"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Diga não ao fundamentalismo e preconceito

Fundamentalismo e preconceito

Tomem conhecimento do PDC/11 que está no momento aguardando parecer na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Cãmara e a opinião do Deputado Federal Jean Wyllys.

“A intolerância dos fundamentalistas da bancada evangélica se mostra cada vez mais ameaçadora e passível de qualquer manobra para desviar a atenção da sociedade, com novas cortinas de fumaça, dos escândalos que envolvem alguns dos seus integrantes. Desta vez é o Projeto de Decreto de Lei (PDL) do deputado João Campos (PSDB/GO), líder da Frente Parlamentar Evangélica, que busca sustar a aplicação do parágrafo único do Art. 3º e o Art. 4º, da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 1/99 de 23 de Março de 1999, que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual. A resolução do CFP que o deputado Campos quer derrubar por lei proíbe as mal chamadas “terapias” que prometem mudar a orientação sexual das pessoas, transformando magicamente gays em heterossexuais, como se isso fosse possível — aliás, como se isso fosse necessário.

Não bastasse a inconstitucionalidade do projeto, que contraria os princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 (art. 1º, proteção da dignidade da pessoa humana; art. 3º promoção do bem de todos sem discriminação ou preconceito; art. 196º, direito à saúde, entre outros), a proposta vai contra todos os tratados internacionais de Direitos Humanos, que também têm como objetivo fundamental o direito à saúde, a não discriminação e a dignidade da pessoa humana, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, entre outros.

Com essa proposta, o deputado, por convicções puramente religiosas, se considera no direito não só de ir contra os direitos humanos de milhões de cidadãos e cidadãs brasileiras, mas também de desconstruir um ponto pacífico entre toda uma comunidade científica: nem a homossexualidade, nem a heterossexualidade, e nem a bissexualidade são doenças, e sim uma forma natural de desenvolvimento sexual. Nenhuma é melhor ou pior ou mais ou menos saudável do que as outras. São simplesmente diferentes e não há nenhuma dissidência quanto à isso. O argumento de que a homossexualidade pode ser “curada” é tão absurdo como seria dizer que a heterossexualidade pode ser “curada” e é usado sem qualquer tipo de embasamento teórico ou científico e sempre por fanáticos religiosos que tem com o objetivo confundir a população com suas charlatanices.

O PDL do deputado – o mesmo da PEC n° 99 de 2011, ou a “PEC da Teocracia” que pretende que as “associações religiosas” possam “propor ação de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade de leis ou atos normativos, perante a Constituição Federal” – é, no mínimo, criminoso, e vai também contra os direitos à saúde da população, pois sabemos que essas supostas terapias de “cura gay” nada mais são do que mecanismos de tortura que produzem efeitos psíquicos e físicos altamente danosos, que vão da destruição da auto-estima de um ser humano até o suicídio de muitos jovens – como ocorreu recentemente nos Estados Unidos, onde mais um adolescente gay, de 14 anos, tirou sua própria vida apos ter sofrido assedio homofóbico na escola.

(...) Essas supostas terapias, repudiadas unanimemente pela comunidade científica internacional, constituem um grave perigo para a saúde pública. Adolescentes e jovens são obrigados, muitas vezes pela própria família, a tentar mudar o que não pode ser mudado, são pressionados para isso por estes grupos que promovem as mal chamadas “terapias de reversão da homossexualidade” e acabam com graves transtornos psíquicos ou se suicidam. Os responsáveis desses crimes deveriam ser punidos, mas o deputado Campos propõe um amparo legal para que, além de fugir da responsabilidade penal pelos seus atos, possam dizer que a lei os protege e que suas atividades criminosas são lícitas.

Nos EUA, um dos mais conhecidos grupos que dizem “curar” a homossexualidade é Exodus. Mas os “ex gays” de Exodus, mais tarde ou mais cedo, acabam sendo “ex ex gays”, porque a orientação sexual não pode ser mudada ou escolhida à vontade (sobre isso também há absoluto consenso na comunidade científica). Vários ex líderes do grupo pediram publicamente perdão por seus crimes alguns anos atrás: “Peço desculpas a aqueles que acreditaram na minha mensagem. Tenho ouvido nos últimos tempos numerosas histórias de abuso e suicídio de homens e mulheres que não puderam mudar sua orientação sexual, apesar do que Exodus e outros ministérios lhes disseram. Uma participante que conheci caiu numa profunda depressão e preferiu saltar de uma ponte. Naquele momento, disseram-me que não era minha culpa, mas meu coração não acreditou”, declarou numa coletiva de imprensa Darlene Bogle, ex liderança da seita, junto a outros colegas que se arrependeram com ela.

