"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Acredita em tudo que lê ou ouve?

hoax

Em outro post falei sobre os que não têm mente aberta e o ceticismo burro, hoje vou abordar o oposto: acreditar em tudo que se lê ou ouve.

Existem muitas pessoas assim, de uma ingenuidade atroz e isso pode ser perigoso ou, no mínimo, pernicioso.

É incrível a quantidade de e-mails que se recebe relatando as mais diversas desgraças e pedindo ajuda.

Após algum tempo recebendo-os, certo dia resolvi fazer uma pesquisa na Internet sobre um determinado caso de criança desaparecida.

Fiquei pasma ao descobrir um site onde constavam n casos semelhantes e todos falsos. São o que o pessoal chama de hoax (palavra inglesa que quer dizer embuste). No mesmo site ainda vi considerável número de outros tipos de embustes que rolam na rede.

Bem, após tantos anos existindo a Internet eu continuo recebendo esse tipo de e-mail:

- Procura-se criança desaparecida ou seqüestrada (uma que realmente estava desaparecida, já foi encontrada há bastante tempo).

- Não abra o link xyz, irá queimar seu disco rígido.

- Não coma isso porque faz mal pra aquilo ou não beba aquilo porque faz mal pra isso.

- Chineses usam preservativos na fabricação de elásticos para cabelo.

- Mondex o biochip da besta, a nova moeda e o apocalipse.

- Etc.

Principalmente há que se tomar cuidado com todas as mensagens que tratam da saúde. Sim, algumas podem conter conselhos ou advertências úteis, mas outras podem causar algum mal.

Outro tipo de assunto que campeia na web são as matérias sobre conspirações. Além dos e-mails, há os blogs e vídeos no Youtube. Vão desde as barbaridades cometidas pelo governo norteamericano às “grandes conspirações” como o Clube Bilderberg, a seita Skull and Bones e os mais famosos: os Illuminati.

Aqui não vou negar a existência de tais conspirações, há demasiados registros de suas atividades para ser possível negá-las. Contudo na atualidade está havendo um fenômeno interessante, um mix de temas, preocupações, medos, incertezas, fatos, tudo se misturando no caldeirão fervilhante de uma sociedade altamente informada e informatizada, com uma fatia dela carente de perspectivas e outra em processo de conscientização e toda ela como possível vítima da violência. Ufa!!

Coexistem ateus, cada vez mais acirrados em suas posições, crentes evangelizando aos berros nas rádios e canais de TV, céticos burros, seguidores da Nova Era viajando vertiginosamente na maionese, crentes em conspirações e por aí a fora. Uma boa parte de qualquer dos grupos – fanatizados.

Que mistura, não? Lembra aquele prato que se faz com todos os restos de comida. rsrs

Esse tipo de situação em que estamos vivendo requer mais do que nunca bom senso e muita precaução com toda e qualquer informação que recebamos, seja através da \internet, TV e demais mídias.

Qualquer informação que nos afete emocional ou intelectualmente deve ser checada. Isso é o mínimo que podemos fazer para evitar sermos vítimas dos inumeráveis embustes que pululam por aí nos dias atuais.

É preciso expandir a consciência, observar que há indivíduos ou mídias que mentem descaradamente, outros nem sabem que estão mentindo, são simplesmente enganados por falsas evidências ou fatos construídos com a aparência de verdadeiros.

Quanto às conspirações, lembrem que elas precisam de segredo para ter sucesso e a web já se encarregou de denunciar tudo (verdadeiro ou falso).

Acordem. Comecem a ter discernimento e a usar o bom senso. Inclusive registrem que o que leem aqui é a minha visão, a minha verdade do agora, que pode mudar, não precisa ser a sua.

Imagem: fanpop.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

22 comentários:

Luis disse...

Gostei de sua colocação! O discernimento, é primordial nessa era em que vivemos, sem ela nos debandamos para o fundamentalismo, que acaba criando pessoas submissas e robotizadas, à essa ou aquela "verdade". Muito boa postagem, agradecido.

