viver, como EUA ou Europa, portugueses viam aqui, explorar nossa sociedade e levar o que tinha de valor. Hoje em dia nada mudou, pessoa que tem conhecimento, sobre nossa legislação que é cheia de brechas usam para se aproveitar,seja poder politico, ou seja poder pela midia, se Luciano Hulk se candidatasse para presidente da republica quais seriam as probabilidades de ganhar?? Muitas pois a midia influência a maioria dos cidadãos. Temos que REVOLUCIONAR NOSSA POLITICA, NOSSO MODO DE PENSAR, NOSSA VIDA, TERMOS VALORES E PRINCIPOS, AGORA !!

Atena disse...

Aos dois Anônimos:
Primeiro, obrigada pela presença. Sejam bem vindos.
Concordo com tudo o que disseram. Nosso Brasil varonil, infelizmente, dá pena muitas vezes.