Há uma preocupante confusão na sociedade, incitada por esse fundamentalismo religioso, que precisa ser esclarecida antes que a saúde física e psíquica de mais jovens seja afetada: ao contrario da religião, a orientação sexual de um indivíduo não é uma opção. Se o Estado é laico – como o é o brasileiro desde 1890 – questões de cunho moral e místico não podem ser parâmetro nem para a elaboração das normas nem para o seu controle. Valores espirituais não podem ser impostos normativamente ao conjunto da população.”

Fonte: http://jeanwyllys.com.br/wp/deputado-jean-wyllys-se-posiciona-contra-projeto-da-bancada-evangelica-que-busca-legalizar-a-cura-gay

Creio que todos conhecem a Pixar, a empresa de animação digital pertencente à Walt Disney Company. Eles fizeram o vídeo abaixo para esclarecer e como um voto de esperança para todos aqueles que se sentem excluídos.

http://www.youtube.com/watch?v=p-YafqBxSGM

Imagem: sensatione.blogspot.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

23 comentários:

sucris disse...

Oi Expansão!Sensacional!num movimento proativo,simples,direto,buscando conscientização,pode-se promover cortar as amarras do preconceito e dessa lavagem cerebral espúria e doentia que é a religião!Aos poucos este século se revelará com um alvará
que a própria religião criou contra si..."E a verdade vos libertará..."
Abraço Fraterno

Atena disse...

Oi, Sucris:
Pois é, estimo que você esteja com a razão. Estou cada vez mais assustada com o retrocesso das religiões.
Abraços

Portal de blogs Teia disse...

Oi Atena.

Sou totalmente contra qualquer tipo de preconceito,porém quando o assunto é leis da bancada evangélica qual é a primeira coisa que se escuta? "sou totalmente contra" ou "esses evangélicos são loucos" ou coisa assim,hora bolas,isso não é preconceito???
Sou contra muitas leis que a bancada evangélica coloca em pauta,porém, concordo com muitas também,então entende se que a coisa não é tao simples assim ,ser a favor ou contra quem quer que seja.
Um Exemplo:sou contra a lei que a bancada gay propõe de que se tornaria crime de racismo o pai falar ao filho que não se deve beijar na boca do amiguinho...só por isso eu me torno racista??? convenhamos,o dia em que eu não poder educar meu filho da maneira que eu desejo nosso país está as portas do caos!!!
Outro exemplo é a chamada cota gay,que daria uma cota de vagas em cargos públicos e universidades a homosexuais,raios, cotas é para pessoas "pobres"independente de cor,credo ou orientação sexual.
Entendo com tudo isso que o problema não está na bancada evangélica nem na bancada gay, e sim em alguns projetos "medonhos"que são colocados tanto de um lado quanto no outro tendo a necessidade de se analisar separadamente cada caso,pois se não for assim estará usando o "preconceito contra o preconceito"

Gosto muito de seus textos pois sempre me coloca a pensar.

Postagem divulgada .
Até mais

Atena disse...

Alfredo:
Concordo quando diz que não se deve combater preconceito com preconceito também.
Considero perigoso porém o nosso país deixar de ser laico, haja vista o que acontece nos países onde a religião dita as leis.
Você tem razão em suas ponderações, se faz muita lei burra neste país, incluindo a de cotas que, no meu entender, discrimina.
Obrigada apela participação e abraços

Luciana Flora disse...

Eu havia feito um comentário dias atras.. Mas a internet deu probelema e fiquei em duvida se enviei realmente.. PELO VISTO NÃO.. SRSRS
tudo bem escreverei novamente..

Bom, eu nunca entendi o motivo de as pessoas em geral se preocuparem tanto com a vida sexual alheia..Existem cousas tão mais importantes do que ver a vida sexual de alguém..

é algo pessoal que não diz respeito a mais ninguém a não ser a própria pessoa..

Alias indo um pouco além.. eu também não entendo porque ultimamente as pessoas veem quem é virgem como alguém que necessariamente tem um problema.. Ou porque se apessoa está mal humorada associam logo a sexo .. com comentários do tipo: O marido não correspondeu ontem a noite.. srsrs

E como se fosse impossível viver sem isso.. se fosse impossível eu estaria morta..srsrs..

