"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

sábado, 14 de maio de 2011

Onde anda a cidadania?

cidadania2
Esse assunto tem ocupado minha mente já faz alguns anos, mas hoje o trago a este espaço porque semana passada uma reportagem na TV me deixou muito indignada.
Nossa cidade tem um parque público enorme, 37,5 cidadania3 hectares (coloquei as fotos para que vejam como é bonito). É uma área que a população aproveita para o lazer, para o esporte e confraternizar com os amigos. Nele existem recantos lindos com esculturas e bancos cuja idade chega aos 70 anos ou mais.
Pois bem, semana passada, mais uma vez, vândalos destruíram bancos que hoje são impossíveis de refazer porque não existem mais formas para isso, segundo palavras do secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia. Segundo ele, dos 38 monumentos cidadania4 existentes no parque, somente um ainda não foi vandalizado porque é bastante visível (fica numa das orlas do parque) e é iluminado à noite.
Bom, é aí que entra o tema cidadania.
O que tenho ruminado com meus botões é que a escola fundamental deveria ter uma matéria em seu currículo exatamente com este título: cidadania.
Quanto aos adultos mal educados hoje existentes, creio que não há muito que se fazer, mas podemos almejar ter futuros adultos mais cidadãos e respeitadores da res publica (a coisa pública).
O que é ser cidadão? Não é só ter direitos, como muitos pensam, é ter deveres também. O dever de respeitar o outro e as coisas públicas.
O dever de:
- quando motorista, respeitar as faixas para pedestres, não cortar violentamente a frente do carro que vai ao lado, não fechar cruzamentos, etc.;
- não jogar lixo ou restos de mobília (já vi de tudo) em terrenos baldios ou córregos que muitas vezes cortam os centros urbanos;
- não furar filas;
- não demolir “orelhões” (telefones públicos);
- não pichar muros, paredes, monumentos, etc.;
- não queimar moradores de rua ou agredir gays e travestis;
- respeitar a lei do silêncio (após as 22 horas);
- conviver civilizadamente com seus vizinhos ao invés de trocar tiros quando se desentendem;
- e por último, não jogar chicletes no chão das ruas. Quer coisa pior do que pisar num deles? Argh!
Esta lista seria beeeem maior, mas vou poupar vocês disso.

Se existisse essa matéria, cidadania, no ensino fundamental, creio que até o bullying diminuiria, pois um dos ensinamentos para ser cidadão é aprender a conviver com as diferenças humanas.
Nosso país cresceu, economicamente, nos últimos anos, por outro lado desceu a ladeira nos quesitos má educação, desrespeito e violência.
Eu juro pra vocês que se fosse mais jovem eu mudaria de país. Eu adoro este Brasil e a alegria e calor de seu povo, mas nos últimos tempos está muito difícil viver aqui.
Peço um favor aos leitores: se algum conhecer um figurão do governo federal ligado à educação passe adiante esta sugestão – incluir a matéria cidadania no currículo escolar. A criança assimila bem mais facilmente que o adulto os valores que lhe são passados.cidadania1
Um país é constituído por todos e cada um que o compõe. Por favor, faça a sua parte, inicie uma campanha pelo resgate da cidadania antes que o país retorne à Idade da Pedra.
Ajude a expandir as consciências.
Ufa, desabafei!!!
Imagens: aredencao.com.br; flickr.com; btmillenium.blogspot.com; ricardoribas.photoshelter com
Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

16 comentários:

Anônimo disse...

Ok. Eu sou professor de educação fisica e durante 20 anos trabalhei como técnico de Ginástica Artística. Como não tinha mais estomago para competições sem sentido passei a trabalhar em escolas, daí percebi o grande problema que é a educação no nosso país, pois o problema não são as crianças e sim os seus mestres, os pais. Hoje só consigo trabalhar com crianças entre 4 anos e 10 anos de idade, porque pode-se mudar algumas coisas em relação a princípios, mas quando se trata de adolescentes, aí a coisa se complica, e muito. É uma bola de neve. Trabalho na região Sul, e de uma turma de 20 alunos, encontra-se apenas 4 que são realmente bons alunos. Mas a luta continua.

Cidadão Araçatuba disse...

Assino embaixo!
A cidadania deveria ser inata ao ser humano, coisa que na prática, sabemos, não acontece, mas como é que o ser humano consegue com extrema facilidade tornar-se vândalo, ou pior ainda,indiferente a tudo,tratando o público como se não tivesse dono, destruindo o patrimônio público,desse jeito, revoltante!
A resposta você já deu, E-D-U-C-A-Ç-Ã-O, ou melhor o problema infelizmente é a falta dela.
E olha que o sul é formado por germânicos,austríacos, italianos, poloneses,escandinavos, povos considerados desenvolvidos, mas... falta algo para dar "liga". Rs...
Que beleza de parque heim tchê! Báh tri-lindo!
Gostei da postagem, sua cidade (e capital) é muito linda!
Grande Abraço!

Atena disse...

Anônimo:
Minha simpatia a você como professor, classe pela qual tenho a maior admiração. Quando minha filha disse que ia cursar o magistério eu quase fiquei doente, afinal a gente sempre quer o melhor para os filhos. Quando ela tomou essa decisão já era uma pouca vergonha a situação dos professores.
O mal maior da humanidade é a ignorância, daí minha batalha por uma melhor educação, pelo menos nas escolas porque dela sairão os futuros pais.
Obrigada pela visita e participação.

