"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A tortura bárbara que ainda existe no século XXI

Waris Dirie

Já disse aqui no blog que o pior mal da humanidade é a ignorância e ...

Ignorância mata!

Não só mata na violência cotidiana das cidades, nos atentados suicidas dos terroristas islâmicos, nos abortos clandestinos porque em muitos lugares o aborto ainda é criminalizado, no consumo de alimentos pulverizados com agrotóxicos, etc, mas já matou centenas, talvez milhares de meninas que ainda nos dias de hoje sofrem uma tortura indescritível e bárbara – a mutilação genital.

“As histórias são parecidas: sem aviso, as meninas são levadas pelas mães a um local ermo, onde encontram uma espécie de parteira que as espera com uma navalha. Sem qualquer anestesia ou assepsia, a mulher abre as pernas das garotas - muitas vezes, crianças de menos de dez anos - e corta a região genital, num procedimento que varia da retirada do clitóris ao corte dos grandes lábios e à infibulação (fechamento parcial do orifício genital).

Com Waris Dirie não foi diferente. "Desmaiei muitas vezes. É impossível descrever a dor que se sente", disse em entrevista ao G1 a hoje modelo e ativista contra a mutilação genital feminina. Dirie nasceu num vilarejo da Somália e foi circuncidada aos cinco anos.

Após conseguir fugir de um casamento arranjado por seu pai aos 13 anos, ela foi parar em Londres, onde chamou a atenção de um fotógrafo. Dirie se tornou modelo internacional e uma ferrenha ativista contra a circuncisão feminina. (...)

“É uma vergonha que uma tortura bárbara, cruel e inútil continue a existir no século XXI”. (...)

Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que entre 100 e 140 milhões de meninas e mulheres vivem hoje sob consequências da mutilação - a maioria na África. A organização tem uma campanha contra a prática, que considera prejudicial à saúde da mulher e uma violação dos direitos humanos.

A mutilação ocorre em várias partes do mundo, mas tem registro mais frequente no leste, no oeste e no nordeste da África e em comunidades de imigrantes nos EUA e Europa. Em sete países africanos - entre eles Somália, Etiópia e Mali - a prevalência da mutilação é em 85% das mulheres.

mapa_mutilacao

Um estudo da ONG Humans Rights Watch de junho deste mostra que, no Curdistão iraquiano, 40,7% das meninas e mulheres de 11 a 24 anos passaram por mutilação.” (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/e-impossivel-descrever-dor-diz-modelo-sobre-circuncisao-feminina.html )

A vida dessa mulher, Waris Dirie, vale a pena ser conhecida pelo exemplo de superação e conscientização que ela demonstra. Ela alcançou reconhecimento mundial após ter sido a primeira modelo africana contratada com exclusividade pela Revlon. É autora de quatro livros. O primeiro, sua autobiografia, Flor do Deserto foi transformado em filme.

Agora pergunto: o que faz o nosso órgão máximo de direitos humanos, a ONU? Uma campanhazinha aqui, outra ali? Quando é para invadir países por questões econômicas, eles sabem tomar grandes medidas, mas para salvar inocentes menininhas se fazem de surdos e cegos.

Não sei qual foi a besta ou bestas que primeiro demonizaram a mulher e, no seu medo, disseram que ela era um ser inferior. Eu até aceito que nos tempos antigos isso fosse aceitável já que a ignorância era a lei, mas hoje? Século 21? A mulher, na África e países islâmicos, está numa situação lamentável, haja vista o recente acontecimento com a garota paquistanesa Malala Yousufzai, baleada pelo talibã.

Ano passado, a ONU, após 15 anos, aprovou uma resolução para banir a mutilação genital, mas isso não é o suficiente, a ONU precisa tomar medidas mais efetivas junto aos países que praticam essa barbaridade.

“A resolução exorta 193 Estados-membros da ONU a condenar a prática e lançar campanhas educativas para eliminá-lo. Insta todos os países a decretar e fazer cumprir a legislação para proibir a mutilação genital feminina, para proteger as mulheres e meninas "desta forma de violência" e para acabar com a impunidade para os infratores. Embora não vinculativas, resoluções da assembleia geral da ONU carregam considerável peso moral e político.” (http://worldnews.nbcnews.com/_news/2012/12/20/16048831-un-calls-for-ban-on-grotesque-practice-of-female-genital-mutilation?lite )

Waris Dirie criou uma fundação à qual deu o nome de seu primeiro livro. Conheça-a:

O que é a Desert Flower Foundation?

Há mais de 12 anos, Waris Dirie tem lutado contra a mutilação genital feminina (MGF) em todo o mundo. Pelo menos 150 milhões de mulheres e meninas são afetadas por esta prática cruel, que continua a ser realizada na África, mas também na Ásia, Europa, América e Austrália. A Fundação Flor do Deserto pretende acabar com este crime procurando sensibilizar a opinião pública, criação de redes, organização de eventos e programas educacionais. A Fundação também apóia vítimas de mutilação genital feminina.” (http://www.desertflowerfoundation.org/en/)

Encontre-a também no Facebook e ajude a divulgar seu trabalho se você for uma pessoa consciente. https://www.facebook.com/DesertFlowerFoundation

Imagem: facebook.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

13 comentários:

Vapera disse...

