"No Egito as bibliotecas eram chamadas Tesouro dos remédios da alma. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.”

(Jacques Bossuet).

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Conheça os mecanismos de defesa que usamos - II

mma

Como prometido no último post, continuação sobre os mecanismos de defesa...

Racionalização “é um mecanismo de defesa, parte consciente e parte inconsciente, no qual as falhas e os erros são perdoados e desculpados, tanto para o próprio sujeito como perante os outros, de modo a que seja preservada a autoestima do sujeito. O ego ajusta-se à realidade não só tendo em conta a realidade das coisas, mas também as necessidades narcisistas e instintivas do indivíduo. O sujeito apoia-se num raciocínio lógico para explicar os seus sentimentos e emoções que não controla. Torna racionais e coerentes pensamentos e ações inaceitáveis cujos mecanismos inconscientes lhe escapam, e com esta atitude tenta disfarçar os seus conflitos internos perante si e perante os outros.

É uma forma de aceitar a pressão do superego, de disfarçar os verdadeiros motivos e de tornar o inaceitável mais aceitável. Enquanto obstáculo ao crescimento, a racionalização impede a pessoa de aceitar e de trabalhar com as forças motivadoras genuínas, apesar de menos recomendáveis”. http://www.infopedia.pt/$racionalizacao-%28psicologia%29

Conheci uma pessoa que usava bastante este mecanismo e sempre sabia que ela iria usá-lo quando começava as frases com: ”não é bem assim”... Aí vinha o “chá” de explicações “racionais”. rsrs

Outro exemplo é a conhecida estória da “raposa e as uvas”, desdenhar o que não se pode comprar.

Intelectualização é um tipo de racionalização onde, para diminuir ou controlar impulsos ou sentimentos penosos para a pessoa, ela usa excessivamente do conhecimento, de discursos intelectuais, de teorizações. Com isso a pessoa nega o conflito tentando entendê-lo de forma puramente racional fugindo das emoções que podem lhe gerar sofrimento.

Este mecanismo é comumente observado em pessoas com fortes traços obsessivos ou esquizóides.

Podemos reconhecer este mecanismo em pessoas que dizem: “eu sei sobre isso, já li tudo a respeito” ou algo parecido.

Compensação é o Mecanismo de Defesa que tem como objetivo manter ou melhorar a autoestima, diminuir a ansiedade gerada em situações onde a pessoa se sente inferior (seja real ou não a inferioridade). A pessoa se compensa por alguma deficiência (real ou imaginária) por intermédio de alguma outra característica sua que demonstre valor.

Exemplos: um aluno obeso ou deficiente físico compensa sua falta de habilidade nas aulas de Educação Física sendo excelente em Matemática. A jovem que se sente feia acha que tem de ser simpática, pelo menos ...

Repressão. Aqui o indivíduo afasta da consciência uma ideia ou situação que causa ansiedade. É uma forma de lidar com conflitos internos ou externos, entretanto o conteúdo reprimido não é eliminado, ele permanece no inconsciente.

É bem comum aparecer este mecanismo em pessoas que tenham uma alta carga religiosa em relação ao sexo. Este é pecado, sujo, etc, então os desejos instintivos são reprimidos. Nestes casos podem aparecer conseqüências como doenças psicossomáticas, frigidez e fobias.

Sublimação é uma forma de satisfação indireta onde os impulsos do id são rechaçados pelo ego e superego. A forma de satisfação deve ser aprovada pela sociedade.

Um bom exemplo é a agressividade de um sujeito ser sublimada através de suas lutas de boxe, MMA ou outras ou trabalhando como policial.

A arte era considerada por Freud uma forma de sublimação, nela o artista pode expressar conteúdos condenáveis de forma socialmente aceita.

Enfim, com estas duas postagens deu para ver que somos seres complicados e complexos, mas não desanimem, continuem seu processo de autoconhecimento porque ele só traz benefícios. Só evoluímos como seres se nos autoconhecermos. É o primeiro passo para a evolução da consciência.

Imagem: www.treinamentoesportivo.com

Este blog foi criado para você, leitor. E só saberei se você está satisfeito se comentar os posts, ou então, pergunte, questione e sugira temas ou modificações.

8 comentários:

AugustoCrowley disse...

Verdade, acho que em alguns itens me percebi. E como lidar ? Excelente postagem!

Atena disse...

Olá, Augusto:
Excluindo a repressão, que é um mecanismo mais grave e seria aconselhado uma terapia, nos demais o primeiro passo é conscientizar que faz uso do mecanismo. Depois analisar o por quê de o estar usando, para encobrir ou negar o quê?
Conhecer-se melhor é o caminho.
Espero ter ajudado.

AugustoCrowley disse...

Grato pela pronta resposta, verdade, tive ha algum tempo aprendendo gnosis mas parei, hei de retornar em breve.o taro ajuda a perceber, mas preciso criar tecnicas pessoais de mudar alguns padrões em mim.Grato!

Unknown disse...

Atena me identifiquei no minimo com 3 itens que você sitou nos dois post,o que gera esses fatores?

Atena disse...

Eduardo:
Mecanismos de defesa são processos subconscientes que buscam solução para conflitos não resolvidos. São uma forma de defesa do ego. Assim como temos o instinto de sobrevivência do corpo, também o temos em relação ao ego.
Tais conflitos não necessariamente precisam ser graves, alguns o são.
Leia a resposta que dei ao Augusto sobre como lidar com eles.
abraços

Giulia disse...

Ótimo post. Atitudes interiores que nem sempre comentamos com os demais, mas que vemos então que é algo universal.
Atena, tenho uma pergunta... Tendo seus estudos, considera o ego algo ruim a ser eliminado, como defende alguns pensadores como os kabbalistas? Ou é algo inerente ao ser humano e impossível de ser deixado, cabendo a nós eliminar apenas tais padrões?
Abraço!!

Atena disse...

Olá, Giulia:
Excelente pergunta. Já esclareci a respeito do ego neste post: http://expandiraconsciencia.blogspot.com/2012/01/ego-o-que-fazer-com-ele.html
Dê uma lida e se tiver ainda alguma pergunta pode fazê-la que será respondida.
Abraços

Atena disse...

Olá, Tiozão:
Obrigada pelo apoio.
abraços