Vivemos numa época de muitas carências e poucos abraços.
Se você ligar a televisão encontra a toda hora programas abordando o assunto: solidão atual das pessoas e suas carências.
Época de estresses e depressão. Época de individualismo e egocentrismo.
O ser humano é gregário por natureza, as exceções fogem à regra e, muitas vezes, à normalidade de “cuca”, rsrs
Sendo gregárias, por que atualmente as pessoas andam tão solitárias? Vejo algumas razões:
1 – paranóia despertada pela violência;
2 – falta de tempo causada pelo consumismo excessivo (há que se trabalhar mais para poder gastar mais);
3 – vício da internet ou de vídeo games;
4 – medo dos sentimentos (defesa para não sofrer depois);
5 – alguns: superficialidade (defesa ou cabeça ôca mesmo);
6 – culto ao imediatismo (com vários motivos);
Enfim, por aí vai ...
Estão faltando abraços, aqueles de verdade, não o abraço puramente social, onde muitas vezes você nota a “obrigatoriedade” do cumprimento: postura rígida, braços rígidos, evitando-se o contato dos corpos. Aff! Abraço assim é melhor não receber!
Estou falando daquele abraço onde você se encontra envolvido, onde o corpo amolece, você até suspira, quando dá vontade de não terminar o abraço. Esse é dos bons!
Sempre achei estranho as pessoas valorizarem tanto, almejarem tanto uma relação sexual em vez de um simples, amigo e terno abraço. Nada contra o sexo, que é bom mesmo, mas que, salvo honrosas exceções, não une tanto duas pessoas como um verdadeiro abraço.
O sexo, mesmo entre os que se amam, é a união de dois corpos (a ação dos hormônios mascara ou até evita o afloramento dos sentimentos), já o abraço é a união de dois seres conscientes e sencientes.
Existe o abraço de mãe no seu filho, que quando este é pequeno, é protetor até a última gota. Quando o filho já cresceu é um misto de proteção com uma pitada de: o que poderei fazer para evitar que você faça mais bobagens? Segurá-lo para sempre em meus braços?
Um abraço muito gostoso é aquele do reencontro com um ser querido. Quanto mais tempo esteve distante, mais forte e prolongado é o abraço. Não é? Eu acho.
O abraço do adeus. Ah, esse dói! Mas ao mesmo tempo sentimos que mesmo doendo ele é imprescindível! É aquele abraço onde, quando os corpos se separam, os braços continuam estendidos em busca do outro, querendo partir com ele. Boa parte das vezes é acompanhado por lágrimas. snif snif
Há o abraço do consolo. Esse eu adoro. Na hora em que você está realmente na m..., com vontade de sumir num buraco ou, quem sabe, explodir o mundo, muito melhor do que palavras (que não consolam mesmo) é um terno e amigo abraço. Ele diz tudo da empatia do outro.
Por último: o abraço do parceiro/a amado/a. Sem conotação erótica, só transmitindo o sentimento do amor. Esse é demais!!!
Será que consegui convencer vocês do valor do abraço?
Abraço é tão bom que até Terapia do Abraço já existe. Acho que vou procurar se existe em minha cidade e participar. rsrs
Pessoinhas queridas, não se deixem contaminar pela “loucura” dos dias atuais. Lembrem que todo ser humano (salvo os sociopatas) é carente de amor em alguma medida – e ficaria feliz em receber um abraço. Soltem sua criança interna e comecem a abraçar, de verdade!
Assistam ao vídeo abaixo e divirtam-se. Notem o sorriso das pessoas ...
Meu virtual forte abraço para todos.
Imagens: janelas.blogs.sapo.pt, postais.net, suzanaleite.wordpress.com, eulamattos.blogspot.com, mundodaneusinhabrotto.blogspot.com
Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.
17 comentários:
Atena!
Eu realmente gosto muito do abraço da Thai! *-*
É tão bom... lembro da primeira vez que a abracei até hoje! Ficamos uns 2 a 3 minutos abraçados!
rrsrsrsr
Concordo com o o fato de que o abraço tem forte valor numa sociedade que vem adoecendo pela solidão.