Cara Expansão da consciência,
Indubitavelmente mutilação genital é brutal!!
Entretanto a mais brutal mutilação genital ninguém fala e ainda é entendida como normalidade, vamos a ela:
Sexo é reprodução, prazer é uma abstração personalista que descaracteriza o objetivo real do sexo, a reprodução.
Entendendo isso, fica claro que o desvio de função do sexo é que condenou a mulher a essas barbaridades!!
veja que se mulheres se recusassem a reproduzir dos falocratas mutilantes, essa turma já teria desaparecido, logo a melhor maneira de mulher ser respeitada é fechando as pernas!!
Parando de reproduzir lixos de lixos, as mulheres conseguiram mudar o jogo, fazer só homem de verdade nascer, ao invés de permitir de permitir o nascimento de tomadores de viagra, de perfumados eonistas, e de hedonistas pederastas, permitam a reprodução e DESFRUTE SEXUAL SÓ aos mais fortes, aos mais aptos aos machos que vcs sentem com o corpo todo e não apenas com o bolsa (a da roupa apenas. :-D)e as antenas da moda.
Vocês são as depositárias do destino da humanidade, tenham ciência de que vossa posição (donas do destino) permite pouco gozo e muita responsabilidade!!
Abç.

Atena disse...

Vapera:
Sua maneira de pensar é sui generis, mas para concordar plenamente com você preciso refletir a respeito do que disse.
De início já concordo com sua colocação de que a mulher é dona do seu destino e cabe a ela ser BEM mais criteriosa com relação a quem permite o uso ou fruição de seu corpo.
Discordo, em princípio, do uso distorcido do sexo ser a causa do domínio sobre a mulher. No meu entender, baseado em leituras e pesquisas, vejo as primitivas religiões como causadoras disso. Contudo este é o tipo de assunto que só tendo “bola de cristal” ou viajar no tempo para poder afirmar alguma coisa, não é? rsrs
Agradeço a visita e seja sempre bem vindo.
abraços

Vapera disse...

Cara Atena,
A maior minorizadora e anatematizadora da mulher é a lógica judaicocristã!!
veja que o outro dia um personagem disse que precisava de uma mulher para poder gestar um neanderthal, assim como deus precisou fazer o mesmo para fazer seu "filho", o tal cristo! E o pior, foi Maria quem fez cristo, mas a santissima trindade só tem valete!!! Em nome do pai (cade a Mâe?), em nome do filho (cade a Filha?) e do espirito santo (cade a verdadeira santidade, eu disse a verdadeira e não aberrações paternas como padres e papas)!!!
Como vemos, desde a origem a proposta mosaica e sua filhota cristã são de destruição da feminilidade, tanto é que a mulher é a pecadora, é a imunda, é a que vai pagar eternamente com a dor do parto, e por aí, vai!!!
Como vemos, o tal deus é misógino, mas mesmo assim convenceu 70% da humanidade a venerá-lo, um troço misógino, sádico (O holocausto é a maneira de agradar ao senhor, com o cheiro e aspecto de carne queimada!) e pederasta!!! Tanto é que a agenda pederasta, uma agenda coprolagna é a "norma" desde tempos sodomitas!!!
Cara Atena, ouso dizer que toda a desgraça perpetrada contra a mulher, mais especificamente contra a feminilidade, é toda ela graças a deus!!!
Que a Deusa nos livre!!! :-D

Gabriel Correia disse...

Atena,
Valores, crenças e culturas não se discutem. Correto?
Valores, crenças e culturas se prestam a edificação do Homem em sociedade. Correto?
O oposto de Homem é o covarde, inimigo maior da sociedade. Correto?
Portanto valores, crenças e culturas impostos pela covardia se denunciam como?
Mentiras!
E isso é uma tremenda de uma covardia!
Um abraço.

Atena disse...

Vapera:
Pelo visto você aceita como sendo Deus aquela criatura misógina, sim, facínora e totalmente antropomorfizada dos textos do Antigo Testamento. Eu absolutamente não aceito aquele ser como sendo o Criador de tudo que existe, ou a Fonte, como chamo.
A Fonte é predominantemente feminina, pois é a energia feminina que é a geradora da vida – a Deusa (que por ser completa também contém em si a energia masculina). Como diriam os chineses, Yin e Yang.
Costumo brincar dizendo que o tal Jeová nada mais é do que um ET que andava na Terra por aquela época (quem pode dizer o contrário?) rsrs.
Não se revolte contra o Criador, ele não tem a nada a ver com as religiões que, estas sim, estragaram e distorceram tudo e vem fazendo mal à humanidade desde priscas eras.
abraços

Atena disse...

Gabriel:
Satisfação em encontrá-lo por aqui.
Sim, há muitas crenças e culturas que demonstram extrema covardia. Estamos aqui para denunciar e ajudar com o esclarecimento, assim como você.
Grande abraço

Unknown disse...

