"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

terça-feira, 23 de abril de 2013

Monsanto ou Monsatã?

Monsanto

Se eu acreditasse em demônio, diria que a Monsanto é a própria expressão do mesmo. Acho que até agora nenhuma outra empresa fez tanto mal à saúde da humanidade quanto esta. Produzem, pesticidas, herbicidas e sementes transgênicas.

Monsanto é a mesma empresa que criou o “Agente Laranja”, herbicida espalhado por aviões americanos nas plantações, durante a guerra do Vietnã, e que causou inúmeros casos de malformação genética, câncer e outros problemas de saúde na população vietnamita e nos soldados americanos.

“Desde os anos 1980, a Monsanto tornou-se a líder mundial em modificação genética de sementes e ganhou 674 patentes de biotecnologia, mais do que qualquer outra empresa, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA.”( http://www.vanityfair.com/politics/features/2008/05/monsanto200805) Suas sementes compõem 93% da soja dos EUA, 88% do algodão e 86% do milho.

“Até agora, a empresa produziu sementes transgênicas da soja, milho, canola e algodão. Muitos mais produtos foram desenvolvidos ou estão em andamento, incluindo as sementes para beterraba e alfafa. A empresa também está buscando estender seu alcance para a produção de leite, comercializando um hormônio de crescimento artificial para vacas que aumenta sua produção, e está tomando medidas agressivas para colocar aqueles que não querem usar o hormônio do crescimento em desvantagem comercial.” (http://www.vanityfair.com/politics/features/2008/05/monsanto200805)

Também recentemente fui alertada pela Avaaz que estão tentando patentear as variações de sementes de pepino, brócolis e melão. Após patentearem, dominam o mercado das mesmas.

Caso alguns não saibam, desde que a Monsanto patenteou suas sementes transgênicas ela obriga os agricultores (em qualquer país do mundo) a pagar royalties pelas suas sementes na plantação inicial e mesmo nas colheitas posteriores, cobrando 2 por cento em cada.

O grande problema é que mesmo um agricultor não plantando sementes da Monsanto, o pólen dessas flutua, se desloca com o vento e polinizadores naturais vindo de outras áreas. Assim, os agentes da empresa podem detectar suas sementes numa plantação e cobrar os tais de royalties.

“Como entrevistas e resmas de documentos de tribunais revelam, a Monsanto baseia-se em um exército sombrio de investigadores privados e agentes no coração da área rural americana para impor o medo nas áreas de fazendas. Eles vão a campos e cidades agrícolas, onde eles filmam e tiram fotos secretamente de agricultores,donos de lojas e cooperativas; se infiltram em reuniões comunitárias e coletam informações sobre a atividade agrícola. Os agricultores dizem que alguns agentes da Monsanto fingem ser topógrafos. (...) Os agricultores os chamam de “a polícia da semente" e usam palavras como "Gestapo" e "Máfia" para descrever suas táticas.”(http://www.vanityfair.com/politics/features/2008/05/monsanto200805)

O mais legal (para a Monsanto) é que suas sementes são a únicas que resistem ao herbicida que eles mesmos fabricam, o Roundup. Ou seja, eles ganham duplamente.

Em junho do ano passado agricultores brasileiros que entraram com um processo contra a Monsanto tiveram suas reivindicações atendidas pelo STJ, mas como o ganho para os agricultores ainda dependia de outro tribunal, o do estado do Rio Grande do Sul, não sei em que pé está a questão, pois a Monsanto apelou da decisão.