Renato Russo uma vez disse: "Digam o que dizerem, o mal do século é a solidão"...
Abraços e muito abraços!
Tom
Ô Tom, só do abraço da Thai que você gosta, e os outros? rsrs
Brincadeirinha.
Já o conheço um pouco pra saber que você valoriza os outros também.
Vamos abraçar muuuuito. rsrs
Ola,
adorei tudo!!!
Obrigada.
Paz e Luz.
ahh abraçãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Abração procê também, Sissi.
rsrsrsrs
A realidade não é assim, quando o filho cresce ele não quer mais abraço isto é muito mico. Depois de 23 anos de casados um não quer abraçar o outro.A vida muda, as relações mudam. Que bom que voces ainda estão na fase do encantamento, aproveitem que passa rápido.
Anônimo:
A realidade é a gente que faz, a cada dia, com as nossas escolhas.
Que pena que está faltando abraços em sua vida, mas nunca é tarde para mudar.
Um forte abraço virtual pra você.
Olá Minha Amiga Atena!
Que bom estar aqui para participar deste momento que se fala em abraço, da percepção do outro, onde tudo se transforma em nossa vida, quando renovamos o bem em nosso interior dando um abraço bem gostoso nas pessoas, nos seres humanos, pela vida viva que pulsa em nosso interior! É uma satisfação participar por aqui nesta envolvente energia do abraço!
Um abraço minha amiga iluminado!
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-
atena, adorei esse texto sobre o abraço. abraçoterapia já!!!!!!
também concordo que a realidade somos nós que fazemos. meus pais tem 45 anos de casados e ainda hoje se abraçam muito. na verdade, é meu pai que mais abraça, já que minha mãe está com alzaiheimer e seus sentimentos estão embolados. mas o abraço faz muito bem a ela.
falando nisso, um abraço apertado prá você.
Verinha:
Você não existe. rsrs
Falando sério: nada melhor que se envolver mesmo nessa energia do abraço. Faz bem ao emocional, à alma e à saúde física também.
Beijos e forte abraço pra você
Edu:
Que bom que gostou. Com a vinda do pequerrucho você está numa situação privilegiada para dar apertados e carinhosos abraços, não é? (na mamãe dele tb. rsrs)
Fico penalizada quando sei de pessoas que estão sem carinho na vida. É muito triste mesmo., mas sempre se pode mudar isso.
Obrigada pela visita e abração no seu coração
Olá Atena!
Você viu a lua ontem? Eu vi, e então senti mais vontade deste abraço que você comentou aqui, o abraço de corpo inteiro. Tem aquele quando você até faz um balancinho assim,de um lado para outro, bem devagar como abraço de ninar, sabe qual é,não?
Abraçar a pessoa com quem você vive, desta maneira pela manhã,desejando um bom dia, também é muito bom. Abraço, pra mim, é fundamental e muito mais importante do que aqueles beijinhos de "estalo".
Um abraço simples e calmo pra você e bom feriado! Vera.
Conseguiu sim! O relacionamento humano tem ficado carente dessas relações "sem interesses" intensas mesmo (no sentido de amizade real!), Gostei!
Abração (de verdade!) Rs...
Vera:
Adorei seu comentário. Até me vi abraçando-a ... com balancinho. rsrs
É bom mesmo, não é?
Bom feriado pra você também
beijos
Cidadão:
Que bom que veio aqui ser abraçado. rsrs
Tenha um bom fim de semana e ...
abraços
Pois é, uma abraço é sempre legal.
Quer saber como isto é real?
Perca alguém da sua família. Naquela hora, que nada te cabe, vem uma pessoa que vc gosta muito e nada diz, apenas te abraça. Não sara, mas descansa...
bjs
Kitmel:
Pois é esse exatamente o que eu chamo de abraço de consolo, o que mais eu gosto. Ele diz tudo sem palavras, não é?
beijos
Postar um comentário