Unknown disse...

Eu nunca acredito nesse tipo de email. Quando eu recebo eu apago logo. srsrsrs

Edson Moura disse...

Ola Ateninha, que maravilha de post! Poderia até chamá-lo de "post de utilidade pública".

Outro dia estava lendo um artigo escrito por Gilberto Dimenstein onde ele falava de um tema similar. O título era "Falta de educação causa mais dor", ou seja, qunado uma pessoa não se preocupa em aprender, em constatar alguns fatos, ela acaba sofrendo, como é o caso de pessoas que ao sentirem uma dor de cabeça, mialgia ou angina, tomam logo um daqueles "medicamentos" que viram anunciando em um comercial de TV ou de Rádio.

Elas acabam por auto-medicarem-se, o que pode desencadear outras dores, estas mais sérias do que a primeira.

Parabéns pelo artigo. Abraços!

Atena disse...

Luis:
Obrigada por seu apoio.
O que me impulsiona a manter este blog é saber que existem pessoas como você: com lucidez. Quanto às não lúcidas, minha esperança é cooperar para que se modifiquem neste particular.
Obrigada pela participação.

Atena disse...

Florzinha:
Faz muito bem! rsrs

Atena disse...

Edson:
Obrigada pela visita e participação.
abraços

Rumquatronove disse...

Oilá, minha particular deusa...q prazer imenso é ver refletindo outra vez em meus olhos,a luz do "Expansão"
e, saber que vc continua, guerreira como sempre,
detonando um montão de "freiras e fradezinhos" por aí, aki e acolá... Içço é muito bom.

Dia desses,recebi tbm um trem deççes aí,q dizia o seguinte: "Não tome o iorgurte Tal." Aí pensei: Karayo,véy,se neguim tá vendo iççagora nos "alimentos",
imagina nas "porcaria"... Içço é a moderna revolução contra a (ivo)evolução! rs!

T adoro Atena, até mais, fui!


Sempre vejo muita coisa back in the stages,

Jucifer disse...

ola guria Atena
seu ponto de vista é mais q valido e certo
inumeras coisas rolam pela net
afinal é uma midia podemos assim dizer
q tem uma boa forma de divulgar o bem tanto quanto o mau
mas como em tudo na vida
sempre devemos ter um pé atras
e naum sair por ai abraçando causas
sem avericar os fatos
afinal como diz aquele ditadinhuu q minha avo dizia: em terra de cego quem tem olho é rei

bjim guria
adorei a forma de sua escrita

Atena disse...

Radi querido:
Tive que piscar pra ver se estava lendo direito quando vi seu nome . rsrs
Que saudades de seus comentários... Sabe que os adoro e que você me faz rir muito (coisa fundamental para se manter a sanidade).
Ultimamente tenho direcionado mais alguns posts para certas cabecinhas sem lucidez. rsrs
beijão, amigo

Atena disse...

Juci:
Sua avó sabia das coisas... E parece que a neta aproveitou o recado. rsrs
Obrigada pela participação.
abraços

Cidadão Araçatuba disse...

Adoro a história do Mondex, uma vez me dei ao trabalho de ver 23 ou 27 vídeos sobre isso, achei interessantíssimo,programa de sábado á tarde.
Fala sério! Ô pessoal criativo!
E a skull and bones? Reagan; Clinton; Bush; Obama? Não Obama não! Rs...
Muitos colegas vem assustados comentando que tal comida faz bem ou mal, que tal tempero provoca isso ou aquilo, e o embasamento? Internet!
Você falou tudo, temos que abrir muito bem os olhos e não sair por aí "atirando" as idiotices alheias!
Grande Abraço!

PS Descobri uma nova planta, só que para dividir esse conhecimento você deve acessar o blog do cidadão, senão uma maldição terrível cairá sobre você! Rs...