As pessoas implicam com tudo.. é realmente um saco.. implicam com quem é homo.. com quem é bi.. e até com quem não liga para sexo.. srsr

Acabei desabafando um pouco, mas enfim.. exstem coisas bem mais importantes do que ficar atento a sexualidade alheia..


Obs: Não sei o que está acontecendo.. não estou conseguindo entrar com meu perfil do google..

Eduardo Medeiros disse...

nunca votei em ninguém da bancada evangélica. Nem evangélico eu sou. mas como você sabe, eu procuro sempre ponderar os dois lados da questão.

o problema, Atena, é que muitos homossexuais não gostariam de ser homossexuais. Negar que existe esse conflito em muitos gays também não é honesto, pois há.

Não concordo que ninguém queira "curar" um gay que está bem resolvido com sua sexualidade.

essa tua frase

O argumento de que a homossexualidade pode ser “curada” é tão absurdo como seria dizer que a heterossexualidade pode ser “curada” e é usado sem qualquer tipo de embasamento teórico ou científico e sempre por fanáticos religiosos que tem com o objetivo confundir a população com suas charlatanices.

Ora, negar que a heterossexualidade é o padrão vigente na natureza é ideologizar à máxima potência a questão. Não considero a homossexualidade um desvio, um pecado, uma doença, mas também não ha comprovação alguma que é genética.

Engraçado que há uns tempos, os gays lutavam pelo direito de terem "escolhido" ser gay.

Essa conversa de "direitos humanos" nada tem a ver com o cerne da questão.

Então, eu como bom equilibrista, não fico nem tanto ao mar nem tanto à terra.

Ora, se um gay ou um hétero estiverem em conflitos quanto à sexualidade, deveriam ter o direito de serem orientados, sem que isso virasse motivo para guerra ideológica.

beijos

Eduardo Medeiros disse...

Atena, quanto ao Brasil deixar de ser laico, fique tranquila, jamais este país será uma república cristã fundamentalista ou uma república islãmica, ou católica ou o que seja. Aqui não se pergunta qual a religião do candidato(se formos radicalizar a questão, apenas ateus serão bem vindo como candidatos para que a "ameça fundamentalista religiosa" não tome o poder e bla bla bla). Um presidente espírita, governará nos mesmos princípios constitucionais de um evangélico, católico, ou "shaumbrazista" rssss

Atena disse...

Oi, Luciana:
Entendi muito bem o que quis dizer, eu também me espanto com a importância que as pessoas dão ao sexo. Usam o sexo como válvula de escape pra tudo.
O problema começou muito tempo atrás quando a sexualidade foi desvirtuada, daí em diante foi aquilo que se diz: colocaram a m... na frente do ventilador. rsrs
Acho que muito mais adiante, quando a humanidade tiver evoluído, a sexualidade voltará a ser uma função normal humana como comer ou fazer xixi. rsrs Até lá teremos que conviver com piadinhas e internet e revistas repletas de bundas e peitos. Aff!
beijos, querida

Atena disse...

Edu:
Vamos por partes, como diria Jack o estripador. rsrs
Primeiro: o testo não é meu e postá-lo por inteiro não significa que eu diga amém a cada frase. Como em todas as questões polêmicas, o deputado em questão apela um pouco para o exagero.
Tempos atrás o homossexualismo era um tema pouco discutido e até acredito que alguns gays dissessem ter escolhido ser gays. Até hoje muitos não entendem o que se passa dentro deles até finalmente se assumirem gays.
Já atendi em consultório homossexual enrustido e é de dar pena.
O problema em criar leis é a limitação e a interferência do Estado em questões particulares do cidadão. Nos últimos anos isso tem acontecido mais do que deveria. Lembra da lei da palmada nos filhos? Outro absurdo.
A orientação da sexualidade de cada um deve ser uma questão pessoal, se um gay acha que pode ser "curado" ele tem direito de procurar a "cura", mas não será com psicólogos.
Com relação a Resolução do meu Conselho, eles tomaram a decisão correta porque já está sacramentado que homossexualismo não é doença, portanto por uma questão ética o Conselho não pode aprovar terapias curativas.
Quanto ao laicismo do Brasil, já deu pra ver que, em muitas questões, é só no papel.
abração

Turismo & Paradigma disse...

fantástico

Atena disse...

Olá, Turismo;
Obrigada pela visita e seja bem vindo.
abraços

Eduardo Medeiros disse...

