"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Você tem controle da sua vida?

controller
Não. Você só pensa que tem. É um auto-engano muito comum.
Então vamos esclarecer para você se conhecer mais um pouco.
Primeiramente, como em qualquer medida de comportamento humano o controle também segue a Curva de Gauss. Há pessoas que não tem a mínima preocupação em controlar e isso vai num crescendo até àquelas que são altamente controladoras, não só da própria vida, mas também daqueles que a rodeiam.
Como isso começa? Pode haver várias causas, mas a mais recorrente é o sentimento, inconsciente e bem arraigado no ser humano, de impotência e fragilidade já que somos mortais. Por exemplo: nos sentimos impotentes ante as forças da natureza ou perante as doenças que tanto mal e sofrimento nos causam. Então o controle ou pseudocontrole surge como uma reação ou mecanismo inconsciente de defesa.
A necessidade de controle já começa na adolescência, às vezes até mais cedo. Atualmente está bastante comum entre as adolescentes do sexo feminino a necessidade doentia de controlar o peso corporal culminando com a anorexia e bulimia.
Pessoas controladoras são mais ansiosas e mais propensas a doenças psicossomáticas. São também as mais rígidas (emocionalmente), o que se manifesta no físico: esticadas e estaqueadas, músculos comprimidos, muitas vezes lábios contraídos, ombros retos (exceção militares e bailarinos), eu as chamo de “tábua de passar roupa”. Recebi algumas em meu consultório. Você provavelmente conhece o tipo. Ah, e não esqueça de se olhar num espelho onde possa se ver por inteiro e avaliar se não se enquadra também.
Há também os controladores do tipo prepotente, do tipo CEO (seja lá do quê), do tipo Ego Titânico. Esses a gente encontra facilmente dentro dos ambientes de trabalho e dão uma trabalheira danada ao pessoal de RH. rsrs
Essa característica humana pode se manifestar de várias formas também. Há pessoas que enfocam o controle nas suas finanças, outras em sua alimentação, outras ainda têm vários planejamentos dirigidos a diferentes áreas como visitas a amigos, férias, horários para isso ou aquilo. E tudo isso é pura perda de energia, pois todos nós sabemos que existe algo chamado imprevisto que pode nos pegar de surpresa a qualquer momento.
Então, a gente pensa que controla, mas esse controle é muito parcial e vejamos por que:
a) nós temos aproximadamente 2/3 de conteúdo inconsciente em nosso psiquismo (impossível de controlar);
b) a humanidade é dirigida por inúmeros e diferentes ciclos naturais dos quais não tem sequer noção, conhecendo somente alguns como os ciclos solar e lunar (se você quiser conhecer alguns outros, pergunte ao seu médico);
c) estamos o tempo todo em contato e sob a influência da consciência e inconsciência coletivas que afetam tremendamente as pessoas que não bloqueiam essa interferência porque a desconhecem;
d) dependemos de governos, leis e normas sociais;
e) há também a mídia que, cada vez mais, dita modas e forma opiniões.
Estes são alguns dos motivos porque não podemos exercer um controle realmente efetivo sobre nossas vidas.
Reflita comigo: se você concordou com o exposto, não fica muito mais fácil levar a vida de uma forma mais zen ou fluída evitando assim ansiedade e stress?
Não estou indo contra o planejamento que muitas vezes se torna necessário se quisermos ter sucesso nalgum empreendimento. O que quero deixar claro é que na rotina do dia a dia não carecemos tanto assim de controle, se deixarmos as coisas fluírem elas se acomodam naturalmente. Também é muito bom para os familiares, para uma relação mais harmoniosa, e se livrarem do “mala sem alça” que os controla o tempo todo, interferindo nas liberdades individuais.
Então, você é um ser livre ou um game nas mãos de um jogador, mesmo que este seja você mesmo?
Imagem: londrina.olx.com.br
Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

12 comentários:

Anônimo disse...

Sabe que é verdade flor...nós acreditamos ter o controle de nossas vidas, quando na verdade quase tudo não sai do jeito que "planejamos"....
Parabéns pelo blog, somos amigas do BB...fazendo uma visita, kiss...khelen.

http://blablablanarede.blogspot.com

Atena disse...

Khelen:
Obrigada pela visita, será sempre muito bem vinda.
beijos

Eduardo Medeiros disse...

muito equilibrado seu texto. a liberdade total é uma ilusão. somos livres até determinado ponto(leis,normas sociais,opinião alheia,ordens,etc)e é claro, os imponderáveis que ninguém pode controlar. Mas o mínimo de controle é necessário. Deixar a vida seguir como um barco sem leme à deriva no oceano não me parece uma boa escolha.

só somos mesmos livres quando sonhamos...

Atena disse...

