"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

segunda-feira, 2 de julho de 2012

O tempo acelerou?

tempo-voa

Dizem que sim, que nosso dia está equivalendo a aproximadamente 16 horas em vez das 24 “normais”. Dizem que isso tem a ver com uma tal de Ressonância Schumann.

Contudo conforme o texto a seguir (tenho guardado há tempos, consta ser de autoria de Aldo Novak) também há outras causas responsáveis por sentirmos o tempo acelerar.

Boa parte das pessoas vive no piloto automático e não presta atenção na passagem do tempo, só na falta dele quando se atrasa para algum compromisso. rsrs

Este post é para lembrar de sair do piloto automático e criar consciência de cada momento vivido, conscientizar-se do agora.

“O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.

Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio.... você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea. Então… quando tempo suficiente houver passado, você perderá completamente a noção das horas, dos dias ou anos. Estou exagerando para efeito didático, mas em essência é o que ocorreria.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol. Se alguém tirar estes sinais sensoriais da nossa vida, simplesmente perdemos a noção da passagem do tempo.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: Nosso cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.

Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade. Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e “apagando” as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo. E você usa apenas uma pequena “área” da atenção para isso.

Como acontece? Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e as usa, no lugar de repetir realmente a experiência). Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noção de passagem do tempo.

Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, .... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo. Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a ... ROTINA!

A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M& M(Mude e Marque).

Aprenda uma nova língua, ou um novo instrumento.

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos ou animais de estimação (eles destroem a rotina).

Sempre faça festas de aniversário (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.

Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja Diferente!

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos, em outras palavras... V-I-V-A. !!!

Cerque-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.”

Imagem: a-casa-real-de-avyon.blogspot.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

14 comentários:

Samanta disse...

Olá Atena, como vai ?

Maravilhosa a postagem, adorei !! Não tinha conhecimento destes mecanismos do cérebro, mas já tinha uma certa intuição de que a rotina realmente não contribui de maneira muito saudável em certos casos... Organização e segurança é bom, mas em demasia acaba deixando nosso dias assim, insossos e nos dando a falsa sensação de pouco tempo...
Outro dia eu li uma postagem onde o autor dizia que temos tempo sim, nós é que somos displicentes com isso e desde então fiquei refletindo... realmente quando analisei, eu tinha tempo, mas não o usava bem...
Acho super válidas todas as dicas que nos deu ao final da postagem, tentar pelo menos fazer pequenas mudanças diárias para desta forma dar uma revigorada na mente e em nossas vidas :)
Muito bom !

Grande beijooooo e boa semana :D

Redação disse...

Oi Atena, Tudo bem?

Eu também já conhecia esse texto e o deixei salvo em meu computador. Muito interessante e óbvias as colocações dele.

Importante mesmo sair do piloto automático, deixar sempre de fazer as mesmas coisas. Temos que buscar o novo, trazendo novas experiências para nossa vida.

Um grande abraço!

Atena disse...

Sam, querida, que bom vê-la por aqui.
Realmente o tempo está sob nossa administração, só que a maioria não se dá conta disso.
Desde a década de 90 que eu passei a prestar atenção no tempo e tem me servido bastante este cuidado.
Beijocas mil

Atena disse...

Lidiane:
O piloto automático é uma praga para o ser humano. rsrs Dá origem a falta de autoconhecimento e conscientização também.
Agradecida por sua presença e participação.
beijocas mil

Flor Baez disse...

Ótima postagem, Atena! Eu tinha outra teoria sobre o tempo passar tão ligeiro. Sempre achei que fosse a própria pressa das pessoas que causavam a sensação de aceleração do tempo.

Mas é verdade, a rotina é muito cômoda, e o que é cômodo tem a tendência de ser engolido pela areia movediça da mesmice, da insatisfação.

Vou seguir esses conselhos! ;)

Com amor,

Atena disse...

Flor Baez:
Pois não é, menina, eu também pensava assim!
Rotina e piloto automático? tsk tsk rsrs
Que bom que lhe foi útil o post.
Grande beijo

Edinaldo Oliveira disse...

Olá Atena,

Excelente texto...como exemplo do piloto automático, recomendo assistir o filme abaixo (uma comédia):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Click_%28filme%29

Abraço,

Edinaldo Oliveira

Atena disse...

Olá, Edinaldo:
Também gostei desse texto.
Quanto ao filme, já o assisti sim, muito bom e bem diferente. Perfeito para refletir sobre diversos aspectos da nossa vida que vão sendo mostrados.
Abaços

Eduardo Medeiros disse...

Muito bom o texto!!

A novidade é essencial, apesar que não dá para viver sem uma certa rotina.

Quanto à frase

Se alguém tirar estes sinais sensoriais da nossa vida, simplesmente perdemos a noção da passagem do tempo.

se alguém tirar todos esses sinais, na verdade também não concluiríamos que o tempo não existe?

Atena disse...

Edu:
Boa pergunta. Os mestres dizem que o tempo, como o conhecemos, é uma criação nossa e que fora da nossa dimensão o tempo é um eterno agora.
Fique pensando... rsrsrs
abraços

Unknown disse...

Eu entendi o post!!

Mas acho que comigo é diferente.. quando acontece muita coisa ao mesmo tempo é que eu sinto o tempo passar rapido demais.. porque acontece muita coisa e eu não consigo assimilar!!

Eu prefiro que as coisas novas venham mais devagar para eu conseguir me acostumar a elas..

Atena disse...

Florzinha:
Como diz o ditado: a exceção confirma a regra. rsrs
Tenha uma boa semana.
beijos

Anônimo disse...

Fico encantado com os posts desse blog, parabéns!

Atena disse...

Wyliam:
Que alegria me causou seu comentário. É tão bom saber que o nosso trabalho e empenho está tendo resultados.
Seja muito bem vindo e abraços