Mas se um gay está com problemas emocionais de não aceitar sua condição qual seria o profissional que me melhor lhe orientaria? um dentista?

não estou falando de cura, estou falando de se resolver problemas emocionais profundos nesses casos.

os religiosos muitas vezes se esquecem que o país é laico mas os anti-religiosos não podem esquecer que o país não é ateu.

mais uma república teocrática nunca haverá no Brasil. Isso só há em alguns países islãmicos e no Estado do Vaticano.

Atena disse...

Edu:
"se um gay acha que pode ser "curado" ele tem direito de procurar a "cura", mas não será com psicólogos."
Se ele tiver problemas emocionais não visando a cura de sua condição, claro que será com o psicólogo que irá resolvê-los.

Anônimo disse...

Homosexualismo seria um comportamento? Os psicologos abrangem essa area de comportamento!

Atena disse...

Anônimo:
Não, homossexualismo não é comportamento. Comportamento se estabelece conforme vamos interagindo com o exterior. Homossexualismo poderia ser chamado de terceiro sexo, as pessoas nascem assim.

Anônimo disse...

a realidade é triste, mas voces ativistas homossexuais estão sendo usados pelos Marxistas Culturais que estão destruindo nossa sociedade ocidental.
esse assunto é muito longo e sugiro que vocês investiguem a fundo.
pois quando os Marxistas conseguirem o poder e instalarem uma ditadura Comunista baseada na ideologia de Karl Marx,todos os homossexuais e feministas e ativistas negros são ASSASSINADOS.
comunistas Marxistas odeiam homossexuais. Tche Guevara era homofóbico e Fidel Castro manda assassinar homossexuais em Cuba.
vocês nem sabem o quão profundo é esse tema. mas vou dar pistas para voces mesmos descobrirem:

http://www.youtube.com/watch?v=RQE6_hE9r34

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo_cultural

http://www.google.com.br/search?q=marxismo+cultural+e+a+revolu%C3%A7%C3%A3o+cultural&hl=pt-BR&safe=off&rlz=1C1_____enBR504BR504&prmd=ivns&source=lnms&tbm=vid&sa=X&ei=rSesUNfkCpOk8ASrtID4Dw&ved=0CAgQ_AUoAg

os Marxistas primeiro causam desestabilização social e separação da sociedade em "grupos", depois causam caos total, quando a sociedade está totalmente enfraquecida eles tomam o poder à força, e os "baderneiros" são assassinados para que a sociedade volte a sua normalidade. e diga-se os baderneiros para os marxistas são os ativistas dos grupos "oprimidos".

VOCÊS!!!

Atena disse...

Anônimo:
Alguém acreditar que nos dias atuais o marxismo tem chance de se impor é a maior viagem na maionese.
Devemos ter uma visão crítica se quisermos expandir a nossa consciência e não aceitar indiscriminadamente o que outros dizem ou escrevem. Ou seja, pensar com a própria cabeça, questionar, avaliar, refletir.
Eu não sou homossexual e nem ativista dos mesmos, o tema foi incluído no blog porque serve ao objetivo de expandir as consciências.

Beth Muniz disse...


Oi Atena,
Em resumo: Homossexualismo não é doença, e se o homossexual tem algum conflito sobre isso, o mesmo deve ocorrer com diversos machões, casados, que saem à noite à procura de travestis para satisfazerem os seus desejos sexuais – há estatística que comprova. E nem por isso recomenda-se tratamento clínico a estes. Sabe porque? Porque uma sociedade é hipócrita como a nossa, aceita-se tudo desde que aconteça nos subterrâneos, na calada da noite e, preserve a moral e os bons costumes dos “bons pais de famílias”.
O que incomoda aos “homens”, é que os homens homossexuais são visíveis. Mostram-se, e mostram aos outros, o que certamente alguns não querem enxergar em si mesmos.

Sobre o Anônimo aí em cima, que deitou raivosamente falação sobre comunistas, marxistas e outros “istas”, deve ser um desses que me refiro. Nem para expressar a sua opinião, saí do armário. Mostra a cara, cara!
Sugiro que você não perca o seu precioso tempo com anônimos, e nem libere os seus comentários.

Afinal, este tipo de comportamento não acrescenta nada de conhecimento ao blog e seus leitores.
Se eu tivesse recebido este post, teria comentado antes.
Beijo, Mestra.

Atena disse...

Querida Beth:
Pois é, vivemos numa sociedade hipócrita. Conheço muitos homens em que noto um homossexualismo enrustido. Todos temos as duas energias, a feminina e a masculina. As mulheres conseguem conviver melhor com isso e talvez por esse motivo não levem tanto para o lado sexual, já os homens, que ficam reprimindo, acabam fazendo o que você citou (e na calada da noite rsrs).
Quanto ao Anônimo, eu posto os comentários porque nas minhas respostas procuro sempre plantar alguma sementinha para a reflexão das pessoas.
Obrigada pela visita e comentário.
beijos

Anônimo disse...

