"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A Lei da Atração funciona ou ...

lei da atração

Com o advento da chamada “Nova Era” surgiu uma nova onda também, a tal de “Lei da Atração”. Muitos ganharam rios de dinheiro escrevendo livros, vendendo vídeos e dando palestras. Para esses, com certeza, a tal lei funcionou. rsrs

Agora, vamos examinar a coisa com cuidado, será que é bem como esses gurus dizem que é? Pensamentos criam a realidade?

Esses gurus nunca definem exatamente a extensão e o grau a que pensamentos criam realidade, assim uma pessoa não entendida no assunto pode concluir que os pensamentos têm uma capacidade ilimitada para criar e manifestar a nossa realidade física, o que, convenhamos, é uma falácia.

O pessoal da Nova Era baseou-se em descobertas da Física Quântica (o simples ato de observar partículas subatômicas afeta seu comportamento) para criar sua teoria. Sim, isso acontece e há quem diga que a realidade que experienciamos é um constructo. Sou inclinada a concordar com tal proposição porque nesse caso são bilhões de pessoas pensando, vendo ou percebendo da mesma maneira. Agora, uma só pessoa mentalizando que tal ou qual coisa vai acontecer já é uma outra estória.

Vou dar dois exemplos de quando a realidade é modificada de forma aparentemente ilógica.

Em 1928, William Isaac Thomas, sociólogo, formulou um teorema que ficou conhecido como o Teorema de Thomas e que diz o seguinte: “Se as pessoas definem certas situações como reais, elas são reais em suas conseqüências.” Um exemplo usual do teorema seria: se muitas pessoas seguem o falso rumor de que seu banco está "quebrando" e todos eles vão retirar seu dinheiro, o banco vai realmente .quebrar.

Esse teorema funciona bastante na política e nas finanças. O mercado de ações é o melhor exemplo, aliás, ele vive dos boatos. Contudo precisamos notar que no caso desse teorema a realidade é modificada por ações e não por pensamentos.

A profecia autorrealizável diz que, quanto mais as pessoas acreditam em uma coisa, mais elas podem influenciar no seu acontecimento. O sociólogo Robert K. Merton define em seu livro Social Theory and Social Structure: "A profecia autorrealizável é, no início, uma definição falsa da situação, que suscita um novo comportamento e assim faz com que a concepção originalmente falsa se torne verdadeira".

Quando as pessoas esperam ou acreditam que algo acontecerá, agem como se a profecia ou previsão já fosse real e assim a previsão acaba por se realizar.

A profecia autorrealizável pode ser emitida por várias pessoas ou por uma só. Neste segundo caso aproxima-se francamente da Lei da Atração. Vejamos um exemplo para melhor compreensão:

“Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte descobriram que idosos que acreditam que as pessoas mais velhas devem se sair pior nos testes de memória de fato têm notas nestes testes muito abaixo daquelas de idosos que não aderem a esses estereótipos negativos sobre o envelhecimento e a perda de memória.” (http://www.educacaofisica.com.br/index.php/voce-ef/98-saude-bem-estar/4835 )

Ou seja, a profecia autorrealizável nada mais é do que um condicionamento (consciente ou inconsciente). Se usarmos a Lei da Atração desta maneira é bem possível que ela funcione, já para acertar na loto ... rsrs

Somos seres condicionáveis, isto é um fato, portanto podemos sim moldar nossa realidade em certos aspectos. Se você acreditar que pode passar no vestibular, fizer disso um condicionamento e estudar bastante, é claro, com certeza alcançará seu objetivo.

Isso vale para outros aspectos de sua vida, agir como se já tivesse alcançado o que se propõe certamente o levará ao que almeja.

Agora, crer que pensamentos têm o poder de controlar objetos e eventos externos, como o pessoal da Nova Era diz é baboseira. Experimente dedicar todo o seu tempo livre para se imaginar ganhando na loto ... vai envelhecer esperando ganhar. rsrs

O mestre Saint Germain diz que a mente não pode criar a realidade (e ainda bem porque senão o mundo seria um caos) somente a paixão o faz.

Imagem: dicasterapeuticas.blogspot.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

26 comentários:

Penélope disse...

Atena, achei excelente e elucidativo seu post, pois em função dos modismos muita gente acaba por tirar proveito sobre os menos esclarecidos. Eu sempre fui cautelosa em tudo o que me é apresentado, seja em quaisquer áreas de atuação. Muita gente já ficou rica com dieta milagrosa, com produtos estéticos fantásticos, com aparições de extraterrestres... por aí vai. Além de tudo a gente tem que usar o bom senso e pesquisar quando não compreende principalmente em se tratando de assuntos que envolvem nossa mente... eu ainda tenho muito o que aprender. Grande abraço. Por aqui ainda ando meio atarefada por conta do meu papai, mas a poeira já está se assentando...