Atena disse...

Cidadão:
Se houvesse mais consciência de cidadania, os vereadores de sua cidade seriam melhores legisladores e a cuidariam melhor também.
Eu realmente não entendo o vandalismo com o bem público, pois afinal serve a todos, ricos ou pobres. O problema é que nossas classes mais baixas (economicamente) não têm a menor educação e portanto nenhuma consciência de cidadania.
Torço para que esta corrente do bem formada por blogueiros como você e outros tantos, aos poucos, vá modificando a cabeça de alguns. A web é um canal incrível para a disseminação de ideias.
Obrigada pelos elogios à minha cidade e ao nosso valoroso parque.
abração

Eduardo Medeiros disse...

oi atena, tudo bem tirando a indignação pelo vandalismo?

olha, concordo que deveria ter tal disciplina nas escolas: cidadania, educação para o trânsito e coisas semelhantes. afinal de contas, escola é para dar educação. é claro que tudo começa em casa, mas a escola pegaria aqueles meninos e meninas que infelizmente não receberam tal educação dos pais.

beijos, deusa

Beth Muniz disse...

Querida,
Indiquei desta forma:Um país é constituído por todos e cada um que o compõe. Por favor, faça a sua parte, inicie uma campanha pelo resgate da cidadania antes que o país retorne à Idade da Pedra.
Uma excelente dia idéia que pode ajudar a expandir a consciência de todos.
Ajude a divulgar.
Do blog Expandindo a Consciência, da amiga Atena.
Bom inicio de semana para todos!

Vou compartilhar nas redes.
Beijo.

Atena disse...

Oi, Edu:
Tudo bem, excluindo a canseira na procura de imóvel para morar.
Na minha opinião, os ensinamentos sobre cidadania deveriam começar em casa, mas nos dias atuais os pais não têm mais tempo para os filhos, infelizmente... então que pelo menos a escola ajude nesse assunto, não é?
Afinal a gente aprende tanta baboseira na escola, conteúdos que nunca mais nos servirão para nada, melhor seria aprender algo útil para todos.
beijão

Atena disse...

Beth:
Você é demais. Muito obrigada mesmo. Aliás não poderia esperar outra coisa de você, pois também é uma batalhadora por expandir consciências. Com outro enfoque, mas o mesmo objetivo.
Grande abraço e beijos

Eduardo Medeiros disse...

concordo com você. está de mudança, é...?

Valéria Braz disse...

Atena, bato palmas para o seu desabafo... ele é o de muitos brasileiros que apesar dos pesares são cidadãos.
Quanto figurões do governo federal, até acho que poderiam fazer algo, mas não antes de serem apresentados ao real sentido de ser cidadão... Talvez se campanhas em prol da cidadania iniciassem na política um dia poderíamos ter esta matéria nas escolas....
Beijo no coração

Atena disse...

Valéria:
Pois é, a cidadania teria de começar pelos políticos e governantes, mas muitos deles ainda têm de aprender o que é isso.
Uma empresa sempre reflete a cabeça de seu proprietário ou do CEO, talvez com um país aconteça a mesma coisa.
Obrigada pela visita e participação.
beijão

Jackie Freitas disse...

Olá Atena, minha querida!
Demorei, amiga, mas cheguei aqui!
Aliás, não tenho recebido as suas indicações...
Bem, estou totalmente contigo na questão da cidadania e na inclusão de uma matéria assim para que nossas crianças tenham, desde cedo, a consciência despertada para essas questões! O mundo é um lugar para todos, e também não consigo compreender qual é o prazer que as pessoas tem em destruir bens públicos! Eu fico muito irritada quando vejo orelhões vandalizados (e, normalmente, os encontramos sempre quando precisamos de um que funcione!), quando vejo obras de arte ou até mesmo fachadas pichadas ou destruídas... Parece que somos obrigados a conviver com a sujeira daqueles que não respeitam lugares públicos como direitos de todos! Concordo amiga que cidadania envolve direitos, mas é preciso saber que há deveres também! Nada de querer apenas a parte boa...o receber sem contribuir! Quando temos educação e consciência disso, sabemos que os deveres não se tornam pesos, mas prazer em contribuir para um bem que pertence a todos, incluindo nós mesmos!
Grande beijo e parabéns pelo desabafo...rsrs
Jackie

Atena disse...

Jackie:
É sempre uma satisfação recebê-la aqui, não importando a demora.
Você tem razão ao dizer que precisamos conviver com vândalos. É revoltante, mas nunca é tarde para darmos uma solução ao problema. Claro que mudanças não são do dia para a noite, mas eu sempre tenho a esperança.
Eu não entendo a cabeça de uma pessoa que destrói um orelhão, por exemplo, ela pode precisar dele a qualquer momento, não é?
Obrigada pela visita e participação.
beijos

Victor S. Gomez disse...

Cidadania é imprescindível para que todos sejam cidadãos cônscios de seus direitos e deveres. Abraços

Tiozão das Batidas disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 29/11 às 12h .

Abraços cordiais.

Atena disse...

Tiozão:
mais uma vez, obrigada.
abraços