Bem este assunto realmente tao polemico é base de debates para varias categorias, mas abrindo aqui a minha opniao, vejo que as pessoas estao cade vez mais frias céticas em todos e qualquer assunto de que se pareça, seja de opção sexual, familia, drogas, prostituição enfim, todos esses assuntos pertinentes nao estao somente ligados a questao em ser ou nao Cristao, hoje defende-se tanto direitos e direitos mas se analisarmos estao se perdendo a essencia de tudo, antigamente a mulher tinha valor porque nao se comparava a uma cachorra por exemplo, uma familia era motivo de orgulho porque era formado por pai mae e constituia-se filhos decorrentes desta uniao, nao se tinha tantas doenças sexualmente transmissiveis afinal nao havia a naturalidade de se trair, será que realmente era tao ruim??? e hoje pra que formamos familia???pra que filhos??? ou será que com todo esse evolucionismo cultural de achar que é normal ser gay... e se continuasse de forma desenfreada, como nasceriam pessoas???? e se todos fossem gays??? am??? acho que nao é só cultura, e Deus???? aonde fica, ou nascemos e cresce mos para nada... infelizmente vejo varias opnioes aqui e fico totalmente desampontada com tanta inteligencia disperdiçada...
Fica aqui mum texto:
Ninguem vos engane com palavras vãs, porque, por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediencia Efésios 5:6
Quem tem ouvido ouça a palavra de DEus...
Nao é questao de ser ou nao evangelico e sim ser filho do proprio Deus, deixar de ser criatura...
boa tarde

Atena disse...

Anônimo:
Entendo seu desapontamento. Vivemos tempos difíceis onde valores fundamentais estão decaindo ou desaparecendo. Contudo avançamos em outros aspectos.
Há algum tempo atrás, ser gay era visto como algo quase criminoso. Hoje sabemos, e as mentes mais evoluídas aceitam, que se trata de, digamos assim, um terceiro sexo, sem nada de patológico ou distorcido.
Quanto aos cristãos, se eles dessem mais crédito ao Deus do Novo Testamento e parassem de seguir as pérfidas e criminosas orientações do Deus do Antigo Testamento, eu garanto que o mundo seria bem melhor. Será que não entendem que os homens atribuíram a Deus características humanas? Não existe um Criador irado, ele é só AMOR.
Jesus trouxe ensinamentos totalmente diferentes do AT, ele nos falou sobre um Deus amoroso em vez de um vingativo. É aí que não dá para entender os cristãos, usam essa denominação, mas não seguem os ensinamentos do Cristo.
Pense nisto.

SUCRIS disse...

Cada vez mais as pessoas não conseguem distinguir o que é PRé -conceitos(crítica antecipada sobre fatos de total ignorância emitindo juízo de valor),de fatos comprovados que refletem realidades em seu juízo!Todo religioso é louco e fanático? Não! Mas Religiosos fundamentalistas, infelizmente o de maior percentual são fanáticos e loucos? Sim! não há preconceito,mas constatação de fato habitual.O maior problema é DOENÇA que acomete a raça humana, a IGNORÂNCIA,superlativada ainda quando um determinado povo não quer saber,tem preguiça e raiva de quem sabe!RELIGIÃO foi criada para os negligentes mentais,néscios e todas as mentes infantis!É só ver e ouvir atentamente a historia do nosso mundo para comprovar o que ninguém quer aceitar,que enquanto houver otários e preguiçosos de toas as classes os mais espertos vão se dar bem.não precisa + nem -. Ser seu próprio Mestre dá trabalho demais e isto é verdade!A raça humana consegue algo indubitável,enganar a si mesmo e ainda confronta a terceiros, obrigando a todo custo a crer em seu engôdo.Ainda bem ,espero, que esta doença não pega, só a paciência e saco que tem que ter pra aguentar viver nesse hospício de paisagens tão belas Rs..rs...
Abraço Fraterno

Atena disse...

Sucris:
Considero que todo crente, seja do que for, se for fanático é uma pessoas fora do normal. O normal é estar dentro da média, em equilíbrio. Infelizmente estamos vivendo um tempo de extremos, em tudo quanto é área. Enquanto o equilíbrio não se manifestar, realmente teremos de ter paciência. E haja paciência! rsrs
abraços