Caro Edu:
Sabe que eu conheço, no mínimo umas 3, pessoas que vivem sem controlar suas vidas e vivem muito bem? No stress?
Claro que eu jamais conseguiria isso, meu ascendente em Virgem não permite. rsrs
A intenção é alertar pessoas que exageram, que tornam o controle doentio.
abraços

Simone Bichara disse...

[risos]
Adorei o texto, Atena!
E acredito que o primeiro passo é estar consciente da situação e depois praticar a entrega... Não, não temos o controle, pensamos, realmente, que temos.
Um abraço e parabéns!
Simone

Eduardo Medeiros disse...

Atena, meu ascendente ou descentente astral não tem nada a ver com o que eu faço ou deixo de fazer. um mínimo de planejamento e direção na vida são necessários por ser uma coisa lógica a se fazer. deixar a vida te levar fica muito bem em letra de pagode. isso é claro, sem esquecer dos imponderáveis. mas quando eles chegam, os impoenderáveis incontroláveis da vida, cabe a nós redirecionar o nosso caminho e continuar em frente para onde você quer chegar.

acho que isso é o melhor a se fazer. mas claro, cada um tem seus planos, ou falta deles...rsss

Samanta disse...

Atena querida, cheguei atrasada, mas cheguei, não vi que tinha novidades !!!

E quando li... Poft ! Um soco no estômago !
Eu sou assim, uma tábua de passar !
Tenho verdadeiro pânico de não poder controlar tudo, e todos os dias penso nas forças naturais que fogem ao meu controle e isso gera às vezes até revolta...
Só de ler os aspectos que você enumerou sobre coisas que não podemos controlar, fiquei nervosa !
Eu estou tentando melhorar, hoje mesmo decidi que não vou avisar meu marido que ele só tem x de reais pra gastar até o pagamento, afinal ele tem que ser cuidadoso também né !
Mas também estou aqui no pé da minha mãe pra ir ao médico, preocupada com o meu irmão e pensando em que raios de almoço que eu farei no fim de semana, me questionando sobre a morte, etc e tal !!! aiiiii que loucura !

Até sacudi a cabeça aqui pensando, é sou louca !
Mas tudo bem, fico feliz que tenha compartilhado esta maravilhosa leitura, pois reforçou ainda mais minha força de vontade para mudar !
xô controle total !!

Um beijo enorme !

Atena disse...

Samanta:
Valeu. Dei as gargalhadas que hoje ainda não tinha dado.
Não entenda mal, não ri de sua "neura", mas do jeito como escreveu. Você é ótima.
Dou a sugestão de copiar o texto e colar na porta da geladeira. Ler mais vezes até entrar na tábua rsrs
Ministério da Saúde informa:excesso de controle faz mal para a saúde.
Grata e beijos

Unknown disse...

Oi Atena.
Seus posts sempre nos faz refletir.
Post publicado na Teia.
Até mais minha amiga.

T3 disse...

Olá,

Muito bom artigo, sou do tipo que gosta de tentar controlar o máximo possível, mas também sei que no fundo temos controle de muito pouco, mas se controlarmos bem o pouco, este pouco pode ser muito!

Gostei muito da sua postagem e do seu blog, por isto gostaria de convida-lo a conhecer o T3, um ótimo lugar para divulgar seus Links.

No T3 todos os Links são Folow, fazendo com que seu site apareça melhor posicionado nas pesquisas, O T3 é feito para o publico, sendo assim, existem pessoas realmente interessadas no seu conteúdo, não apenas outros blogueiros curiosos.
O T3 é um lugar legal onde você pode fazer amigos e compartilhar seu conteúdo, além de acompanhar o conteúdo mais interessante da internet.

No T3 tudo é feito buscando atrair mais visitantes para seu blog e deixando o site um lugar mais bacana para todos.

Venha já conhecer o T3 e começar a enviar seus Links!

www.t3.tol3.net

Grande Abraço e muito sucesso com seu blog;
T3

Mauro Brondani disse...

O pior de tudo e achar que esta tudo sob seu controle e quando de uma hora para outra surge um monte de problemas,lá se foi o seu controle principalmente o emocional sem esse a vaca vai pro brejo mesmo eu considero o mais importante sem ele em frações de segundos você pode cometer um erro atrás do outro!!!
MEU SIGNO JÁ DIZ TUDO SOU VIRGINIANO,ETA SIGNO COMPLICADO!!
ABRAÇOS!!!
MUITO SUCESSO!!!

Atena disse...

Amigo do mundo virtual:
Bem feito, quem mandou nascer em Virgem rsrsrs
Estou brincando porque é o meu ascendente e eu sei o quanto é difícil para um virginiano se libertar da mania de controlar. É fogo!
Quando após muitos anos controlando, finalmente me libertei você não imagina o alívio que isso traz.
Obrigada pela participação e abraços