Recentemente a dita empresa conseguiu aprovar nos Estados Unidos uma lei que impede os tribunais de proibirem a venda de um produto, mesmo que este produto tenha sido aprovado pelo governo por um equívoco. De acordo com uma variedade de grupos de consumidores de alimentos, agricultores orgânicos, sindicatos e outros, a Lei sequestra a Constituição, estabelece um precedente jurídico e coloca a Monsanto e outras empresas de biotecnologia acima dos tribunais federais. Isso significa que nem mesmo o governo dos EUA agora pode parar a venda, plantio, colheita ou distribuição de qualquer semente de GM, mesmo se está ligada a doenças ou problemas ambientais.”http://www.guardian.co.uk/environment/blog/2013/apr/04/monsanto-protection-act-gm

“O monopólio da Monsanto sobre as sementes, a destruição das alternativas, a obtenção de super-lucros no conceito dos royalities e a crescente vulnerabilidade das monoculturas criaram um contexto que propicia o crescimento das dívidas, dos suicídios e a angústia agrícola que alimenta a epidemia de suicídios dos camponeses hindus. O controle sistêmico se intensificou com o algodão Bt, por isso a maioria dos suicídios ocorre na cultura algodoeira.” (http://www.brasildefato.com.br/node/12652 )

“Entre junho de 2005 (data da introdução do algodão transgênico Bt no estado indiano de Maharashtra) e dezembro de 2006, 1.280 agricultores se mataram.” (http://aspta.org.br/campanha/monsanto-as-sementes-do-poder/)

Então, leitores, prestem atenção no que estão comendo (produtos transgênicos) e tenham consciência do poder maligno dessa empresa que só visa aumentar seus lucros ao custo do empobrecimento dos pequenos agricultores e danos à saúde humana.

Se quiser saber mais sobre a Monsanto, eis um ótimo vídeo que esclarece muita coisa: http://www.youtube.com/watch?v=D6-YkHO3kPY&feature=related

Imagem: veganovercome.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

10 comentários:

Gabriel Correia disse...

É por ai Atena, não faz diferença acreditar ou não acreditar no capeta. A nós, cabe combater seus representantes e seguidores terrenos.
As grandes corporações e a democracia corrupta são os vilões de nossos tempos. Controlam o povo, com muita ilusão aos adaptados, exclusão aos rebeldes e ainda sobra porrada para os revoltosos.
Um abraço.

Atena disse...

Gabriel:
"As grandes corporações e a democracia corrupta são os vilões de nossos tempos". Falou e disse.
Realmente temos de combatê-las, se não for pela ética, pelo menos para garantir nossa saúde, como no caso da Monsanto.
abraços

Eduardo Medeiros disse...

Isso chega a assustar. uma empresa que com patentes sobre produtos da natureza! a que ponto chegamos.mas não é de hoje que as grandes corporações mandam nos governos; elas são o governo. lembro de ter lido isso a tempos numa entrevista de uma americana que não lembro o nome.

tenho procurado na medida do possível, comprar legumes orgânicos e fugir de transgênicos.

ótima matéria, Atena.

Atena disse...

Pois é, Edu, eu também fico assustada com um poder de tal tamanho nas mãos de uma só empresa.
Infelizmente, como o brasileiro é muito alienado a respeito de assuntos sérios, a gente fica correndo o risco dessas grandes corporações nos comandarem.
Vamos divulgar o máximo possível.
abraços

Beth Muniz disse...

Oi Mestra!
Voltei.
Pois é...
Que pensa que existe padrão ético no mundo do capital desconhece a essência da palavra.
O capital e o capitalista não perdoa, acumula.
Veja o exemplo neste link: http://blogdabethmuniz.blogspot.com.br/2013/03/a-ma-saude-pode-ser-muito-saudavel.html

Tô de volta!
Me mande um e-mail me contando as novidades.
Beijo.

Atena disse...

Beth:
É, a ética passou longe de muitas corporações, haja vista as mega empresas de armamentos que estimulam guerras para poder vender.
Vou ler seu artigo.
beijos

Blogueiros do Brasil disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

Será publicado em 29/04/2013 , no decorrer do dia.

IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
Google Analytics e em outras ferramentas
similares como originadas na URL
http://ads.tt/ .


Abraços cordiais.

Atena disse...

Tiozão:
Obrigada mais uma vez.
abraços

videodocs-pt disse...

Veja o meu post : O Mundo Segundo a Monsanto http://www.dihitt.com/n/meio-ambiente/2013/06/09/o-mundo-segundo-a-monsanto-

Atena disse...

Ok, videodocs, vou dar uma olhada.
Seja bem-vindo.