Atena disse...

Cara Malu:
Concordo, precisamos ser cautelosos com o que deconhecemos ou sabemos pouco.
Faço votos que as coisas se resolvam a contento para a sua família.
beijos

Adriana Helena disse...

Olá Atena, depois de um longo inverno estou de volta! Tudo bem? Quanto tempo não é?

Querida, há alguns anos, quando tudo parecia dar errado, eu adquiri alguns livros nesse sentido: auto-ajuda e pensamentos positivos... Um bem antigo, inclusive, o TNT (Liberte suas forças interiores) baseava-se exclusivamente no alcance do sucesso através da força metódica do pensamento! Nele existem exercícios para a gente praticar todos os dias, pensando somente no objetivo a ser alcançado.
Ocorre que pensar é uma coisa, mas sem a ação nada passa do plano virtual para o real. Descobri sozinha,que a força está em arregaçar as mangas e partir para luta!!

Concordo plenamente com o Saint Germain quando disse que a mente não pode criar a realidade, somente a paixão o faz! Lindo isso não é? Bastante poético por sinal!!! :)))
Sua conclusão é Maravilhosa Atena!

Sabe, na verdade sigo aquele velho preceito para conseguir algo: 99% transpiração e 1% inspiração...rsrsrs

Adorei estar aqui, você sempre escrevendo brilhantemente!!
Beijos e uma ótima noite!!


BLOGZOOM disse...

Atena,

Eu li e tambem assisti O Segredo.
O filme foi mais atraente.
Contudo, a cada página lida do livro fui percebendo a embromação.

Alias, não é primeira vez que leio "teorias" que são enfadonhos blablablás.

Os primeiros livros do genero auto-ajuda que comprei foi na primeira infancia de minha filha. Eu joguei fora algum dinheiro comprando bobagens, enquanto o meu bom senso, experiencias vividas, lembranças de minha propria infancia tinham muito mais valor do que aquelas receitas para bolos solados!

É preciso ter cuidado, com bem disse a Malu.
Bjs

Ana Bailune disse...

Bom dia, excelente texto! Li O Segredo na época, e não vi nada de extraordinário. Existem publicações muito melhores sobre este tema, mas a mídia colocou-o lá em cima. acredito que o pensamento modifica, cria e destrói realidade, é só olhar em volta. mas também não é só pensar e cruzar os dedos; é pensar, planejar e executar.

Laécio de Oliveira disse...

Saudações Atena;
A afirmação dita pelos gurus da Lei da Atração de que os pensamentos podem mover objetos ou eventos externos, não esta em si "errada", ela só esta incompleta.
Eles esqueceram de falar sobre os sistema de crenças, coisa que você mesma já havia destrinchado aqui em seu blog. É por isso que muita gente cai na armadilha do "pensamento positivo", acha que só assim as coisas vão se manifestar positivamente em sua vida, jogando pra baixo do tapete todas as experiências "negativas", ao invés de integrar e aprender com elas. Afinal você não pode negar suas sombras né mesmo.
Se eles focassem que temos que fazer um escaneamento nos nossos sistemas de crenças para manifestar nossos desejos e fluirmos naturalmente conectados com o universo. Seria fantástico!!
Mais ainda são poucos que querem de fato explorar seu interior, e ao invés disso querem usar da Lei da Atração para conseguir mais e mais bens materiais (nada contra ter dinheiro, mas ele é apenas um resultado). Assim portanto, os sistemas de crenças geram nossos pensamentos e sentimentos que em seguida geram nossas palavras, ações e hábitos e por fim manifestam os resultados.
Belo post querida, abraços!!

Anônimo disse...

olá.Quando surgiu o livro "o segredo", logo o desprezei por ser algo que caiu "no modismo", e percebi que a lei da atração era usada por muitos como forma de "cortar caminho", tipo: "não vou estudar mas se eu desejar muito passarei na prova"... nunca o li, mas depois de muitos anos, pesquisei sobre esses assuntos (por isso caí aqui em seu blog) e fui percebendo a lei da atração não como algo matemático "quero x vou ter x", mas em um sentido de positivo e negativo, e acho que sentimentos como gratidão e compaixão vão atrair para nossas vidas coisas boas, mesmo de forma indireta, como se realmente existe uma ligação vibracional dentro de nós que se relaciona com o universo, e por tabela melhora as nossas "profecias auto-realizadoras". Acho que a verdadeira lei da atração fala de uma necessidade de transformação interior antes de conseguirmos algo desejado do exterior. É um pouco da questão de "o que plantamos colhemos" - o que plantamos em nós colhemos fora de nós. Mas o livro me parece bem sensasionalista mesmo. Bom, não sei se fui clara, é só minha opinião. Abrçs

Atena disse...