Atena disse...

Cidadão:
Mas que programão de sábado, hein? rsrs
Quanto ao que comer, sigo as ordens de meu estômago, que é sensível, mas não é burro. Se as pessoas ouvissem o próprio corpo não haveriam tantas doenças.
Obrigada pela participação.
abraços

Mauro Brondani disse...

kkkkkkkk...recebi um dia desses um Email que eu iria ganhar uma grana preta,rs,rs,rs..como se dizem por aí no popular,uma parte era destinada pra mim e outra para uma entidade popular,excluí na hora,não perdi tempo investigando,nunca vi dinheiro cair do céu,era golpe puro.
valeuuuu...
adorei o post temos que ficar muiiiito espertos os malandros também adoram uma internet!!!
abçsss!!

Beth Muniz disse...

Bravo!
É isso aí!
Vamos Expandir a consciência, minha gente.
Goste demais.
Aproveito para mandar um beijão para a Juci. Fala guria!
Beijão Atena.

Atena disse...

Mauro:
Esse e-mail para ficar trilionário eu já recebi vários também. a internet está cheia de malandros.
Obrigada pela participação.
abraços

Atena disse...

Beth:
Obrigada pela visita e participação.
um super beijo

Unknown disse...

Olá Atena
Estas correntes e e-mail suspeitos jogo tudo para o spam.
Já fui muito crédula,atualmente temos que estar atentos e ser seletivos, em tudo!
Excelente artigo
Beijos

Jackie Freitas disse...

Olá minha querida!
rsrsrs...agora entendi a sua resposta no meu comentário no post anterior...rsrs...
Era exatamente disso que eu me referia!
Da mesma forma que encontramos os mais variados tipos céticos, também encontramos aqueles famosos "zé piolhos" (expressão do meu irmão...rsrs).
Eu procuro investigar tudo, afinal sou questionadora e curiosa por natureza. Gosto de saber a procedência das informações e as vezes que não tomei esse cuidado, tive alguns aborrecimentos. Até mesmo ao publicar em meu blog textos acreditando serem de autores A ou B e quando fui pesquisar, eram de C e D... É assim com tudo!
Quando vou ao médico, nunca fico com o primeiro diagnóstico! Procuro outras interpretações e opiniões e quando encontro pontos em comum é a partir deles que começo o tratamento.
Não gosto de correntes, spams e e-mails com histórias fantasiosas! Deleto na hora, não importando quem enviou! Até aviso aos meus conhecidos que nem adianta me incluírem em suas mensagens de Spam... Não perco mais o meu tempo que, por sinal, é precioso demais para mim e deve ser empregado com coisas construtivas e verdadeiras!
Espero que as pessoas tomem consciência de que o computador é uma porta aberta tanto da mente quanto da própria casa. Cada vez que se recebe mensagens mentirosas e acredita nelas, é o mesmo que convidar o inimigo para sentar em sua sala e tomar o chá da tarde!
Grande beijo, minha adorada amiga!
Jackie

Atena disse...

Alba:
Com certeza nos dias de hoje temos de estar atentos a tudo.
Obrigada pela visita e participação.
beijos

Atena disse...

Jackie:
Pois, menina, não é que já postei um texto que dizia-se ser de um autor, mas recebi um comentário me informando que era de outro autor?. Fiquei com cara de boba. rsrsrs
Quanto aos médicos, certa vez quando o primeiro me indicou uma cirurgia, eu acabei indo em outros quatro para ter certeza. Sou muito pé atrás.
Realmente nos dias atuais a gente não tem muito tempo para ficar perdendo com bobagens interneteanas, rsrs Você faz bem.
Obrigada pela visita e comentário e
super beijo

Tiozão das Batidas disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 14/11 às 13h .

Abraços cordiais.

Atena disse...

Mais uma vez, obrigada, Tiozão.
Você é o Cara!!!!
abraços