"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Perguntas que não querem calar

perguntas

Mais um exercício para expandir a consciência: algumas perguntas para reflexão. Não dê a primeira resposta que vier à mente, reflita primeiro.

- Por que o povo brasileiro aceita uma das maiores cargas tributárias que existem no planeta, maior que da Suíça ou Canadá? (E olhem como eles vivem lá e como vivemos aqui.)

- Por que somos obrigados a votar? Afinal, democracia é um direito ou um dever?

- Por que, mesmo o Brasil tendo atingido a suficiência na extração de petróleo, ainda pagamos bem mais caro pelos combustíveis do que países que não a têm?

- Por que os brasileiros obedecem a governos corruptos e desonestos?

- Por que Deus acharia ser pecado ou injurioso um homem usar barba aparada ou não usar barbas? (Crença de muçulmanos)

- Por que Deus gostaria das mulheres de cabelo comprido e não das de cabelo curto? (Crença de evangélicos)

- Por que um país que se diz o paladino da democracia mantém uma prisão onde os detentos nunca foram julgados? (Guantánamo)

- Por que juízes, após aprovação nos concursos, não são submetidos a uma rigorosa e séria avaliação psicológica e de caráter eliminatório?

- Qual a justificativa para o Vestibular ter o mesmo conteúdo de quem vai para ciências exatas do de quem vai para ciências humanas?

- Aliás, por que ainda existe Vestibular? (Não seria muito mais justo os alunos serem aprovados por suas médias alcançadas no Curso Médio?)

- Por que cada vez que, em revoltas prisionais, os presos queimam seus colchões eles são substituídos? (Às custas dos impostos que nós pagamos)

- Por que os indígenas brasileiros são donos de 13% do território nacional (área maior do que Inglaterra, Alemanha, França e Portugal juntos) sendo que somente 25% deles vivem nessas terras (aproximadamente 12 km² para cada índio. Mais ricos que muita gente.), já que os restantes vivem em áreas urbanas? Leia mais

- Por que é permitido aos congressistas, do nosso país, votarem o próprio salário?

- Por que os empresários, do lado ocidental no planeta, estão gradativamente colocando a produção industrial nas mãos dos chineses? (“...contribuindo para o desmantelamento dos já poucos parques industriais ocidentais... Então, num futuro próximo veremos os produtos chineses aumentando os seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como aconteceu com o choque petrolífero nos anos setenta. Aí já será tarde de mais. Então o mundo perceberá que reerguer as suas fábricas terá um custo proibitivo e irá render-se ao poderio chinês.” Luciano Pires)

- Por que o Papa continua proibindo o uso da camisinha se ele sabe que isso poderá levar pessoas a se contaminar com HIV e outras DSTs?

- Por que apenas 2% das pessoas do planeta detêm mais de 50% da riqueza mundial?

Por que nossas fronteiras, principalmente por onde entram armas, não são melhor patrulhadas?

- Por que, cada vez mais, o governo brasileiro regula através de leis o comportamento privado dos cidadãos? (Lei da palmada nos filhos, por ex.)

- Por que a maioria das pessoas não está nem aí para o que acontece à sua volta e no planeta em geral? (Coisas que afetam direta ou indiretamente suas próprias vidas)

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

12 comentários:

João Pedro Mello disse...

Tentarei responder algumas:

-O povo aceita porque é um assunto muito complexo para uma iniciativa popular, ficando assim sujeita a iniciativa parlamentar, que nunca o fará. Para diminuir os impostos é preciso diminuir o tamanho da máquina pública, privatizar empresas e tudo mais. Já escrevi um artigo sobre a possibilidade de nos desenvolvermos com impostos mais baixos: http://joaopedromello.com/2010/11/impostos-altos-e-estado-forte/

-Somos obrigados a vota porque não fizemos ainda os políticos engolirem o voto facultativo como fizemos com o ficha limpo, escrevi sobre isso também, mas não vou linkar o artigo para não virar um comentário-propaganda.

-O Governo regula o comportamento privado dos cidadãos em certos casos para protegê-los de si mesmos, como é o caso da obrigatoriedade do cinto de segurança.

-Responderei ao fato de os congressistas terem o direito de votar o próprio salário com três novas perguntas: Quem julga o judiciário? Quem legisla para o legislativo? Quem gere o executivo?

Cansei de responder, espero que minhas respostas tenham sido úteis. Assinei o feed do Blog.