É um absurdo mesmo!! a tecnologia está tão adiantada.. mas certos comportamentos.. Nessas horas eu dou graças a Deus de ter nascido no Brasil. O Brasil tem seus problemas.. mas felizmente não esse.

Alias não gostaria de nascer em nenhum pais em que a mulher é tratada como inferior..

Atena disse...

Pois é, Luciana, temos de agradecer não existirem esses costumes bárbaros por aqui.
Infelizmente a consciência não evoluiu em acordo com a evolução tecnológica.
beijos e obrigada pela visita

Beth Muniz disse...

Oi Atena,
Estas coisas me causam grande revolta. Respiro fundo para não perder o prumo...
Desculpem-me os que têm religião e professam qualquer tipo de fé, e em nome disto se arvoram do direito de mutilar e ferir a mais importante condição inerente aos animais: A condição humana.
Cultura não se debate? Do ponto de vista da criação e produção artística penso que não. Se Aceita, por mais que não se goste. Mas, quando qualquer cultura permite a violação, degradação e anulação do ser humano, sacando de alguém o direito de ser feliz, fisicamente, emocionalmente afetivamente, sexualmente e espiritualmente, deixa de ser cultura para transforma-se em ato criminoso.
Quando então, a essas questões mistura-se um punhado de fanatismo religioso, alimentado pelo machismo e a ideologia de que ao homem cabe o papel do dominador - esteja à mulher de pernas abertas ou não -, e à mulher, o de dominada e servil. É a degradação geral no que se refere a conceitos, valores e princípios.
Sade Do, talvez a mais importante cantora nigeriana, fugiu da Nigéria para não ter que se submeter a ato covarde, e hoje é considerada inimiga número um dos senhores e donos daquele país africano.
Infelizmente na visão de muitas pessoas e mandatários, a África, nossa origem primeira, deixou de ser um reservatório de riquezas naturais a serem exploradas, para tornar-se um continente de seres humanos dispensáveis à evolução da raça humana.
Eu não discuto fé. Religião sim. Porque uma religião que permite em nome de Alá, ou seja, lá quem for, não merece o meu respeito. E a combaterei sempre que me for possível.
Já fui ao blogue e site da Waris. Acompanharei...
Obrigada pela partilha.
Beijo.

Atena disse...

Cara amiga Beth:
Concordo plenamente com suas palavras. Uma cultura que permita atos bárbaros contra seu povo não merece nossa aprovação nem respeito. Sempre fui apaixonada pelo continente africano e lia bastante a respeito, mas parei de fazê-lo exatamente para não me revoltar com o que acontece por lá: corrupção, lutas tribais, genocídios, exploração do povo pelas multinacionais, mutilação genital e por aí vai. Aff!
Gostaria tanto de ver a África evoluir e se livar dos brancos (e agora amarelos também)...
Sei que posso contar com você para divulgar o assunto que, embora indigesto, precisa ser divulgado.
beijos

Atena disse...

Obrigada, Tiozão.
abraços

Vapera disse...

Percebo que muitas mulheres acreditam que o mundo inteiro não é injusto com a mulher!
Que o brasil não é injusto com mulheres...
Se a mulher e tratada respeitosamente,por que existe sapato alto?? Sapato alto garante a mulher sem base, sem capacidade de fuga e combate (em uma catástrofe a maioria que morre é mulher e via de regra pisoteada, pois acaba caindo por falta de base na fuga), mas absolutamente "cadelificada" com o "derriere" em posição de abate, e por trás tal e qual animais "irracionais".
Anticoncepcional só é vantajoso ao homem, que fica assim livre de ter qualidade para ter mulher, pois anticoncepcional retira critérios de seleção da escolha feminina e assim qualquer lixo pode ser um parceiro de uma "noite de prazer"! O resultado? Lixos nascendo de sexo medíocre!!!
Qual a lógica da mulher acreditar que sexo é liberdade para ela?
Ela SÓ goza se o parceiro quiser, pois macho goza só de entrar se ele quizer, mas mulher depende de uma inteiração não mecânica,ela depende do beneplácito do macho para gozar e ainda acha que sexo é liberdade?!
A quem interessa essa lógica perversa de mulher "liberadinha", "pegadora", liberal?
Só ao macho lixo que sabe que assim tem acesso as mulheres o que nunca poderia acontecer, pois sexo deveria ser prêmio apenas para o melhor, tal e qual na natureza, onde fêmeas escolhem o macho pela potencia e não por que está "carente". No mundo animal a fêmea é a garantidora e mantenedora da qualidade da espécie, no mundo humano a mulher é a perpetuadora do nascimento de lixos.
E da-lhe metrossexual e viagra!!
E tem quem chame isso de evolução...

Atena disse...

Vapera:
Toda civilização, assim como hábitos e culturas humanas seguem a Curva de Gauss. Há uma subida, equilíbrio e após, a descida. A liberação feminina na área sexual ainda está na fase da subida, não alcançõu o equilíbrio. Foram muitos séculos em que a mulher (a maioria) era privada da satisfação sexual. Atualmente estão na fase do deslumbramento e, porque não dizer,desregramento. Acabará por atingir o equilíbrio, é apenas questão de tempo.