Bem-vinda Adriana.
Gostei de sua receita (99% X 1%) rsrs
Você diz que fez uma descoberta sozinha e aí reside o segredo que não é revelado pelos gurus da Atração: toda verdade está dentro de nós. O grande problema é conseguirmos acessá-la.
Saint Germain sabe das coisas. rsrs Eu não canso de escutá-lo a cada mês com suas sábias, e hilariantes também, mensagens.
Obrigadíssima pelas gentis palavras.
beijos

Atena disse...

Sissym:
Acho que toda leitura traz algum acrescimo, nem que seja para nos mostrar a diferença entre o que é bom ou útil e o oposto.
Pessoas interessadas em crescer geralmente acabam lendo algo sobre autoajuda e muitas, como você, se dão conta que sua própria experiência vale mais.
Siga seu instinto, ele é sábio.
beijos

Atena disse...

Oi, Ana:
Sim, nosso pensamento tem sua parcela de mérito na construção da realidade, contudo há de se ter cuidado para não achar que ele é definitivo. Devemos considerar também os demais determinantes como você citou.
beijos

Atena disse...

Laercio:
Seu comentário está perfeito. Há anos trabalho com meu sistema de crenças e ainda não consegui abolir todas que me são limitantes. É um trabalho bem difícil por isso dá preguiça nas pessoas, mas é fundamental em vários sentidos, como já falei aqui no blog.
Tá faltando alguém escrever um livro com a informação completa sobre a lei da atração. rsrs
Grande abraço

Atena disse...

Olá brasildasruas:
Foi clara sim e concordo com você quando diz que colhemos o que plantamos.
No entanto nossa "plantação" depende muito de conteúdos inconscientes e é aí que a porca torce o rabo. rsrs
Para ilustrar isto cito o ditado: "de boas intenções o inferno está cheio". Muitas vezes podemos ter boas intenções, mas acabamos fazendo algo errado porque não controlamos nosso inconsciente. Essa é a grande dificuldade em se ser humano.
Obrigada pela visita e abraços

Laécio de Oliveira disse...

Pelo que tenho estudado Atena. A Lei da Atração é apenas uma das 12 Leis Universais que foi baseada nas 7 filosofias herméticas.
Sobre a Lei da Atração, gosto muito de utilizar a analogia das frequências de TV. Você se sintoniza com qual canal quer assistir. Assim seu cérebro é a antena e a mente física o filtro, filtrando 99% da nossa verdadeira natureza, deixando presos nessa frequência 3D.

O vídeo abaixo da uma noção do que to falando:
https://www.youtube.com/watch?v=Jl8gDDqOicY

Há muito pra explorar e isso tem tornado minha vida super interessante!!!
Abraços!

Atena disse...

Oi, Laecio:
Sim, há muito para explorar, contudo precisamos ter cuidado com as informações que nos chegam. Por exemplo, esse senhor do vídeo diz que O Eu Superior (eu chamo de Divina presença) é afetado pelas atitudes do eu físico e isso, com certeza, não pode ser, pois o Eu Superior é a Divindade, totalmente imune a qualquer coisa.
Já que você se interessa por estes assuntos, dê uma olhada nas canalizações que existem neste site: http://www.novasenergias.net/circulocarmesim/
Se não ressoar com você, não tem importância, deixe de lado, mas se ressoar posso garantir que é o caminho para sua iluminação.
abraços

Anônimo disse...

aprofunde-se no tema. Tua visão é ainda superficial. Vc pode conseguir não só ganhar na loto, como TUDO o que quiser, por um motivo simples: é uma Lei cósmica, uma Verdade Suprema e Absoluta ao Nível da Consciência Humana. A Lei é simples, o processo nem tanto, o sucesso depende de cada um. Como uma lei absoluta, ela vai funcionar sempre, desde de que atendidos os requisitos. É por aí. DESCUBRA! Sds. CLAUDIO.

Atena disse...

Olá, Claudio:
Eu sei que a lei existe, contudo não funciona com simples mentalização ou visualização. È nesse particular que está havendo falácia na disseminação do conhecimento.
Seja bem-vindo

Unknown disse...

