"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O que é estado alterado de consciência - Parte I

AldousHuxley

Já percebi que muitos que chegam a este blog estão confundindo consciência expandida com consciência alterada. Já falei sobre a primeira, portanto hoje vamos falar sobre consciência alterada.

A consciência humana ainda é um assunto inexplicado pela ciência. Há muito bla bla bla a respeito e múltiplos conceitos. A atual neurociência quer explicar tudo pelo cérebro, contudo para aqueles mais familiarizados com o chamado transcendental, muito do assim explicado não passa de babaquice.

Vejamos alguns conceitos relativos à consciência:

1- definição neuropsicológica – sentido de estado vigil, que iguala a consciência ao grau de clareza do sensório. Consciência é estar desperto, acordado, vigil, lúcido. Fala-se, nesse caso, de nível de consciência.

2- definição psicológica – soma total das experiências conscientes de um indivíduo em um determinado momento.É a dimensão subjetiva da atividade psíquica do sujeito que se volta para a realidade. Na relação do eu com o meio ambiente, a consciência é a capacidade de o indivíduo entrar em contato com a realidade, perceber e conhecer os seus objetos.

3- definição ético-filosófica – consciência se refere, aqui, à capacidade de tomar ciência dos deveres éticos e assumir as responsabilidades, direitos e deveres concernentes a essa ética. A consciência ético-filófica é um atributo do homem desenvolvido e responsável.(M.A. Coutinho Jorge)

Segundo Henri Ey consciência é “a organização da experiência sensível atual que integra a presença no mundo, a representação atual da ordem objetiva e subjetiva,e a construção do presente.”

Para se falar em estados alterados de consciência, primeiro devemos recapitular o que são ondas cerebrais: são formas de ondas eletromagnéticas produzidas pela atividade elétrica das células cerebrais. Elas são medidas pelo aparelho eletroencefalográfico (EEG) e foram assim divididas:

a) Ondas Beta é quando o cérebro humano está pulsando entre 13 e 25 ciclos por segundo. Este é o estado da vigília, homem acordado, frequência acelerada.

b) Ondas Alfa é quando o cérebro esta pulsando na freqüência que oscila entre 8 e 12 ciclos por segundo. É um estado de grande paz, ocorre na hipnose, na meditação e no período transitório um pouco antes de dormir.

c) Ondas Teta é quando o cérebro humano está pulsando na freqüência que oscila entre 4 e 7 ciclos por segundo. Ocorre na hipnose profunda e sob efeito de algumas drogas psicotrópicas. Aqui o tempo e o espaço não existem.

Neste estado o ser humano tem acesso a ferramentas como a telecinésia, a “saída em corpo astral” e até a bilocação.

d) Ondas Delta é quando o cérebro esta pulsando entre 0,5 e 3 ciclos por segundo. É o estado de sono profundo. É em delta que o ser humano se refaz em energias para todo o dia.

Tudo aquilo chamado de paranormal ocorre durante estados em que as ondas Alfa ou Teta estão atuando; aqui se identificam os estados alterados de consciência. Entre estes se encontram os chamados êxtases dos místicos e santos e muito provavelmente tudo aquilo que acontece com os que dizem ter “falado com Deus” (atualmente estão se replicando feito erva daninha) rsrs

Pois bem, um famoso psicólogo e neurocientista (Michael Persinger), durante os anos 1980, realizou experimentos no sentido de provar que a experiência religiosa derivava de estímulos cerebrais. Os pesquisados de Persinger foram submetidos a estímulos magnéticos e responderam com a sensação de presenças etéreas.

Os sujeitos não foram esclarecidos sobre o propósito exato do teste; só que o experimento era para relaxamento. Segundo os relatos, 80% dos participantes disseram sentir algo quando os campos magnéticos foram aplicados. Persinger chama a uma das sensações comuns como “presença sentida”, como se alguém estivesse no quarto com o sujeito.

Posteriormente, o Dr Persinger foi apresentado a um dos ateus mais renomados da Grã-Bretanha, o Prof Richard Dawkins. Ele concordou em testar suas técnicas em Dawkins para ver se ele poderia lhe dar um momento de sentimento religioso. Após uma sessão que durou 40 minutos, Dawkins relatou que os campos magnéticos em torno de seus lóbulos temporais afetaram sua respiração e seus membros, mas que ele não encontrou Deus.

Bom, Persinger não se deu por satisfeito e comentou que as pessoas reagem diferentemente. Que mania que esse povo tem de achar que tudo o que vivenciamos é produto do cérebro!

“Muitos autores demonstram uma falta total de deslumbramento e parecem considerar que a vida é meramente um fenômeno fisioquímico”. (Jeremy Narby)

Na próxima postagem irei detalhar, dentro do possível, o que acontece quando estamos em estados alterados de consciência.

Imagem: osbaratasalbinas.blogspot.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

22 comentários:

Gabriel Correia disse...

Atena.
Considero de grande importância tudo que diz respeito a expansão de nossas capacidades mentais. Não duvido de nada, em se tratando de mente humana. Mas o alerta que gostaria de fazer é: Parece que muitos se lançam numa busca de supostas potencialidades mentais sem antes ter buscado expandir sua consciência na forma mais essencial, que seja o buscar acumular, bem processar e melhor usar o conhecimento. Um abraço.