Atena disse...

João Pedro:
Gostei de suas respostas. Só discordo do "O Governo regula o comportamento privado dos cidadãos em certos casos para protegê-los de si mesmos".
Essa ingerência do Estado na vida privada do cidadão pode levar a médio ou longo prazo a uma ditadura paternalista, o que não é nada bom.
Li e gostei de seu artigo. Depois voltarei com mais calma para ler outros.
Obrigada pela participação.

Eduardo Medeiros disse...

athena, minha deusa, agora você cavou fundo...rssssss não vou aqui dar as minhas respostas para todas as perguntas pois ficaria enorme este comentário, mas quero só dizer que hoje em dia só uma parcela insignificante de evangélicos ainda acham que mulheres cortar os cabelos desagrade a deus; há tempos também eles consideravam pecado homem ter cabelos longos ou usar barba, coisas que também já não são mais consideradas.

e outra: de todos os absurdos que você pergunta, essa para mim é a mais absurda: por que deputados votam os próprios salários????!!!!! imagina agente com esse poder todo...

beijos

Atena disse...

Edu:
Fiquei contente em saber do "avanço" dos evangélicos. Como acredito no potencial humano, acho que um dia toda essa ignorância vai desaparecer.
Quanto ao congresso, aff dá raiva só de pensar. rsrs
beijos e obrigada pela visita

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Atena. Você foi fundo nas questões. Não me arrisco a responder sem antes pensar muito. Mas já posso lhe adiantar que precisamos mudar nossas posturas e atitudes diantes das circunstâncias que nos são impostas. Beijos, obrigada pela visita e boa semana.

Atena disse...

Maria José:
Penso que já passou da hora do povo brasileiro acordar para nossas questões tão graves e que afetam a todos. Isso também é expandir a consciência.
Obrigada pela participação e beijos

Marcos Airosa disse...

Td bem amiga, vc como sempre, fora de série se 50 % da população pelo menos utiliza-se os 8 % do cerebro diria que estaríamos indo no caminho certo nao é, mas.... é isso ai. Obrigado minha amiga pelo seu apoio, ajuda e carinho sou eternamente agradecido de coração bjo.

Atena disse...

Amigo Marcos:
Não sei do que está me agradecendo...
Obrigada pela visita e beijos

guiomar barba disse...

Atena,

O cidadão Pedro disse que fizemos os políticos engolirem o "Ficha Limpa" Estou surpresa, ou será que ainda não deu para percebermos que funciona mesmo?

Outra coisa, se o governo quer nos proteger de nós mesmos, acho que ele deve saber, que nós queríamos muito mais, que ele protegesse os nossos cofres públicos. O esvaziamento ilícito deles tem mantido milhões e milhões de brasileiros na miséria, em todos os sentidos.

Será que não há como se pensar melhor a quem atribuir a responsabilidade de determinar o salário dos congressistas?

Faço uma pergunta que também não quer calar: Diante de tanta corrupção, de tanta impunidade, porque os juizes continuam com o poder de setenças que dão liberdade a assassinos, a ladrões em potencial? Não estaria na hora de pensar uma nova forma, para que eles não possam determinar sozinhos sobre a setença de grandes bandidos?

O profeta Isaias, na mais pura honestidade clamou: "Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícias.."

As vêzes me vêem ganas de vomitar, apesar de mim.

Atena disse...

Guiomar:
Estupenda sua crítica. É isso mesmo. O povo ainda não acordou para os seus direitos, aliás isso é muito difícil.
Este blog, pretensiosamente, tem o objetivo de expandir as consciências, mas sei que é trabalho para uma vida inteira.
Obrigada pela participação e volte sempre.
abraços

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog, parabéns!! A questão é... Cadê a ação? As pessoas não fazem nada para mudar isso. Grande parte da população, espera em silêncio por um herói, outra parte ñ faz nem noção do que está acontecendo graças a "maravilhosa" educação que receberam. Acho que o próprio governo ñ acredita mais que nós podemos fazer alguma coisa...até Deus perdeu a fé em nós! Vleu!!

Atena disse...

Anônimo:
Pois é, não existe ação porque não existe consciência evoluída.
Enquanto a massa continuar ignorante e sem consciência as coisas não vão mudar.
Hoje tenho mais esperança do que há um tempo atrás porque a internet está aí ajudando a divulgar e esclarecer.
Obrigada pela visita e seja muito bem vindo/a.