Oi Atena.
O tema me fez lembrar de uma experiencia feita por cientistas onde uma célula de uma pessoa era retirada do corpo e mantida viva e uma solução especial, longe dali, a pessoa era submetida a experiencias comportamentais, tipo raiva, felicidade, dor ... conforme a pessoa tinha uma reação, a célula separada reagia da mesma forma, mesmo fora do corpo.
Isso fortaleceria a tese de que o pensamento pode afetar coisas externas.
Juro que procurei o link mas não achei, mas se encontrar coloco aqui para complementar o debate.
Post divulgado no Portal Teia.
Até mais Atena

Valéria Mello disse...

Eu não acredito em livro de auto-ajuda. E não gosto deles. Apareceu aquelas frases tipo "a influência da menstruação da baleia na coloração do mar vermelho" Pulo fora! Muitas vezes acontecem coisas comigo que fico me perguntando: se foi atração, que dia foi que solicitei isto? Alguém não esta entendendo o que eu digo! Na estrada da minha vida eu me pergunto: o que tenho que aprender com isto? O que eu fiz pra vir parar aqui?
O universo é mais simples que aparenta. E por isto é tão complicado. Porque se criam regras demais, estradas demais, atalhos demais para se chegar a lugar nenhum. Tudo esta ao nosso redor e dentro de nós. Pra que complicar as coisas, né?
Mas existem situações que são diferentes e as pessoas que vibram em uma mesma energia atraem para si, outras da mesma energia. Mas isto é outra história...
Tem que ter olhos para ver. Tem que ter coração pra sentir. E raciocínio para discernir uma coisa da outra.

Bjs pra você!

Atena disse...

Oi, Alfredo:
Sim, o pensamento afeta de alguma forma só ainda não sabemos como isso acontece, pois nem sempre funciona.
Com o tempo acho que a ciência vai descobrir isso tudo.
Obrigada mais uma vez pela parceria.
abraços

Atena disse...

Val:
Eu observo que a autoajuda funciona com pessoas que são sugestionáveis. Você está claro que não o é.
Sim, vivemos num mundo muito cheio de regras, mas infelizmente ainda tem de ser assim porque o ser humano não tem consciência desenvolvida. Se não existissem as regras e leis o mundo seria caótico.
Quanto à sua constatação sobre energias, existe uma lei universal que diz: “semelhante atrai semelhante”. É por aí...
Obrigada pela visita e beijos

Maria de Lourdes disse...

Olá Atena! Realmente o pensamento tem uma força extraordinária. Todo invento e todas as obras que existem no universo criadas pelo homem tiveram inicio antes de tudo no pensamento. Porem estes "criadores de milagres" que existem por aí, usam a fragilidade das pessoas para pregar um conhecimento incompleto.É sempre muito bom pensar o melhor, ver o mundo e as coisas pelo lado bom só vai nos fazer um grande bem. Mas transformar pensamentos em realidade exige conhecimento e a habilidade de saber usar o cérebro, coisa que infelizmente muito de nós ainda não sabemos.Grande abraço!

Atena disse...

M. de Lourdes:
O pensamento tem sim força, mas não é o suficiente para moldar ou transformar a realidade. Esse assunto ainda não é bem conhecido, mas creio que com o passar do tempo e avanços da ciência iremos descobrir muito.
abraços

Anônimo disse...

Olá!Concordo com o Claudio. Estudo a lei da Atração há mais de 20 anos e GARANTO que funciona sempre, sem exceção, o tempo todo, para todas as pessoas. É infalível! Porém não é só pensar e visualizar, existe todo um processo. Primeiro precisamos definir claramente o que queremos, depois visualizar, SENTIR E ACREDITAR que nosso objetivo já foi alcançado. Dessa forma você atrairá todas as condições para realizar seu desejo.Pesquise mais e experimente! um abraço

Atena disse...

Anônimo:
Talvez não tenha prestado atenção no que eu disse aqui: " agir como se já tivesse alcançado o que se propõe certamente o levará ao que almeja."
Concordo com você que a lei funciona, mas decididamente não funciona com todos.
Comigo não funcionou. Por que? Porque eu não sou uma pessoa de fé. É a fé que vai desencadear a emoção necessária para que a lei funcione.
Esqueci de perguntar ao Claudio se ele já ganhou na loto usando a lei da atração. rsrs
Abraços e seja bem-vindo

~ Starseed ~ disse...

Gostei muito da explicação especialmente os teoremas, na qual não levo o jeito e jamais tomaria conhecimento, será então vários fatos unidos para criar um Segredo?

Atena disse...

Mia:
Difícil responder à sua pergunta. Talvez sim.
Obrigada pela visita e abraços