Já postei aqui no blog sobre quando começou a manipulação das massas. . Há pouco tempo, visitando o site Academia.edu, descobri que a situação hoje é mais grave, pois já estão usando a neurociência para marketear e assim manipular mais o inocente consumidor.
O termo neuromarketing apareceu por volta de 2002, contudo estudos têm sido publicados somente nos últimos cinco anos.
“Por décadas, métodos de pesquisa de marketing têm por objetivo explicar e predizer a eficácia das campanhas de publicidade. Na maior parte, no entanto, técnicas convencionais falharam miseravelmente. Uma vez que as emoções são fortes mediadoras de como os consumidores processam mensagens, compreendem e modelam respostas cognitivas para mensagens de vendas (sellingmessages), este , sempre foi um desafio metodológico.
Por exemplo, os pesquisadores sempre dependeram principalmente das habilidades dos consumidores para relatar como se sentem sobre uma parte específica da publicidade, seja em uma configuração “entrevista confidencial tipo cara a cara” (face-to face), numa pesquisa ou em uma configuração de grupo como um “grupo de foco” (focus group). Infelizmente, esses métodos têm consideráveis limitações. Primeiro, eles assumem que as pessoas são efetivamente capazes para descrever seus próprios processos cognitivos, que nós sabemos, têm muitos componentes subconscientes. Em segundo lugar, inúmeros fatores motivam os participantes da pesquisa a falsear o relato de seus sentimentos, incluindo incentivos, restrições temporais ou pressão de seus pares.
Neste contexto desafiador, o surgimento de técnicas de neuroimagem ofereceu alternativas metodológicas emocionantes. Tais técnicas permitem finalmente os comerciantes sondarem o cérebro dos consumidores para obter valiosas percepções sobre os processos subconscientes, explicando por que uma mensagem eventualmente é bem-sucedida ou falha. Eles fazem isso removendo o maior problema que enfrentam na pesquisa de propaganda convencional, que é confiar que as pessoas têm a vontade e a capacidade para relatar como elas são afetadas por uma parte específica da publicidade.
Existem muitas maneiras de medir respostas fisiológicas à propaganda, mas existem apenas três métodos não-invasivos bem estabelecidos para medição e mapeamento de atividade cerebral:
EEG – Eletroencefalografia
MEG – Magnetoencefalografia
MRI – Imagem por ressonância magnética
Usando tais exames os publicitários podem descobrir se há alguma parte do comercial que os espectadores não estão prestando atenção e mudá-la de acordo com seus objetivos.
Durante algum tempo não foram muitos os marqueteiros que se interessaram por neuromarketing, principalmente por medo da reclamação do público “contra possíveis questões éticas e de privacidade introduzidas pelo uso de tecnologia de neuroimagem para fins comerciais”, mas de uns tempos para cá mais especialistas em neuro marketing estão aparecendo e atuando.
Portanto, caro leitor, comece a ter consciência de como as propagandas e a publicidade o afetam a fim de não ser tão manipulado, incluindo as propagandas políticas, pois parece que o neuromarketing já foi utilizado nas eleições de 2010 em nosso país.
Fonte: https://www.academia.edu/969189/Neuromarketing_The_New_Science_of_Consumer_Behavior
Imagem: skeptikai.com
Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.
4 comentários:
A que ponto chegamos, minha cara amiga.
Obrigada por compartilhar conosco.
Bjs
Lúcia
Pois é, Lúcia, a que ponto chegamos. Precisamos estar atentos e conscientes do que fazem conosco.
Obrigada pela visita e beijos
Tem 4 episódios,imperdível.Ilustra toda essa sujeira com as mentes alheias!Vale a pena baixar dublado pra assistir com calma e espanto, descobrindo que não conhecemos nada da alma humana nesse mundo em que sobrevivemos!Nem mesmo o mundo fora e dentro de nós!Abraço fraterno.
http://vimeo.com/39004295
Sucris:
Obrigada, mas já vi esse vídeo, foi o que deu origem ao post "Quando começou a manipulação das massas".
Fiquei muito envergonhada por saber que colegas (psicólogos) foram origem e cúmplices dessa vergonheira.
abraços
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