Atena disse...

Gabriel:
Você tem toda razão. Estados alterados de consciência são vistos por muitos como "um barato", por outros como uma forma de fugir das agruras da vida. Eles até podem ajudar a também expandir a consciência, mas o primeiro passo para tal é autoconhecimento e aperfeiçoamento pessoal.
abraços

Unknown disse...

Eu gostei muito do texto.. Mas eu realmente achei engraçada essa parte:

Que mania que esse povo tem de achar que tudo o que vivenciamos é produto do cérebro!

Meu pai é uma das pessoas que acha isso.. mas ele é realmente uma pessoa bastante cética.. E adora falar de programas que falam que o cérebro dos psicopatas é diferente e tal.. e eu assisti alguns desses programas.. não deixa de ser interessante.. E eu já li que existem diferenças no cérebro de pessoas predominantemente introvertidas e de pessoas predominantemente extrovertidas..

Mas não acho que isso indique que o cérebro comande tudo.. talvez o cérebro seja formado assim devidos as caracteristicas da alma..

Ahh também escrevi no meu blog.. escrevemos no mesmo dia.. srsr

Ana Bailune disse...

Acho que as pessoas temem sair de seus mundinhos e renunciar ao que se acostumaram como sendo verdade. Enfrentar o fato de que estamos errados quanto a maioria das coisas e conceitos que nos cercam, não é fácil. Temos medo. E o orgulho fica sempre no caminho. texto mais claro, impossível.

Atena disse...

Luciana:
Não nego a importância das recentes pesquisas sobre o cérebro, realmente ainda conhecemos pouco dele e todo estudo é bem vindo. O problema é que, assim como seu pai, os cientistas cartesianos estão enfeudados em crenças e preconceitos. Enxergam somente o que querem ver.
beijos, querida

Atena disse...

Olá, Ana:
Você pegou bem o espírito da coisa. É muito difícil para o ser humano que não tem mente aberta aceitar conceitos ou fatos que não condigam com suas crenças mais arraigadas. Se assim não fosse já teríamos avançado muito mais no conhecimento, tanto do ser humano quanto do cosmo.
Achei ótimas suas considerações.
abraços

André Viegas disse...

Eu não tenho muito a dizer porque eu não percebo as coisas facilmente, mas, adorei o seu post.

Atena disse...

Olá, André:
A nossa percepção usual depende do quanto prestamos atenção às coisas ou seja, sair do piloto automático. Portanto você pode sim perceber melhor.
Obrigada pela visita e seja bem vindo.

Blogueiros do Brasil disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

Será publicado em 10/11/12 , no decorrer do dia.

IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
Google Analytics e em outras ferramentas
similares como originadas na URL
http://ads.tt/ .


Abraços cordiais.

Atena disse...

Tiozão:
Muito obrigada pelo apoio.
abraços

Pedro disse...

Olá, excelente post, assim como o blog em si.

A quem se interessar pelo assunto tratado no post, procure no youtube por um sujeito chamado Terence Mckenna.Ele abrange e explica de forma simples, ainda que fantástica, os estados alterados e expansão da consciência.
Grande abraço.

Atena disse...

Olá, Pedro:
Obrigada pela visita, elogio e pela indicação. Vou já no Youtube.
Seja sempre bem vindo.
Abraços

Anônimo disse...

I absolutely love your site.. Excellent colors
& theme. Did you create this web site yourself?

Please reply back as I'm wanting to create my very own site and would like to learn where you got this from or what the theme is called. Thank you!
My webpage - buy cigarettes online uk

Atena disse...

Anônimo:
Thanks.
I used the simple theme Blogger but I modified colors and made some modifications. The colors are:
Main Background Color: ffffff
Top Sidebar Background Color: bd95e8
Post Title Color: 800080
Greetings

Anônimo disse...

After exploring a handful of the articles on your site, I really appreciate your
technique of writing a blog. I added it to my bookmark site list
and will be checking back soon. Please visit my website too and tell me what you think.
Also visit my page - buy cigarettes online

Atena disse...

Hello;
I took a look at your website, it is very well built. Excellent lay out.

Anônimo disse...

You ought to be a part of a contest for one of the greatest
blogs on the internet. I'm going to recommend this website!
Here is my page - asuntoturkista.net

Atena disse...

Anônimo:
Thank you.
I loved the landscapes of the properties of your site. A luxury.

Anônimo disse...

This post presents clear idea for the new visitors of blogging, that in fact
how to do running a blog.
My web blog :: age spots on face

Anônimo disse...

I have been browsing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all site owners and
bloggers made good content as you did, the web
will be much more useful than ever before.
Feel free to surf my web page ; bostad i Bodrum

Atena disse...

Anônimo:
Thanks and be wellcome.

Anônimo disse...

Greetings! This is my first visit to your blog! We are a collection of
volunteers and starting a new initiative in a community in the same niche.
Your blog provided us useful information to work on.
You have done a wonderful job!
Here is my page ; gymspot.com